CustoJusto.pt Marca do Mês
Custojusto, Unipessoal, Lda

CustoJusto.pt - Burlado por vendedor

Joaquim Frade apresentou a reclamação
10 de março 2022
No passado dia 23-02-2022, contactei o sr. * anunciante do Custo Justo que apresentava para venda uma placa de electrónica para TV com referência e foto perfeitamente consonantes com o que que necessitava. Não respondendo a algumas questões que lhe fui colocando, rápida e estranhamente decidiu enviá-la à cobrança, apesar de não termos acordado absolutamente nada sobre condições e perante a necessidade urgente do artigo, decidi aceitar a entrega e pagar.
Quando abri a encomenda tinha uma placa completamente diferente com outra referência onde este anunciante teve o desplante de escrever a marcador, a referência do artigo que tínhamos negociado.
Questionado diversas vezes sobre o dever de me ressarcir imediatamente do valor do artigo em falta por me ter confessado não o ter, este senhor ficou mudo e deixou de responder.
Perante isto, enviei no dia 03-03-2022 uma denuncia devidamente documentada para o custo Justo, que não respondeu.
Hoje, dia 10-03-2022 voltei a insistir para que me respondessem e o que aconteceu foi que a foto do artigo que nunca existiu sumiu de onde já não devia estar porque o anunciante simplesmente não o possui.
Esta sucessão de factos, indicia no mínimo algum desprezo pela honestidade e cidadania e os clientes dos anunciantes também merecem atenção e respeito.
Peço ao Custo Justo, que ao menos através deste portal me preste alguma informação, sem prejuízo de futuras decisões que eu venha a tomar até ser ressarcido do montante envolvido
J. Frade
Data de ocorrência: 10 de março 2022
17 de março 2022
Boa noite,

Agradecemos o seu contacto.
Antes de mais, não registamos qualquer comunicação com a nossa equipa de apoio ao cliente por parte do seu email associado a esta notificação.
Para uma resposta mais directa e optimizada, sugerimos que nos contacte directamente através do nosso serviço de apoio ao cliente, disponível em:

De qualquer modo, não podemos deixar de lamentar a situação que nos reporta.
Infelizmente não nos é possível prever o comportamento de determinados utilizadores. Embora a nossa equipa de revisão faça o possível para analisar da melhor forma todos os anúncios inseridos no nosso site, as informações publicadas e a gestão dos negócios são sempre de total responsabilidade do anunciante, tal como especificado nos nossos Termos e Condições.

De modo a evitar situações como a que nos relata, deterioração de artigos enviados por correio ou tentativas de burla, recomendamos sempre a consulta das nossas recomendações sobre como comprar e vender em segurança em:

* PROIBIDO *://www.custojusto.pt/ajuda.htm?page=compra

Tendo sido lesado, desde já encorajamos a que apresente queixa junto às autoridades. Oferecemos total cooperação com a polícia nestes casos.

Poderá encontrar os contactos da Polícia Judiciária da localização mais conveniente em:

* PROIBIDO *://www.pj.pt/
17 de março 2022
Resposta a Custojusto, Lda
Em primeiro lugar reafirmo que enviei as denúncias reportadas na mensagem anterior através da vossa página disponível para o efeito. A conclusão de tais mensagens termina com: “Agradecemos os seus comentários! A sua denúncia foi enviada”. A partir daqui nada mais acontece. Se a vossa equipa não as registou poderá ser um problema com o site, que propõe a denúncia a partir da página de diálogo entre mim e o vendedor à qual o Custojusto, Lda. seguramente tem acesso
Independentemente da minha intenção de apresentar uma queixa crime por burla, não posso deixar de manifestar alguns reparos relativos à forma como a Custojusto, Lda. responde a situações desta natureza, como se o problema se reduzisse a uma simples trapaça entre dois negociantes e pelo meio não existisse um mediador que legalmente assume esta actividade.
Analisemos a recomendação que a Custojusto, Lda. faz na sua página, no que mais se poderia aproximar do sucedido:
“Termos e Condições de utilização do Site”, na secção “Responsabilidade”
“A CustoJusto não assume qualquer responsabilidade pelos anúncios e respectivo conteúdo publicados no site CustoJusto.pt, nem responde por quaisquer danos ou prejuízos resultantes desses anúncios ou transacções efectuadas.”
Ora, nem a mais fértil imaginação consideraria isto como uma transação. Entreguei dinheiro por um artigo que não recebi. O que recebi, por não haver o que queria e de forma maldosamente consciente foi uma inutilidade que não me serve para nada. A seguir silêncio absoluto e foto do artigo removida do Custo Justo. Isto não é trabalho honesto. É trapaça rasteira ao mais baixo nível.
Custojusto, Lda. não faz ou pede avaliações sobre os seus anunciantes? Não escrutina a sua idoneidade? Se não o faz deixo a sugestão.
Independentemente da queixa crime, divulgarei à exaustão este caso para que futuros incautos não caiam nestes embustes. O mercado online não pode ser isto.
Obrigado.
28 de março 2022
Custojusto Burla e ausência de esclarecimentos são preocupantes

