CTT Marca Recomendada Marca do Mês

• Av. dos Combatentes, n.º 43, 14.ºPiso

CTT - Serviços de entrega de correspondência

Márcio Cabral apresentou a reclamação
18 de maio 2016

Ao longo dos últimos anos, a entrega de correspondência por parte dos serviços dos CTT tem-se degradado. Segundo a avaliação que faço, coincide com as politicas internas de administração dos próprios CTT.
Desde há algum tempo que os CTT têm recorrido a empresas para a entrega de correspondência. Antes de ocorrerem estas mudanças não me recordo de qualquer problema com entrega de correspondência e testemunhei algumas situações em que apenas o nome do destinatário seria suficiente para que a carta fosse entregue.
Neste último ano, já ocorreram um conjunto de situações com cartas e encomendas que não chegam ao destino, isto é, que se extraviam: nas duas últimas semanas ocorreram dois casos caricatos, uma carta das finanças, com a morada bem descrita e visível foi parar a uma rua diferente e acabou por aparecer aberta na caixa de correio de um quiosque; outra situação prende-se com uma carta registada que desapareceu, desta aguardo com uma resposta dos CTT há cerca de uma semana (Ticket – 543P2X).
Mais uma vez refiro que no meu entender, isto tudo ocorre devido a políticas de contratação de pessoas: cada vez mais, a precariedade toma conta das empresas, verifico que as pessoas que distribuem o correio efetuam-no com recurso a viaturas próprias, tal como verifico uma rotatividade excessiva de carteiros nas zonas de distribuição. Presumo com isto que a precariedade assume-se como forma de uma boa gestão financeira em prol de um serviço de qualidade e por conseguinte pago em proporção das responsabilidades laborais.
Mais uma vez refiro ser o meu entendimento: considero que os serviços de correspondência é um serviço público de gestão cada vez mais negligente que deveria ser supervisionada pelo estado.
Para os CTT, a resolução desta situação deverá ser fácil: aplicação de coimas ou outras penalizações para as empresas em questão, mas o foco do problema não está nas pessoas ou empresas em questão mas, sim na responsabilização deste serviço público, sendo que para mim, o único responsável é mesmo os CTT.

Data de ocorrência: 18 de maio 2016
23 de maio 2016
Estimado Cliente,

Lamentamos, desde já, a situação ocorrida.

Informamos que o processo sobre o assunto que nos reporta está em fase de averiguação. A resposta ao seu pedido seguirá tão breve quanto possível.

Isabel Constantino
3 de junho 2016
Caros Senhores,
Recebi uma carta do serviço de apoio de clientes em resposta à minha reclamação.
De facto, a carta menciona um "pedido de desculpas" conforme exigi ao efetuar a reclamação, no entanto, o seu conteúdo revela total irresponsabilidade e descrédito pelos clientes e qualidade do seu serviço.
Primeiramente, é referido que os serviços locais "...garantem a inexistência de qualquer constrangimento na distribuição...", pois, não seria de esperar outra resposta. No entanto, eu continuo a afirmar que a qualidade do serviço degrada-se cada vez mais e é mais visível quando os serviços trocam de profissional - segundo aquilo que me informaram, é política dos CTT efetuar essa rotatividade, por isso pergunto, isso é verdade? Se sim, porquê?
Em segundo, é referido na carta "Relativamente à correspondência registada referida, pela falta de elementos objetivos, torna-se inviável efetuar qualquer averiguação...". Tenho a informar que eu tenho o registo e o talão de pagamento, serão preciso elementos mais objetivos? Acrescento que em 10-05-2016 efetuei uma reclamação na página dos CTT, em 11-05-2016 foi-me solicitado o envio do "talão de aceitação" tendo sido prontamente enviado. Em 19-05-2016 fui informado que "...o assunto reportado foi reenviado para o serviço de Reclamações, para averiguação...". Em 24-05-2016, recebi novamente um email indicando "Muito agradecemos as informações facultadas, que nos permitiram iniciar o processo de averiguação. Informamos que será contactado, após uma análise rigorosa e cuidada do assunto em questão.", hoje, recebi esta carta!! Entretanto passaram-se 24 dias sem qualquer resposta objetiva!!!!

