CTT Marca Recomendada Marca do Mês
80.9
CTT - Correios de Portugal, SA - Sociedade Aberta

• Av. dos Combatentes, n.º 43, 14.ºPiso

CTT - Serviço desalfandegamento deplorável e tentativa de cobrança abusiva de impostos e comissões

Paulo Almeida apresentou a reclamação
18 de agosto 2017

No passado dia 09/06/2017 recebi informação dos CTT sobre um artigo que estava na alfandega, necessitando de documentação sobre o mesmo, ou liquidação de custos e impostos. Artigo esse que tinha o numero de local 772061.
No dia 11/06/2017 enviei email, com toda a documentação informando que o artigo em referência se tratava de uma devolução para arranjo, e não novo, algo que aparentemente deve ter desagradado, pois não iriam receber impostos e comissões.
No dia 14/06/2017 recebi a resposta ao email, no qual informam que teriam aceita a documentação enviada, e informando que deveria ter tido outro procedimento, já que se trata de um arranjo e não de uma compra. O caricato é que o referido artigo, saiu de Portugal, via estação dos CTT de Sintra com a referida informação, estranho por isso, mas como aparentemente não se trataria de um problema, deixei ficar por isso mesmo.
No dia 11/07/2017 voltei a contactar a linha telefónica dos CTT, no qual reclamei o atraso de um mês para desalfandegar o meu artigo, que segundo o operador estranhava, mas nada podia fazer, a não ser abrir uma reclamação. Solicitei então a referida reclamação.
Duas semanas depois, sem obter qualquer resposta, nem o referido artigo, voltei a entrar em contacto com a linha dos CTT, a qual me informa que o artigo já não iria demorar, pois estava mesmo quase. Perante esta afirmação, disse que esperava o artigo desde o inicio de junho , então a resposta mudou, sendo que afinal achava de facto estranho, mas não tinha novo desenvolvimento, pelo que teria de esperar, sem qualquer possibilidade de efectuar outra diligência.
Na semana seguinte, ainda sem qualquer resposta, voltei a entrar em contacto, sendo que a brilhante conclusão foi abrir uma reclamação sobre a reclamação anteriormente aberta.
No dia 11/08/2017 após novo contacto da minha parte, o operador informa que posso visualizar que o artigo teria sido desalfandegado no passado dia 09/08/2017, sendo que não teria a indicação para que posto de distribuição o mesmo se encontraria, sendo que na semana seguinte quase certamente iria receber o artigo, já que o mesmo se encontraria desalfandegado.
No dia 18/08/2017 voltei a contactar os CTT, o qual informa que afinal não tem qualquer novidade sobre o meu artigo, e que a opção seria abrir uma incidência, sobre a incidência aberta anteriormente sobre a reclamação do dia 11/07. Solicitei que a chamada fosse passada a alguém a nível superior (Sr João Gonçalves), pois o que pretendo é a resposta de quando terei o artigo. O Sr João Goncalves então já teve outro discurso, mantinha que quanto ao tempo de espera, não saberia indicar, quanto a reclamação não tinha qualquer resposta (2 meses após…) e que afinal já tinha novidades, agora iria pagar 71,12€ (59,12€ impostos + 12 € comissão CTT por facultar a documentação para desalfandegamento enviada por mim), daqui duas questões se levantam:
- Impostos sobre a compra do artigo fora da comunidade europeia? Mas conforme foi provado pelo envio da factura, a compra foi efetuada em espanha, e apenas foi reparada fora da comunidade europeia., então impostos sobre?
- Os CTT querem cobrar 12€ por um serviço que não contratei, não fui informado de qualquer montante, e também sem terem feito, afinal, a documentação que enviei por email, em que em resposta dos ctt, que estavam conforme, aparentemente nunca chegou aos serviços de desalfandegamento, afinal de contas se querem cobrar impostos…..????
Mas claro que as boas novas não terminam aqui, pois o Sr João Goncalves , informa para que fique descansado, após nova insistência da minha parte quanto ao tempo de demora, que o tempo máximo para entrega dos artigos desalfandegados seriam 7 dias, claro que fiz as contas e a data era hoje, afinal de contas o tempo máximo de 7 dias……. É so mais um tempo tão bom como outro, idêntico ao prazo que estão para entregar o artigo, 2 meses e meio, e para responder a reclamação apresentada, dois meses.
Mas quando se esperava que as boas novidades terminassem, o Sr Joao Gonçalves ainda acrescenta aquilo que chamo a cereja no topo do bolo. Afinal já que o tempo máximo já foi ultrapassado, para a semana é que é, mas atenção, não receba o artigo, já que não concordo com a cobrança de impostos (não sou eu que não concordo, é a lei portuguesa e da CE, que não tem previsto o pagamento de impostos a artigos que são devolvidos ao seus donos por arranjo), pois assim o artigo vai para o posto dos ctt mais próximo, e quando tiverem resposta sobre a reclamação, então já não terei que pagar caso seja dada provisão a minha relamação. O que não foi dito, e que os postos apenas aguardam durante poucos dias, depois devolvem os referidos artigos……. Ou seja, em novo resumo, não receba o artigo, que os ctt devolvem e assim depois ou nunca recebe ou paga mais……
Foi entretanto aberto novo incidência sobre a reclamação apresentada, sobre os argumentos do pagamento dos referidos impostos e comissão, sobre um artigo devolvido e um email que nunca chegou aparentemente ao destino e que nunca fui informado de tal preçário.
Assim, será que alguém nos CTT tem resposta cabal e firme? Ou mais uma vez, a resposta será o departamento de contact center apenas pode responder por si e pelo que tem no sistema, e o problema ou resposta estará em outros departamentos da empresa. NO entanto a questão qual é a empresa que representa, e qual o ponto de contacto com os clientes, a resposta foi o contact center. Afinal…… mais palavras para que……?????
O que peço, caso seja possível, e tendo a esperança que a empresa não tenha assim tantos departamentos, que a resposta demore ainda alguns meses……… os CTT de uma resposta cabal e definitivamente esclarecedora e objectiva.

