CTT Marca Recomendada Marca do Mês
81.1
CTT - Correios de Portugal, SA - Sociedade Aberta

• Av. dos Combatentes, n.º 43, 14.ºPiso

CTT - Reembolso de valor pago por revalidação de data de vale pensão

Ana Maria Tavares de Almeida
Ana Almeida apresentou a reclamação
13 de agosto 2022
O vale da minha pensão de reforma emitido em 03/06/22 foi-me entregue na caixa do correio em 13/07/22. Este atraso já tinha sido objeto de reclamação junto dos CTT (SR0013263741).
Quando apresentei o vale no balcão dos CTT, para o receber, foi-me dito que teria que pedir a substituição da data do mesmo, uma vez que já se encontrava fora da validade. Para isso, tive que pagar 3,20€ e foi-me entregue uma cópia do documento que preenchi para a referida substituição da data.

Foi com surpresa que no dia imediatamente a seguir, 14/07, recebi na caixa do correio o novo vale, que substituía o anterior, onde referiam que se tratava da via nº2 do vale postal nº615481 emitido em 03-06-2022. Também indicavam nessa correspondência a - Ref. SFP-SVIA2022005049.

Entretanto, no dia 13/07 tinha telefonado a pedir o reembolso do valor pago de 3,20€, pois a responsabilidade era dos CTT por atrasarem a entrega do 1º vale. A pessoa que me atendeu ao telefone ficou com todos os dados e atribuiu um nº ao processo (SR0013868735).

Fiquei a aguardar que me enviassem os 3,20€, e como nada recebi voltei a ligar em 05/08 para saber em que ponto estava a reclamação. Qual não foi o meu espanto quando me disseram que para dar seguimento ao processo teria que ir à plataforma dos CTT e submeter o documento que provasse que tinha pago os 3,20€. Fiquei indignada e disse que a prova cabal de que eu tinha pago esse valor era o simples facto de os CTT me terem enviado, no dia seguinte, a 2ª via do vale, e que me recusava a ter mais trabalho com envio de documentos uma vez que os CTT estão de posse de todos os dados. Disse ainda, que este tipo de procedimentos só faz sentido se o objectivo dos CTT é causar aborrecimentos aos clientes, de tal forma, que a pessoa acaba por desistir de tentar receber o que lhe é devido, e com isto, os lucros dos CTT vão aumentando, pois para além de não terem pessoal suficiente para a distribuição atempada, provocando atrasos que por sua vez provocam caducidade de prazos e ainda geram fonte de riqueza ao infractor, neste caso os CTT.

Pensei que depois desse telefonema o assunto iria ficar resolvido, mas não!

Anteontem, dia 11/08, recebi dos CTT, esta SMS: "Informamos que, para podermos proceder a averiguações detalhadas, necessitamos de elementos adicionais, nomeadamente comprovativo do pagamento alegadamente feito indevidamente. Assim, e para dar seguimento ao processo, agradecemos o envio dos elementos referidos anteriormente através de carta dirigida ao ACP/ CNA - Av. D. João II, nº13, 1990-001 Lisboa, com a indicação da nossa referência."

Ou seja, depois das minhas reclamações e do documento de envio (vale postal) que prova que tive que pagar os 3,20€ para ter podido receber a 2ªvia, como efetivamente recebi, estes burocratas insistem em que o cliente que esteve mais de um mês privado da sua pensão e, para finalmente a poder receber, teve que pagar uma taxa, ainda tem que fazer prova sobre prova para "entreter" os empregados dos escritórios dos CTT...

Recuso-me a enviar documentos de provas que estão manifestamente já provadas! Meus senhores se quiserem fiquem com os meus 3,20€, e podem também adicionar-me como vossa investidora, já que os CTT são uma sociedade aberta. A minha quota será o valor que vocês me devem = 3,20€.
Data de ocorrência: 13 de julho 2022
14 de agosto 2022
Estimado(a) Cliente Ana Maria Tavares de Almeida,

Informamos que recebemos a sua reclamação Portal da Queixa número 79073322, que mereceu a nossa melhor atenção.

