CTT Marca Recomendada Marca do Mês

• Av. dos Combatentes, n.º 43, 14.ºPiso

CTT - Retém ou extravia objecto já desalfandegado

Victor Santos apresentou a reclamação
31 de janeiro 2019

Fiz uma compra no estrangeiro com o número de objecto RF592272085SG e encontro-me desde o dia 2 de Janeiro a espera da sua entrega, mais informo que esse mesmo objecto RF592272085SG já se encontra desalfandegado, efectuei uma reclamação aqui com o número 25244219 a qual recebi uma carta como resposta com a referência 19I6843. De notar que a carta demorou 8 dias para me ser entregue e o conteúdo em resumo é:
"Na sequência da comunicação de V.Exa. sobre o objecto postal referido em epígrafe, que mereceu a nossa melhor atenção, informamos que o mesmo teve autorização de saída pela Alfândega, não existindo qualquer informação adicional. Nestas circunstâncias e no caso de não o ter recebido, aconselha-se V.Exa. a entrar em contacto com o remetente para que apresente reclamação junto do Operador Postal de origem."
Portanto o objecto que está em Lisboa à guarda dos CTT é libertado pela Alfândega, continua em Lisboa, mas tenho de falar com o remetente no estrangeiro para que este faça uma reclamação com quem não teve nenhuma culpa, pois efectuou o envio para Portugal.
Tentei saber junto da Autoridade Tributária se não seria um problema na Alfândega, e a resposta foi:
"Exmo(a) Senhor(a) Relativamente ao exposto, que mereceu a nossa melhor atenção, esclarecemos desde já que as remessas nunca se encontram na Alfândega, dado que estes serviços não têm instalações de armazenagem. As remessas estão sempre com (e à guarda dos) CTT, titulares dos armazéns de depósito temporário. Como tal, e dado que o sistema informático de gestão do armazém, contendo todas as informações sobre as remessas, também pertence aos CTT, têm os CTT todas as condições (além das obrigações que lhes são impostas pela Convenção Postal Universal) para prestar todas as informações sobre as remessas que lhes estão confiadas."
Portanto a minha encomenda/objecto está em Lisboa desalfandegada mas tenho que reclamar com o remetente no estrangeiro que já recebeu o pagamento da mesma encomenda/objecto e que não tem nenhuma culpa nem se vai preocupar em reclamar de uma falha grosseira dos CTT em Portugal.
Venho por este meio expor toda esta situação e exigir a entrega da minha encomenda/objecto pois quero acreditar que os CTT não tenham extraviado dos seus armazéns de depósito o objecto RF592272085SG, pois se tal aconteceu não é um extravio e sim um furto.
Acrescento que verifiquem a morada de entrega pois aparece no vosso sistema uma morada que não é a minha, podendo levar a que o meu objecto seja entregue erradamente a outra qualquer pessoa, corrijam por favor a morada de entrega do objecto para a minha morada.
Aguardo rápida resposta e a entrega da minha encomenda/objecto na minha morada.
Atenciosamente.

Data de ocorrência: 31 de janeiro 2019
1 de fevereiro 2019
Exmo. Senhor
Victor Silva

Gostaríamos de agradecer o seu contacto, que mereceu a nossa melhor atenção.

Lamentamos, desde já, a situação ocorrida.

Informamos que o processo vai ser reaberto por sua indicação. O mesmo será reencaminhado internamente para reanálise.

David Alves
Serviço de Atendimento ao Cliente
7 de fevereiro 2019
Exmo. Sr. David Alves,

Já passou mais uma semana e não tenho nenhuma resposta as minhas reclamações.

Quanto tempo mais vou ter de esperar para me entregarem a minha encomenda/objecto RF592272085SG na minha morada?

Repito, quero a entrega na minha morada, pois parece que agora é norma os CTT entregarem os objectos nas moradas erradas, não sei como podem entregar os objectos a pessoas com nomes e moradas completamente diferentes das correctas.

Por favor aguardo uma rápida resposta as minhas reclamações.

8 de fevereiro 2019
Exmo. Senhor
Victor Silva

Gostaríamos de agradecer o seu contacto, que mereceu a nossa melhor atenção.

Lamentamos, desde já, a situação ocorrida.

Informamos que foi enviada uma carta em resposta ao seu pedido de averiguação no dia 8 de fevereiro de 2019 .

David Alves
Serviço de Atendimento ao Cliente
24 de julho 2020
Exmo.(a) Sr.(a),

Antes de mais, agradecemos a vossa comunicação.

Com os nossos cumprimentos,
Serviço de Apoio ao Cliente