Data de ocorrência: 18 de agosto 2017

Lamentamos, desde já, a situação ocorrida.

Informamos que oportunamente receberá uma resposta ao seu pedido.

21 de agosto 2017
Lamentável este tipo de resposta dos CTT, a única coisa que fazem, é nos últimos dois meses e meio, dizer que irei receber ou o artigo ou a resposta a minha reclamação oportunamente. Não só não respondem como ainda gozam com a situação... Tristeza de empresa...

Tatiana Carina
Boa tarde
De rir se não fosse para chorar.
Limitam se a fazer copy past standerizado de respostas pré feitas que escrevem sem se darem ao trabalho de ler o que lhes escrevem. Gozam o prato e dobram o gozo ao cliente. Ao menos mudaram a pessoa que postou a cópia do texto sê não era cópia integral......Gozam mesmo
Para não dar trabalho ao ctt. . .... a vou adivinhar a resposta de amanhã. Então será. ....... oportunamente daremos uma resposta...... lamentamos o sucedido. ..... Bla bla. E responder? Isso seria uma grande novidade...

Lamentamos, desde já, a situação ocorrida.

Informamos que foi enviado um email em resposta ao seu pedido de averiguação no dia 23-08-2017.

Tatiana Carina
Boa Noite.
O email que enviam, de facto tem algo positivo, que não dizem o mesmo de sempre.....Ao fim de dois meses e meio, lá têm pronto para levantamento o artigo.
No entanto e como sempre, responder a reclamação não respondem,,,,
Afinal qual a razão de quererem cobrar custos? Trata-se de uma reparação e nao de uma compra, conforme factura comprovativa, e documento dos CTT que regista o envio do mesmo. Afinal será que isso serve para alguma coisa? ou uma factura de compra dentro do espaço europeu, e um documento dos CTT que regista o envio para a empresa reparadora nao serve de nada? será que os CTT nao sao uma empresa idónea que sirva de comprovativo?
Aguardo que respondam objectivamente e deixem-se de rodeios e andar a fugir as questões?
Quanto ao levantamento do artigo, comprovam que o melhor é não levantar o artigo e aguardar a vossa resposta conforme sugestao dada anteriormente pelos CTT, pela pessoa do Sr Joao Goncalves? Os CTT responsabilizam-se por nao deixar sair o artigo no espaço de 5 dias conforme é o vosso circuito actual?
Aguardo tambem resposta a esta questao

Gostaríamos de agradecer o seu contacto, que mereceu a nossa melhor atenção.