Brevemente irá receber, no seu email, o número de referência da solicitação.

No entanto, solicitamos que aguarde, por favor, uma resposta da nossa equipa de apoio ao cliente que vai desenvolver todos os esforços para o contactar com a maior brevidade possível.

Serviço de Apoio ao Cliente CTT
17 de agosto 2022
Caros senhores dos CTT
Não entendo como é que podem considerar resolvida esta reclamação, uma vez que a única ação vossa depois de eu abrir esta reclamação foi terem-me enviado o seguinte e-mail para a minha caixa de correio:
Estimado(a) Cliente Ana Martia Tavares De Almeida,

"Informamos que foi registado o número de referência SR0013948612, para análise do seu pedido efetuado no Portal da Queixa.
A sua solicitação já se encontra em tratamento, pelo que será contactado em breve pelos nossos serviços de Apoio ao Cliente.

Caso necessite de entrar novamente em contacto, deverá responder a este email, não alterando o assunto do mesmo.

Atenciosamente,
Serviço de Apoio ao Cliente"

Consideram o teor deste e-mail uma RESOLUÇÃO?!

Peço aos CTT que sejam eficazes na resolução efectiva dos problemas e não estejam só a "trabalhar" para a limpeza da imagem! E para os rankings...
18 de agosto 2022
Estimado(a) Cliente, Ana Martia Tavares De Almeida

Informamos que o tratamento do processo com o número de referência SR0013948612 já se encontra concluído.
Informamos ainda que, caso necessite de nos contactar sobre esta situação, deverá fazê-lo sempre através do formulário online disponível no site CTT: https://www.ctt.pt/ajuda/contato, com a indicação do número de referência SR0013948612.

Atenciosamente,
Serviço de Apoio ao Cliente CTT.
18 de agosto 2022
Ainda não fui reembolsada do valor de 3,20€ objeto da minha reclamação, nem me esclareceram porque não o fizeram ou se ainda o vão fazer.
19 de agosto 2022
Estimado(a) Cliente, Ana Martia Tavares De Almeida

Atenciosamente,
Serviço de Apoio ao Cliente CTT.
19 de agosto 2022
Lamentavelmente verifico e confirmo a prepotência dos CTT que de forma acintosa nos responde com "respostas tipo", atribuindo nºs a processos em que supostamente irão analisar os conteúdos das reclamações.

E, no meu caso específico, a resolução era simples, ou seja: verificando-se que paguei 3,20€ para revalidar a data do vale da pensão que os CTT entregaram fora de prazo, e para poder receber uma 2ª via tive que pagar, qual é a vossa dúvida em que tenho que ser ressarcida desse valor? Para que me pedem documentos de confirmação, quando eles estão em vosso poder? E insistem, insistem até à exaustão?

Parabéns aos gestores dos CTT que com a sua incompetência ainda conseguem aumentar os lucros, com as taxas que nos obrigam a pagar, pois não temos alternativa, se queremos receber o nosso dinheiro.

E sim, venceram-me pelo cansaço!

Agora, se me permitem uma sugestão:

No Portal da Queixa que faz um trabalho meritório e de serviço público, sempre que se dá como uma reclamação como "Resolvida" deveria ser obrigatório ser especificado como foi essa resolução, pois, o público consumidor tem o direito de saber, para além dos problemas aqui expostos como é que as marcas as resolveram.

Não basta, pois, as marcas sem qualquer escrutínio público dizerem que foi "RESOLVIDA"
Ana Maria Tavares de Almeida
Ana Almeida avaliou a marca
2 de setembro 2022

A marca CTT, como, infelizmente, é única ou pelo menos a mais poderosa a atuar no mercado, dá-se ao luxo de, em nome dos seus altíssimos lucros: ter poucos trabalhadores a quem paga mal e ainda recorrer a tarefeiros sem qualquer vínculo à empresa e consequente desresponsabilização pelos serviços que executam. Mas como não temos alternativa, graças aos nossos governantes que nos conduziram a esta situação, é aguentar! Não temos outro remédio!