CTT Marca Recomendada Marca do Mês

• Av. dos Combatentes, n.º 43, 14.ºPiso

CTT - Informações erradas e atraso excessivo

Hugo Loureiro apresentou a reclamação
23 de dezembro 2015

A encomenda postal com o registo RF359875930SG chegou a Lisboa no dia 20 de Novembro, no dia 7 de dezembro dá entrada na alfândega, pelo que remeto prontamente os documentos necessários por email para o desalfandegamento, no dia 10 de dezembro recebo o email com a seguinte indicação "Informamos que os documentos em questão foram reenviados para análise e validação interna. Após confirmada a conformidade da documentação solicitada, o objeto será enviado para a morada apresentada como destino.".
Como no dia 21 de dezembro ainda não havia qualquer alteração do estado da encomenda solicitei por email que apressassem o envio da encomenda, mas os CTT respondem que "...A sua documentação não foi enviada porque está em falta o valor dos portes de envio...", se não perguntasse nada passavam os 30 dias e começava a acumular a taxa de armazenamento que depois teria que pagar.
Informei-os que a compra tinha os portes incluídos no preço do artigo, conforme os documentos que já tinha enviado, o comprovativo de pagamento paypal e da loja online, caso dúvidas houvessem poderiam confirmar no site da loja online que correspondia à verdade.
É lamentável que o serviço prestado pelos CTT se esteja a degradar, com informações erradas e após confirmarem que cometeram lapsos alheios nada fazem para resolver a situação o mais rápido possível(acelerar o envio da encomenda).
Independentemente de em dezembro haver um grande afluxo de encomendas(segundo informações dos próprios ctt um aumento de 30% em relação ao resto do ano), seria de esperar que houvesse um atraso de mais 30% do tempo na entrega da encomenda, e não mais que isso.

Data de ocorrência: 23 de dezembro 2015
24 de dezembro 2015

5 de janeiro 2016
Obtive a resposta à reclamação feita aos CTT e não poderia estar mais em desacordo com o que está exposto nessa resposta, nem sequer admitem o atraso no envio da documentação para a alfândega, mas esse atraso de quase 2 semanas tenho comprovado no meu email enviado pelo colaborador dos CTT's Tiago Moitinho em que admite que não tinham enviado os documentos para a alfândega.
Dado esse atraso, é mais do que lógico que deveriam tomar diligências para acelerar o desalfandegamento, até porque se tivesse a disponibilidade de me deslocar a Lisboa tinha a encomenda na hora, e como é um valor superior aos 36€ vou ter que pagar taxas + o valor de 8€ que os CTT's cobram como taxa de apresentação à alfandega.
Este atraso é um verdadeiro abuso.
6 de janeiro 2016

Lamentamos, desde já, a situação ocorrida.

Informamos que o processo vai ser reaberto por sua indicação. O mesmo será reencaminhado internamente para reanálise.

8 de janeiro 2016
A encomenda chegou a Portugal no dia 20 de Novembro....desde 7 de Dezembro que não há qualquer alteração, as desculpas que o atraso não depende de vocês são absurdas.
1º Houve um atraso vosso de +- 2 semanas no envio da documentação para o desalfandegamento, e só terão enviado a documentação após eu ter questionado o motivo do atraso(escrito num email por um vosso colega)
2º As vossas instalações de encomendas internacionais estão no mesmo edifício da alfândega
3º O desalfandegamento é um processo que demora 5-10 minutos quando é feito presencialmente
4º Os CTT cobram a taxa de apresentação à alfândega de 8€ pelo que deveriam ter um tratamento célere pelo serviço cobrado
Mediante a vossa falha e o atraso impensável, desde 9 de dezembro que enviei a documentação solicitada, 1 mês já passou...
10 de janeiro 2016

Lamentamos, desde já, a situação ocorrida.

Informamos que a sua comunicação referente à situação que nos reportou foi reencaminhada internamente para reanálise.

13 de janeiro 2016
A encomenda já alterou o estado para Autorização de Saída pela Alfândega no dia 8/01, mas até hoje dia 13/01 não foi enviada.
Desde que a encomenda entrou em Portugal já passaram 54 dias.
15 de janeiro 2016
Recebi finalmente a encomenda ontem dia 14/1, além do atraso que é culpa dos CTT, ainda me cobraram taxa de armazenamento??????
16 de janeiro 2016

Tiago Feier
Serviço de Atendimento ao Cliente

Exmo. a lei comunitário diz que a os direitos e taxas são calculados sobre o valor CIF (cost+insurance+freight). Se o valor de frete não vier declarado, é aplicado o valor de tabela.

28 de dezembro 2015

Aqui e em se calhar 60-70% das encomendas de compras online não está a questão de valor do frete(portes) não declarado, os portes já estão incluidos no preço do artigo, como se pode ver na maioria das lojas online, por isso não podem inventar um valor dos portes, se o fizerem estão a deturpar completamente a lei.