Cubacar - Carro com quilómetros alterados

Bruno José Monteiro de Barros
Bruno Barros apresentou a reclamação
9 de novembro 2016

Em 01/08/2014 este stand vendeu uma viatura ligeira de passageiros marca Peugeot, modelo 508 SW, proveniente do mercado externo - Bélgica, do ano 2011 c/ 83.231 kms por 18.250,00€.

Em 21/06/2016 comprei a referida viatura a um particular, ou seja, ao primeiro comprador da carrinha aqui em Portugal.
À data apresentava pouco mais de 138.000 kms; acompanhada de comprovativos de manutenção dada pelo então proprietário, tais como: revisões em oficina oficial da marca e outras, mudança de pneus, etc. o que me permitiu criar confiança relativamente aos quilómetros percorridos entre 2014-2016.
O aparente bom estado geral da viatura aliado às boas condições de preservação face à idade (5 anos), contribuíram para que eu tomasse a decisão de a adquirir. Considerei ser um bom negócio.

Entretanto, no início de Setembro, levo a viatura à Peugeot para fazer a revisão dos 140.000 kms e sou alertado para o facto de - durante a intervenção realizada, terem constatado que os seguintes trabalhos devem ser realizados O MAIS DEPRESSA POSSÍVEL: substituição do filtro de partículas e respectivas operações inerentes. Orçamento = 878,37€.

Obviamente que na oficina oficial da marca os técnicos ficaram perplexos ao constatar essa informação dada pela máquina de diagnóstico, uma vez que a manutenção inicial do FAP (nivelar o aditivo) só começa aos 120.000 kms, estimando-se a sua substituição apenas após os 200.000 kms. Ora o carro tem 140.000!?! Algo não está bem!...

Face ao exposto solicitei um histórico da manutenção e verificou-se que na última ida à oficina oficial da marca na Bélgica - em 29/03/2013, a viatura já tinha 111.282 kms.
Então, como é possível ter sido vendida cá em Portugal 1 ano e 5 meses depois só c/ 83.231 kms?!? (a explicação parece ser evidente...)

Assim, em 12/09 contactei o stand importador (visto que o proprietário anterior desconhecia a situação) p/ aferir se este era conhecedor ou se se teria passado alguma avaria, por exemplo no quadrante, que pudesse justificar tal discrepância.
Falei muito cordialmente c/ o Sr. José Palma, o qual começou por me dizer que nenhuma justificação me tinha de dar uma vez que não me tinha vendido viatura nenhuma mas - após alguma insistência da m/ parte, pediu-me os dados do carro p/ consultar o arquivo pois dado o tempo decorrido já não se podia lembrar. Muito bem, compreendi e fiquei de lhe ligar mais tarde...

Ao fim do dia, quando voltei a falar c/ o Sr. José Palma, este começa desde logo por me dizer que já tinha falado c/ o seu Advogado e que o que tinha para me dizer era o mesmo que já me tinha dito antes. Bem... fiquei confuso!?
Então 1.º pediu-me p/ lhe ligar mais tarde porque ia consultar o arquivo e agora começa a conversa a falar no Advogado!?! Mas Advogado p/ quê?... ... ...
Insisti um pouco mais e disse: "Sr. Palma, eu estou a contactar o Sr. por bem, o Sr. disse-me que ia verificar o S/ arquivo e certamente que o fez. Então qual é a conclusão a que chegou?"...
Resposta: "Os dados que tenho é que já comprei o carro c/ esses kms."

Eu: "Ok, compreendo. Mas diga-me lá uma coisa: o Sr. quando compra carros não quer saber aquilo que compra? Ou seja, você compra c/ 80.000 e não verifica junto das fontes se essa informação é verdadeira? É que o carro na Bélgica já tinha 111.000 na última ida à oficina - 1 ano e 5 meses antes!!! Você não se interessa em saber o que está a comprar? P/ poder servir bem o S/ cliente e p/ poder garantir a continuidade do S/ negócio, entendo eu que o Sr. se preocupe em saber qual o real estado das viaturas... ... ..."
Resposta: "Mas o Sr. trabalha na área automóvel? Você não julgue que isso funciona dessa maneira, eu compro às dezenas de carros de uma só vez e é impossível estar a fazer essas verificações... ... ..."

E a conversa desenrolou por aí adiante... Volto a frisar, sempre cordialmente!
A dada altura o Sr. José Palma pergunta-me o que eu pretendo afinal;
O que eu pretendo é simples: pretendo saber a verdade, saber afinal de contas quantos kms tem o m/ carro pois só assim sou capaz de lhe prestar a devida assistência dentro dos parâmetros previstos pela marca. De contrário, por exemplo quando for substituir a correia da distribuição aos 220.000 kms, corro o risco do carro já ter 300.000 e já não chegar a tempo!

Conclusão:
Dado que o Sr. José Palma reafirmava sucessivamente que não tinha qualquer outra informação que me pudesse ser útil, solicitei-lhe então que me facultasse os dados da empresa/pessoa a quem comprou o carro uma vez que, assim sendo, tal como eu, ele teria sido o 1.º lesado no meio disto tudo. Assim, eu iria contactar essa "pessoa" e pedir informações/responsabilidades sem que para ele houvesse qualquer malefício.
Forneci-lhe o m/ contacto telefónico e o m/ email e disse-lhe que ficava à espera que me enviasse esses dados. Ok, assim ficou combinado; ficou de me responder.
Hoje, volvidos praticamente 2 meses, continuo sem receber qualquer resposta por parte desse Sr...

