CTT Marca Recomendada Marca do Mês

CTT - Péssimo serviço

Ana Rira Amaro Lourenço
Ana Lourenço apresentou a reclamação
15 de dezembro 2014

Venho por este meio demonstrar o meu desapontamento perante os serviços dos CTT.
No passado dia 2 de Dezembro de 2014 recebi um aviso de recepção de carta registada, no qual me encontrava em casa à hora que o carteiro passou por lá. No dia seguinte, dia 3 de Dezembro de 2014, dirigi-me ao posto dos correios próprio para levantar a carta registada e efectuar uma reclamação no Livro de Reclamações. A minha reclamação constava no seguinte: que o carteiro não tinha tocado à campainha, pois nesse dia estava de folga e tive em casa o dia todo.
Como resposta a esta reclamação, recebi uma carta a justificar que o carteiro, não tocou à campainha, porque a campainha ficava dentro do quintal e ficava a uma distância "considerável" do portão, e que em substituição o carteiro gritou que era dos correios.
Estas declarações são falsas e ridículas.
Em primeiro lugar, vai fazer 20 anos que moro nesta mesma casa e nunca nenhum carteiro usou essa desculpa para não entrar no quintal para tocar à campainha. Sendo um serviço, não vejo como poderá ser considerado "invasão de propriedade privada". E gostaria de saber também o que consideram por "distância considerável". Nesta mesma rua, existem muitas mais casas com esta mesma situação e nunca reparei em comportamentos semelhantes perante outros carteiros. Sempre trabalhei por turnos, e grande parte das vezes estou presente à hora que passam pela rua onde moro.
Em segundo lugar, as declarações do carteiro são falsas. Mentiu em relação ao "gritar que era o correio". Nesse dia, à hora indicada no aviso, encontrava-me no meu quarto, cuja a janela para além de estar aberta, é virada para o portão. Ora, se mesmo com a janela fechada, consigo ouvir a porta da caixa do correio a fechar, seria mais que óbvio que ouviria alguém a gritar o meu nome (que constava na carta) ou a gritarem que era o correio.
Em terceiro lugar, considero que foi má fé da parte do carteiro, pois este conhece a minha família, sabendo quem ali mora, e sabe com certeza que não haveria problema em entrar pelo quintal.
Em quarto lugar, a carta que me enviaram como resposta à reclamação vinha indevidamente selada, o que não é admissível por parte deste serviço. Este descuido, causou rasgo na carta por parte da cola do envelope. Agora tenho um documento de resposta danificado.
Em quinto lugar, tentei responder a esta carta pelo site dos CTT. Para além de o espaço de descrição ser mínimo, ao tentar enviar a resposta, deu erros por 3 vezes, acabando por desistir e dirigir-me aqui. Não é a primeira vez que tento contactá-los via site e tento usar outros serviços online que eles (supostamente) disponibilizam, e que acabo por desistir pois dá erro ou simplesmente não funciona, tendo já chamado à atenção para este facto.
Volto a repetir: trabalhando por turnos estou maioritariamente das vezes presente à hora que o carteiro passa pela rua onde moro, e pelo motivo de trabalhar por turnos é incomodo ter que me deslocar aos correios para levantar carta ou encomenda quando é falta por parte do carteiro.

Data de ocorrência: 15 de dezembro 2014
17 de dezembro 2014
Ana Rita Lourenço

Gostaríamos de agradecer o seu contacto, que mereceu a nossa melhor atenção.

Lamentamos, desde já, a situação ocorrida.

- Nº de processo da Reclamação
- Assunto Portal da Queixa: CTT - Péssimo serviço

Pedimos, assim, o envio da informação solicitada para: reclamacoes@ctt.pt.

Alexandra Ramos
8 de janeiro 2015
Pode ser mais sucinta no que pede?
Deseja que envie por e-mail o número desta reclamação online ou a do livro de reclamações? E que transcreva a minha reclamação?
Obrigada
9 de janeiro 2015
Ana Rita Lourenço

Gostaríamos de agradecer o seu contacto, que mereceu a nossa melhor atenção.

Caso seja possível, solicitamos, por favor, que nos indique o número do processo efetuado no Livro de Reclamações.

Pedimos o envio desta informação para: reclamacoes@ctt.pt.

Com os nossos melhores cumprimentos,

Alexandra Ramos
9 de janeiro 2015
Os dados foram enviados via e-mail, tal como pedido.
26 de janeiro 2015
Ana Lourenço,

Gostaríamos, desde já, de agradecer o seu contato, que mereceu a nossa melhor atenção.

Informamos que o assunto reportado foi encaminhado internamente, com vista a uma averiguação rigorosa e cuidada.

Com os nossos melhores cumprimentos,

Maria Almeida
29 de janeiro 2015
Infelizmente, mais uma vez, voltou a acontecer!
No passado dia 26 de Janeiro (segunda feira), aconteceu exactamente a mesma situação, o carteiro simplesmente não tocou à campainha e muito menos "gritou" que era o correio! Isto é inadmissível e vê-se claramente que o carteiro já o faz de propósito porque não vai ter represálias! Porque é sempre com este carteiro, que assina por "Alexandre".
Dia 27 de Janeiro dirigi-me aos CTT para levantar a encomenda e pedi para falar com um supervisor ou chefe dos carteiros, para fazer a minha queixa, visto que nem reclamação no Livro De Reclamações resulta! Disseram-me para me dirigir a um determinado sítio e que o supervisor estava presente nessa hora, mas quando cheguei lá disseram-me que não estava lá ninguém de chefe ou supervisor e ninguém se disponibilizou a receber a queixa! É um bocado estranho não haver um supervisor ou responsável sempre presente num serviço destes.
Mais uma vez volto a frisar que ao pagar o serviço para me levarem a encomenda a casa, não é considerado invasão de propriedade privada, pois eu paguei para que fossem lá levar a casa! Foi pago, e mesmo que não fosse, os CTT são um serviço, e sendo um serviço não é considerado invasão de propriedade. O carteiro apenas usa essa afirmação como desculpa para "despachar o serviço"!
Cada vez mais desiludida com este serviço dos CTT!
29 de janeiro 2015

Ana Rita Lourenço,

Gostaríamos, de agradecer o seu contacto, que mereceu a nossa melhor atenção.
Lamentamos a situação ocorrida.

A situação que nos reporta foi registada, como tal, oportunamente será contactada.

Maria Almeida
11 de fevereiro 2015
Boa noite,
Agradeço a rápida resposta.
Mas apenas pretendo que cumpram os deveres da profissão, neste caso carteiro, e que não usem motivos sem nexo para não o cumprir.
Já lá vão 3 vezes que esta situação se repete sempre com a mesma pessoa, e começa a tornar-se ridículo, pois torna-se óbvio que é o dito carteiro que não quer fazer o trabalho que lhe compete, pois os restantes carteiros que passaram nesta zona sempre cumpriram os seus deveres sem qualquer problema.