CTT
CTT Marca Recomendada Marca do Mês
Prémio Marca Recomendada
Marca do Mês
Performance da Marca
81.0
/100
Óptimo
Óptimo
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Taxa de Resposta
100%
Tempo Médio de Resposta
100%
Taxa de Solução
92,8%
Média das Avaliações
37%
Taxa de Retenção de Clientes
40,8%
Prémios e distinções
Prémio Marca Recomendada
Marca do Mês
Ranking na categoria
CTT - Correios de Portugal, SA - Sociedade Aberta
  • Os CTT têm uma história de quase 500 anos de dedicação, empenho e profissionalismo, para aproximar os portugueses e o mundo. Contamos com um vasto património que tem vindo a acompanhar a evolução dos tempos. A nossa missão é assegurar soluções de comunicação e logística bem como produtos financeiros, de proximidade e excelência e estabelecer relações de confiança e inovação.
    Ligamos pessoas e empresas. Somos desde sempre um importante parceiro, criando soluções inovadoras, que ajudam os negócios a comunicar.

  • 210471616
    Chamada para a rede fixa nacional
  • Av. dos Combatentes, n.º 43, 14.ºPiso
    1643-001 Lisboa

CTT - Processo de desalfandegar uma encomenda obriga a pagar iva 2 vezes

Sem resolução
Francisco Ramalho
Francisco Ramalho apresentou a reclamação
14 de setembro 2021
Hoje foi o dia que mais desrespeitado me senti como consumidor e cliente da CTT. Algo que nunca esperei de uma empresa de grande dimensão.

Faz cerca de um mês que fiz uma encomenda do site EBay, no pagamento da encomenda foi pago o valor do produto, portes e IVA (23%). Pensei eu que não era necessário mais nenhuma intervenção minha, pois o valor do IVA já estava incluído e já tinha feito outras encomendas sem qualquer problema.

Hoje, fui notificado que teria de desalfandegar a minha encomenda e fornecer os dados necessários, e todos os comprovativos (pagamento, print screen do website e fatura). Na minha sincera opinião, demasiados dados para uma encomenda tão pequena e tenho as minhas duvidas se não viola a Lei de Proteção de Dados. Tudo normal, até chegar ao ecrã de pagamento, onde me era exigido o pagamento do IVA sobre o valor do produto, o qual fiquei surpreendido pois já o tinha feito. Fazendo com que tivesse de pagar, pela segunda vez, o IVA.

Com este problema decidi então entrar em contacto com o CTT, que depois de vários minutos a escolher o tipo de atendimento e a ouvir a mesma mensagem pré-gravada, atenderam. Expliquei o meu problema (pensado que seria um erro técnico e que seria de fácil solução) e me identifiquei (nome e numero do objeto), no qual recebi a resposta de que seria necessário pagar o valor novamente e que ainda estava a tentar resolver estes problemas de comunicações entre sites (sendo que o EBay é dos maiores sites de compras online e mesmo assim ainda tem problemas) e que depois teria de pedir um reembolso do mesmo (que provavelmente nunca iria receber).

Este procedimento foi uns dos piores que já vi numa empresa, este processo só está a gerar trabalho desnecessário para ambos os lados, não seria mais fácil apenas não cobrar um valor que já foi pago?

Com este descontentamento, o empregado indicou que tinha um livro de reclamações caso quisesse me queixar, mas como toda a gente sabe o Livro de Reclamações nunca funcionou, dai eu estar a recorrer ao Portal da Queixa, pois é público e tem tendência a resolver os problemas mais depressa. Para não comentar que parecia que estava a falar com um robô ou uma mensagem pré-gravada, sem emoção e a ler um texto prescrito.

Após feita a ligação, o valor total a pagar aumentou do nada, apresentando que tinha de pagar para além do valor do IVA, umas taxas que não são bem descritas (triplicando o valor total a pagar).
Para não me prejudicar ainda mais, então procedi pagar o montante pedido e agora é aguardar se a encomenda chega (tenho duvidas que esta história acabe aqui).

Obrigado.
Data de ocorrência: 14 de setembro 2021
CTT
15 de setembro 2021
Estimado(a) Cliente, Francisco Ramalho,

Informamos que recebemos a sua reclamação número 64915521, que mereceu a nossa melhor atenção.

Lamentamos, desde já, a situação ocorrida.

A situação que nos reporta será devidamente analisada pela nossa equipa.
Encontramos-nos a desenvolver todos os esforços para o contactar o mais breve possível.

Atenciosamente,
Apoio ao Cliente
Francisco Ramalho
19 de setembro 2021
Fico a aguardar resposta. Obrigado.
CTT
20 de setembro 2021
Estimado(a) Cliente, Francisco Ramalho,

Lamentamos o facto de já efetuado o pagamento do IVA na origem (no momento da compra), no entanto o pagamento não ter sido aceite informaticamente, devido a uma falha de sistema.

Informamos que deverá avançar com o Processo de Desalfandegamento, efetuar o pagamento dos direitos alfandegários e posteriormente, formalizar o pedido de reembolso no formulário do site CTT.

Solicitamos que envie o comprovativo de pagamento, juntamente com o comprovativo de IBAN para analisar a situação e podermos proceder à devolução do valor.

Agradecendo desde já a sua compreensão.

Para mais informações sobre produtos ou serviços, sugerimos o acesso ao nosso site, em https://www.ctt.pt/ajuda/index .

Atenciosamente,
Catarina Ferreira
Apoio ao Cliente
Francisco Ramalho
20 de setembro 2021
Boa tarde,

Já tinha procurado por esse formulário de reembolso antes de realizar esta queixa, porém não o encontro. Se possível, podia fornecer o link para o mesmo.
Por enquanto, irei deixar a reclamação aberta, até ser realmente resolvido do problema (devolução do valor se possível).

Obrigado.
Francisco Ramalho
20 de setembro 2021
Penso que foi um erro, a reclamação foi fechada sem qualquer tipo de resposta.
Obrigado.
CTT
21 de setembro 2021
Estimado (a) Cliente Francisco Ramalho

Conforme o solicitado envio o link para acesso ao formulário.

Segue o link: https://www.ctt.pt/ajuda/contacto

Atenciosamente,
Catarina Ferreira
Apoio ao Cliente
Francisco Ramalho
21 de setembro 2021
Vou aguardar pelo reembolso e pela a encomenda. Após a conclusão marcarei esta reclamação como resolvida. Obrigado.
Esta reclamação foi considerada sem resolução
Comentários
Esta reclamação ainda não tem qualquer comentário.