Além das situações reportadas, aproveito para acrescentar mais dois assuntos:
1) O contacto telefónico que os CTT disponibiliza aos seus clientes para reclamar é uma linha de valor acrescentado (707 26 26 26), ou seja, a empresa faz negócio com o seu mau serviço;
2) No dia 19 de maio pelas 14h00, na loja dos CTT da Covilhã, aguardei cerca de uma hora pela minha vez, isto porque algumas pessoas que estariam à minha frente acabaram por desistir, caso contrário a espera seria superior. No balcão havia apenas uma pessoa a atender, pelo que percebi deveriam ser duas, mas uma delas estava ocupada com um cliente que estaria a tratar de serviços financeiros, pois, os CTT agora é um banco, mas parece-me que os funcionários serão os mesmos, apenas viram o seu trabalho duplicado. No entanto, nem tudo foi negativo, congratulo a simpatia dos funcionários que neste dia estavam a serviço, isto é, a dar a cara pela negligência administrativa.

Se eu fosse gestor dos CTT, no momento atual teria vergonha pelo serviço prestado, que passa impune porque não têm que justificar as decisões incompetentes que levam à destruição do serviço público, já que têm o monopólio deste mercado.

Termino com: desculpas não aceites!!! E que ainda aguardo uma resposta objetiva do assunto que os CTT referem não ter elementos objetivos.
Márcio
5 de junho 2016
Estimado Cliente

Lamentamos, desde já, a situação ocorrida.

Informamos que a comunicação de V. Exa. foi encaminhado internamente para análise.

Isabel Constantino
10 de agosto 2016
Já passaram três meses desde que fiz esta reclamação e a situação continua por resolver.
1. Em julho recebi um cheque de 20€ dos CTT referente à indemnização do extravio da encomenda;
2. Ocorre que, de acordo com a minha interpretação da lei (Decreto Lei 176/88 de 18 de maio, nomeadamente o artigo 81º) o valor de indemnização deveria ser 60€, então solicitei esclarecimento por telefone, ao qual a funcionária fos CTT referiu que o cálculo do extravio consta nas costas do talão do registo;
3. Nas costas do talão, consta que em caso de extravio a indemnização seria "10 vezes o preço do primeiro escalão de peso", no entanto, persiste a dúvida quanto à legalidade desta norma, pois é uma mera regra dos CTT;
4. Então enviei email para a responsável por este processo, referindo o seguinte: "De acordo com a disposição legal, as compensações por extravio regulam-se pelo Decreto Lei 176/88 de 18 de maio, nomeadamente o artigo 81º. Qualquer outra disposição carece de fundamentação legal, pelo que venho solicitar qual a regulamentação que estipula o exposto nas costas dos talões de registo dos CTT". Informei também que ficaria a aguardar instruções e que até novas informações não iria levantar o cheque;
5. Até ao momento não recebi nenhuma resposta;
6. Uma vez que o contacto facultado pelos CTT é um número de valor acrescentado, no dia de ontem, desloquei-me à loja da Covilhã, tendo falado com o gerente, que sugeriu abrir uma nova reclamação, respondi que a minha intenção seria obter informações e dar continuação à reclamação existente, neste caso, na loja dizem que não podem fazer nada.
7. Posto isto, considero que a situação exposta confirma as queixas apresentadas sobre os CTT na apresentação desta reclamação, os serviços estão cada vez mais negligentes e dificultam as vias de reclamação.
Continuo a aguardar esclarecimentos.
11 de agosto 2016
Exmo. Senhor
Márcio Cabral,

Lamentamos, desde já, a situação ocorrida.

Informamos que o processo foi reencaminhado internamente para reanálise.

David Alves
24 de julho 2020
Exmo.(a) Sr.(a),

Antes de mais, agradecemos a vossa comunicação.

Com os nossos cumprimentos,
Serviço de Apoio ao Cliente