CTT Marca Recomendada Marca do Mês

• Av. dos Combatentes, n.º 43, 14.ºPiso

CTT - Pedido de esclarecimento - pagamento de portagens

J.Prata apresentou a reclamação
7 de junho 2023
A 8/4/2023, paguei-vos 18,22 €, por Multibanco, conforme alerta que me tinha sido enviado por email pelo vosso serviço de alerta de pagamento de portagens.

Desde então, e apesar de, até à data, não ter voltado a utilizar vias sujeitas a pagamento de portagens, já vos paguei mais 6,69 €, de novo conforme alerta emitido pelo vosso sistema de alerta, conforme anexo a um pedido apresentado via livro de reclamações e a que ainda não me responderam.

No entanto, a somar a isto,

a) já paguei mais 7,92 € diretamente à Ascendi, na sequência de aviso de cobrança que entretanto me remeteram, relativo a passagens na A25 a 4 e 5 de abril,

b) recebi um aviso de cobrança, desta vez da Globalvia, que me imputa um valor em dívida de 21,64 €, relativo a passagens na A23, também a 4 e 5 de abril.

Considerando isto, por ter direito a receber esta informação (saber o que estou a pagar), por as faturas que emitem após pagamento não indicarem a que trajetos e datas se reportam os valores liquidados e por suspeitar de erro da vossa parte na entrega do pagamento que vos fiz às concessionárias das vias que utilizei a 4 e 5/4/2023, solicito, por escrito, a seguinte informação:

Que passagens - vias e datas - liquidei com o pagamento de 18,22 € que vos fiz a 8/4, cujo comprovativo anexo?

Que passagens - vias e datas - liquidei com o pagamento de 6,69 € que vos fiz a 21/5, e cujo comprovativo também anexo?

Agradeço celeridade no tratamento.
Data de ocorrência: 7 de junho 2023
7 de junho 2023
Estimado(a) Cliente J.Prata,

Informamos que recebemos a sua reclamação Portal da Queixa número 93998823, que mereceu a nossa melhor atenção.

Brevemente irá receber, no seu email, o número de referência da solicitação.

No entanto, solicitamos que aguarde, por favor, uma resposta da nossa equipa de apoio ao cliente que vai desenvolver todos os esforços para o contactar com a maior brevidade possível.

Atenciosamente,
9 de junho 2023
Estimado(a) Cliente J.Prata,

Na sequência do seu contacto, informamos que já se encontra a decorrer o processo SR0016631072, pelo que, pedimos que aguarde resposta ao mesmo.

Conte connosco,

9 de junho 2023
Eu estou a reclamar aqui precisamente como insistência face à vossa demora, tão difícil de explicar, em dar resposta ao processo que referiram, que já tem mais de uma semana...

Será que não conseguem priorizar um pedido que deve ser tão simples quanto atribuí-lo a um agente capaz de ver a que corresponde o que vos paguei?

Não estamos a falar de uma reclamação complexa --julgo eu... já que estou simplesmente a solicitar-vos uma informação que os próprios documentos que emitem após pagamento deviam conter, sem que ninguém tivesse de a pedir.
14 de junho 2023
Passados mais 5 dias, continuo sem qualquer resposta, nem aqui nem à reclamação que apresentei através do livro e que a pessoa que recebeu esta usou como desculpa para não fazer nada.
20 de junho 2023
Estimado(a) Cliente J.Prata,

No seguimento do processo com o número de referência SR0016631072, informamos que o mesmo já se encontra concluído.

Alguma questão adicional que surja, não hesite em voltar ao nosso contacto.

Conte connosco,

20 de junho 2023
A vossa resposta à minha reclamação no livro foi nada, e já lá têm uma nova para tratar. Tudo se mantém: aliás, a única conclusão a que se pode chegar da leitura da vossa resposta à minha reclamação é que fizeram asneira: o meu pagamento de 18,22€ não foi alocado a nada por algum estranho motivo que me é alheio... Como empresa, nunca tinha tido razão de queixa ros CTT, mas o vosso serviço ao cliente é verdadeiramente miserável...
4 de julho 2023
A resposta dos CTT à minha reclamação no Livro, referida acima, confirma o que suspeitava: não integraram o pagamento que lhes fiz, apesar de ter usado a entidade, a referência e o valor correto, e de ter sido efetuado em tempo.

Tentam alegar que o erro de integração foi culpa minha porque devia ter liquidado o valor em causa em dois pagamentos (sempre com a mesma entidade e referência) em vez de em apenas um. Mas eu usei os dados que me forneceram, ou como saberia, p. ex. o valor exato?

Tentam culpar-me de ter "esquecido" a situação, isto enquanto o meu pagamento estava "depositado", palavras da empresa, numa conta de faturação associada à matrícula da minha viatura, sem me dizerem nada - e utilizam o facto de não lhes ter fornecido um nº de telemóvel para não me alertarem, quando tinham o meu email e o utilizam, precisamente, para me notificar de valores a pagamento, relativos a portagens.

Isto enquanto as concessionárias iniciavam procedimentos de recuperação de crédito contra mim.
A somar a tudo, quando recebi essas notificações das concessionárias e comecei a aperceber-me de que algo estaria mal, solicitei esclarecimentos junto dos CTT e demoraram cerca de duas semanas para me responder a pedir mais dados :)

Agora os CTT afirmam que me vão devolver o valor que "depositei" com o meu pagamento, ou seja, o que lhes "emprestei", mas claro está que quero ser ressarcido dos custos adicionais que tive a liquidar diretamente junto das concessionárias, com penalização, aquilo que lhes entreguei para que esses pagamentos fossem feitos e com que ficaram, sem me terem avisado.

A situação seguiu para centro de arbitragem, oportunamente darei e documentarei novidades.
11 de julho 2023
A questão ainda não está encerrada, dado que ainda não obtive resposta do centro de arbitragem - ou seja, nem "sim" nem "não".
Ademais, como indiquei no meu último comentário, espero utilizar esta plataforma para informar quem ler isto do desfecho do litígio, independentemente de para que lado der.
24 de julho 2023
Ainda não teve o seu desfecho.
J.Prata avaliou a marca
24 de julho 2023