Informamos que o processo será reencaminhado internamente para análise.

Boa Tarde

As minhas questões não foram respondidas. Levantei diversas questões, para as quais solicito as devidas respostas.
Informam ter sido reencaminhado internamente, mas isso nao e importante para mim, o que pretendo sao respostas. de resto andam a passar o processo de departamento em departamento e tenho de esperar quanto tempo? relembro que fui abusivamente sobrado por despesas em contexto ilegal, sendo mais grave que voces tinham na vossa posse documentação que demonstrava esse facto , preciso e exigo respostas directas e rápidas, nao ter que ficar mais meses e meses a espera. Quando vao responder?
Cumprimentos
25 de agosto 2017

Lamentamos, desde já, a situação ocorrida.

Informamos que foi enviada um email em resposta ao seu pedido de averiguação no dia 2017-08-24.

24 de julho 2020
Exmo.(a) Sr.(a),

Antes de mais, agradecemos a vossa comunicação.

Com os nossos cumprimentos,
Serviço de Apoio ao Cliente

O regime do aperfeiçoamento passivo

O regime de aperfeiçoamento passivo permite a exportação temporária de mercadorias comunitárias a fim de serem submetidas a operações de aperfeiçoamento e de introduzir em livre prática os produtos resultantes dessas operações com isenção total ou parcial de direitos de importação.

O caso mais típico do recurso ao regime de aperfeiçoamento ativo é a exportação de equipamentos com vista à sua reparação. Mas com a globalização e o desenvolvimento tecnológico são cada vez mais os casos em que as empresas recorrem a outras empresas, neste caso localizadas fora da EU, para operações de complemento de fabrico. Ao recorrer ao aperfeiçoamento passivo as empresas asseguram-se de que no momento da reimportação dos seus produtos só terão de suportar os direitos aduaneiros e demais imposições aplicáveis o valor acrescentado produzido num país terceiro.

Se não fez isto, terá sempre de pagar impostos no retorno do artigo

* PROIBIDO *://www.ctt.pt/home/faqs.html#categoria8

19 de agosto 2017

Obviamente não foi a situação. O que se passou foi a que a compra foi efectuada dentro do espaço europeu, e a respectiva factura foi enviada. Alem de que, quando o artigo saiu de portugal, foi com essa indicação por parte dos CTT

19 de agosto 2017

Acrescento ainda que apenas saiu do espaço europeu, porque tinha um problema de hardware que teve de ser reparado

O processo tem de ser feito quando se envia artigos que vão retornar

Peço a todos os utentes que passemos ao livro de reclamações, isso não pode continuar assim, é só aceder ao site dos CTT puxar a página até ao fim tem lá a opção livro de reclamações, se tiver disponibilidade num balcão CTT faça o .
Obrigado e estamos juntos nesta luta . É um abuso o que estão a fazer nos .

21 de agosto 2017

O processo foi feito no posto dos CTT de Sintra e saiu com informação que o artigo iria para reparação

21 de agosto 2017

Evidente que fiz reclamação no livro de reclamações e não so.

21 de agosto 2017

A resposta dos CTT e no mínimo lamentável, já que não fazem mais nada, do que nos últimos dois meses e meio, dizer que irei receber ou o artigo ou a resposta a minha reclamação oportunamente. Não só não respondem como ainda gozam com a situação... Tristeza de empresa...

22 de agosto 2017

A minha resposta a nova colocação de uma cópia standerizada da empresa

Boa tarde
De rir se não fosse para chorar.

Boa Noite.
No entanto e como sempre, responder a reclamação não respondem,,,,