Carece ainda informar que, neste período de tempo, outro problema se manifestou no carro: a embraiagem.
Obviamente que uma embraiagem não se desgasta em 140.000 kms (tal como a situação do FAP) e tal deve-se ao facto do carro apresentar uma quilometragem elevada - informação essa que foi ocultada no momento da venda ao comprador.
Como tal, tendo em conta os documentos que possuo e toda a informação que consegui reunir, a adulteração da quilometragem ocorreu no processo de importação do carro e tal facto não constitui boa prática comercial, sendo punível por lei c/ processo crime por burla.

Pelas m/ contas, atendendo ao histórico de quilometragem que o carro percorreu na Bélgica, no momento de importação o carro teria entre 169.000 a 190.000 kms (não devo errar muito!), o que quer dizer que alguém adulterou a quilometragem em 86.000 a 107.000 kms.

É evidente que comprar um carro c/ 190.000 kms não custa o mesmo que um c/ 80.000;
É evidente que paguei o que considerei justo p/ um carro c/ 140.000 kms, mas não pagaria o mesmo valor se soubesse que já tinha mais de 224.000 (na melhor das hipóteses!!!)...

É inaceitável que se vendam carros com quilómetros alterados com o intuito de lucrar mais, enganando e lesando o cliente e - como tal, solicito o esclarecimento da situação através da apresentação de documentação credível por parte do vendedor e exijo ser ressarcido face aos prejuízos inerentes.

Não só o carro teria sido consideravelmente mais barato, caso apresentasse a quilometragem real, como também não teria quaisquer surpresas relativamente ao desgaste "precoce" de determinadas peças/componentes.
Da mesma forma, quando quiser vender o carro a um "terceiro" terei um grave problema em mãos p/ resolver.

Infelizmente o m/ dinheiro não é ganho a brincar, pelo que avanço c/ a comunicação pública do caso p/ várias entidades competentes p/ que sejam iniciadas diligências no sentido de apurar respectivas responsabilidades.

Atentamente,

brunoBARROS.

Data de ocorrência: 9 de novembro 2016
Bruno José Monteiro de Barros
Bruno Barros avaliou a marca
12 de abril 2021

Não recomendável. O facto de me ter dito inicialmente que me iria fornecer documentação relativa à importação do carro (onde fossem comprovados os kms) e até hoje não o ter feito, permite a cada um de nós tirar as devidas conclusões...

Boa noite Bruno
Infelizmente esta é e será pratica corrente do nosso mercado.
Pode dizer-me pff como conseguiu o histórico das manutenções Peugeot?
Estou desconfiado de uma situação similar e a ajuda para ter essa informação infelizmente não tem sido muita.
Obrigado

Muito boa noite!
Infelizmente eu fui mais uma vítima desses burlões, só que eu foi em particular que se dedica ao negócio de importados!!!
Senhor João Francisco santos eu descobri no concessionário da marca, dirigi me à marca e pedi para verificarem se havia adulteração de quilómetros. Neste processo a viatura foi ligada à máquina para fazerem a leitura dos componentes envolvidos, terminado este processo, no mesmo dia apenas me informaram que havia indícios de ter sido "mexida".
Depois pediram histórico neste caso ao representante da marca em Portugal, após alguns dias foi me enviado para casa um registo com os quilómetros que a viatura tinha estado das últimas duas vezes numa oficina da marca, neste caso na Alemanha.
Após isto verifiquei que tinham sido tirado quilómetros, não sei ao certo mas na ordem dos 150 mil a 200.
Este serviço teve um custo de 125 euros.
Se o poder ajudar em alguma questão disponha.

Exmo. Sr. João Santos, boa noite!
Peço desculpa mas só hoje voltei a consultar esta reclamação e vi o S/ comentário.
O histórico foi-me fornecido no concessionário aquando da m/ ida à oficina conforme exposto no m/ texto. Mas, atenção, como o m/ carro é importado, o sistema informático (cá) só tem acesso às intervenções na Bélgica que foram feitas durante o período de garantia. Pelo menos foi a explicação que me deram!
Disponha, cumpts.

Exmo. Sr. Nuno Rodrigues, boa noite!
Lamento a S/ situação e o que o aconselho é a apresentar queixa nas entidades responsáveis, independentemente de ter negociado com um particular ou profissional.
Cumpts.

Mais uma vítima,comprei um modelo desses é estou sem carro há um mês.se levar a Peugeot Portugal eles podem me facultar o numero real de kms,já que o carro veio da Bélgica.

16 de março 2018

Exma. Sr.ª Jenny Clifton, bom dia!
Como expliquei aqui num comentário ao Sr. João Santos, "(...) como o m/ carro é importado, o sistema informático (na Peugeot cá em Portugal) só tem acesso às intervenções na Bélgica que foram feitas durante o período de garantia. Pelo menos foi a explicação que me deram! (...)" No entanto, mesmo assim, foi logo possível ver que os kms não eram os reais e se fizer contas - uma média, vai conseguir estimar quantos kms poderão ter sido eliminados.
Veja/leia esta reportagem muito interessante que passou na SIC, tem dicas importantíssimas e que ajudam a perceber tudo o que deve fazer em relação a este tema:

* PROIBIDO *://contaspoupanca.pt/2018/01/07/carros-usados-com-o-conta-quilometros-adulterado/

Cumpts.