CTT Marca Recomendada Marca do Mês

Ana Maria Ferreira de Jesus Oliveira
Ana Oliveira apresentou a reclamação
28 de setembro 2015

Ass: Reclamação da inoperância dos Serviços CPLS SUL dos CTT

Porque o tempo é precioso para todos, procurarei ser objectiva e sucinta.

1 - O meu filho enviou-me, a 18 de Agosto p.p., uma encomenda internacional contendo o seu telemóvel, avariado, para ser reparado em Portugal. O equipamento foi adquirido, em Portugal, em Julho de 2014 (como sempre me
disponibilizei a comprovar pela factura) e pelo facto da garantia estar no 2º ano de vigência, só pode ser reparado no nosso País.

2 – A encomenda chegou a Portugal no dia 20 de Agosto e ficou “retida” na Alfândega para verificação.

3 – Tratando-se de um equipamento fundamental para o meu filho comunicar, a preços de tarifário nacional, com a filha menor, que vive em Portugal, desloquei-me pessoalmente, no dia 26 de Agosto aos Serviços de Alfandega de Lisboa, na Av. Marechal Gomes da Costa, 13, levando a factura do equipamento e os dados do Registo, para abreviar o processo de levantamento da encomenda. Fui tratada com enorme sobranceria e, sem qualquer explicação, a única resposta que obtive foi «tem que esperar»!!!

4 - Após o envio de vários emails, para a Senhora Provedora dos CTT, para o endereço: internacional@ctt.pt e para a própria Alfandega, reclamando da morosidade dos Serviços, a encomenda chegou ao endereço de destino, no dia 3 de Setembro, com uma taxa de 165,82€ para liquidar!!!

5 – A Alfandega de Lisboa ignorou todas as minhas diligências para fazer prova que o equipamento é Português, que foi adquirido em Portugal, e taxou de forma arbitrária, a encomenda.

6 – Sendo impensável pagar uma taxa indevida, e tendo como único interlocutor, os serviços dos CTT, vi-me forçada a devolver a encomenda ao destinatário. Acção que teve lugar no dia 4 de Setembro, na Estação dos CTT.

7 - Hoje, dia 28 de Setembro, 24 dias após proceder à devolução, a encomenda continua retida nos Serviços do CPLS SUL!!!!

8 – Apesar das várias interpelações, por email, para o endereço: internacional@ctt.pt, nada se alterou! Aliás, o Sr. Pedro Pita, menosprezando os motivos que me forçaram à devolução (e que estão expostos na comunicação que lhes dirigi), refere, no seu email, de dia 16 de Setembro, «que o processo de devolução não é prioritário, pelo que não existe um padrão, para a sua entrega no país de origem. » !!!

Este processo – quer pela inoperância dos Serviços quer pelo indiferença/ desrespeito com que tratam o cidadão - envergonha qualquer profissional e as suas Chefias directas.

Pela primeira vez, utilizo este meio, na esperança que a exposição pública do caso faça "eco" em alguém que saiba honrar a Instituição que serve!

Data de ocorrência: 28 de setembro 2015
29 de setembro 2015
Ana Oliveira,

Lamentamos, desde já, a situação ocorrida.

Verificamos que a situação que nos reporta já está registada, oportunamente será contactada.

Gratos pela sua melhor compreensão, reiteramos o nosso pedido de desculpas e apresentamos-lhe os nossos melhores cumprimentos.

Marcelo Santos
7 de outubro 2015
Reclamação nº 2510915

Ex.mo Senhor Marcelo Santos.
Serviço de Apoio ao Cliente dos CTT

Aguardo, desde a sua comunicação de 29 de Setembro, pelo contacto prometido ou, desejavelmente, que a encomenda siga o seu rumo.

7 de outubro 2015
Ana Maria Oliveira,

Lamentamos, desde já, a situação ocorrida.

Informamos que a situação que nos reporta foi encaminhada internamente, oportunamente será contactada.

Isabel Constantino
21 de outubro 2015
Bom dia. Cumpre-me informar que a encomenda for reexpedida no passado dia 9 de Outubro. Mais de 1 mês e meio depois, de ter chegado a Portugal!!! É lastimável o funcionamento dos CTT quando é necessária a intervenção dos serviços da Alfandega de Lisboa. São inúmeras, e antigas, as reclamações que existem por motivos idênticos. Não haver intervenção, por parte dos competentes orgãos de gestão dos CTT, para alterar este estado das coisas, torna ainda mais gritante o desrespeito pelos utentes dos CTT.
Deixo aqui também uma recomendação à Ex.ma Senhora Provedora dos CTT para avaliar bem de que meios dispõe para executar a sua função... Respostas de circunstância valem muito pouco... é preciso ter meios para agir!

Muito obrigada ao Portal da Queixa por nos darem "voz" !
22 de outubro 2015
Ana Maria Oliveira,

Lamentamos, desde já, a situação ocorrida.

Informamos que a situação que nos reporta foi reencaminhada internamente.

Isabel Constantino
30 de novembro 2015
A minha reclamação está resolvida.