Bom dia, caros senhores de Custojusto, Lda.
Dirijo-me a vós através do vosso e-mail e ao mesmo tempo, deste precioso meio que é o Portal da queixa.
Isto porque, independentemente do valor que me foi extorquido, cuja queixa crime seguirá os seu trâmites, é importante que
sejam do conhecimento público as vississitudes a que podem estar sujeitas as vítimas de burla na condição de compradores como foi o meu caso
e certamente na condição de anunciantes vendedores
Enviei-vos oportunamente uma denúcia sobre uma burla de que fui vítima e que foi exaustivamente descrita com fotos e detalhes do acontecimento
Para o efeito, utilizei a vossa página dedicada ao diálogo entre o anunciante a eu, ambos cadastrados e portanto sem qualquer desculpa
sobre o meu endereço de e-mail, conforme alegaram na resposta no Portal da Queixa.

Seria interessante algum esclarecimento sobre o formulário da própria página do "Chat" onde entre várias opções convidam à denúncia
que depois de preenchida e enviada rematam com a expressão: "Agradecemos os seus comentários! A sua denúncia foi enviada. Envie três mensagens.
A pergunta que me ocorre é: Enviada para onde? A vossa equipa não lê essas mensagens? Não identificam a origem? não acedem ao diálogo
entre as partes para poderem escrutinar melhor o que se passa? Tudo muito estranho.

Apesar disso quero acreditar que a Custojusto, Lda é capaz de fazer melhor e é nesse sentido construtivo que vos convido a reflectir antes que a vossa
plataforma se converta definitivamente no paraíso dos burlões.

Com os meus cumprimentos,

9 de abril 2022
Custojuaso não responde

Como já se percebeu, A Custojusto, Lda, parece continuar apática e indiferente em relação aos problemas dos
utilizadores da sua plataforma.
Rematarei este assunto com um alerta àqueles que a quiserem utilizar para comprar ou vender seja o que for.
Saibam que a Custojusto, Lda usa apenas um modelo de resposta só quando o assunto se torna público como este caso
e na essência vos diz: Queixem-se à polícia.
O meu caso, por minha iniciativa já está na justiça mas deixo um conselho:
Procurem plataformas onde os intervenientes sejam avaliados e selecionados na sua idoneidade e comportamento
para que ao menos se sintam seguros antes de comprar ou vender. No meu caso foi o vendedor que se sentiu seguro para burlar
e continua oferecendo os seus produtos, o que é um mau presságio.
Nota zero para Custojusto, Lda
Obrigado ao Portal da Queixa.

10 de abril 2022

Agradecemos o seu contacto.

Como informamos anteriormente, não registamos qualquer comunicação com a nossa equipa de apoio ao cliente relativamente à situação em que nos reportou a situação em causa. O único registo de que dispomos de contacto do seu email aparece associado a esta mesma situação que nos reportou através do link da mensagem anterior.
De qualquer modo, a nossa equipa técnica irá verificar a situação da falha de comunicação da mensagem através do formulário a que se refere, sendo a primeira e única indicação deste tipo recebida pela nossa equipa.
No email enviado directamente, solicitamos mais alguma informações sobre esta questão.

Relativamente à sua queixa, relembramos que, ao contrário do que afirma acima, e conforme disposto nas nossas Regras e Termos de utilização, os quais declarou ler e concordar, a nossa plataforma não atua como intermediário, não dispondo também de qualquer meio de pagamento nem de envio de encomendas, servindo apenas como modo para interessados poderem promover e encontrar artigos ou serviços em que tenham interesse.
A nossa plataforma não tem qualquer gestão, interferência nem controlo sobre os acordos ou a forma como as partes interessadas (cliente e comprador) realizam os seus negócios, em todo o caso não deixando de alertar sempre para as nossas recomendações para a compra e venda segura de artigos.

Constatamos ainda que, no contacto que temos registado, não nos indica qual a situação ou anúncio em causa, pelo que não pudemos analisar a questão de modo avaliar a mesma e prevenir comportamentos abusivos semelhantes nos futuro por parte do mesmo anunciante.

Novamente, não podendo deixar de lamentar a situação de que foi vítima, encorajamos a que apresente queixa junto às autoridades. Oferecemos total cooperação com a polícia nestes casos.

* PROIBIDO *://www.pj.pt/
10 de abril 2022

Agradeço a vossa cordial resposta mas não posso deixar de lamentar o seu anacronismo perante
a sucessão de mensagens e anexos de prova que disponibilizei, quer através do vosso (pelos vistos, ineficaz) pedido de denúncias quer através do primeiro texto aqui apresentado com anexo. Anexo esse que, de acordo com informação apresentada, está ao vosso dispor mas certamente por algum imprevisto, a vossa equipa também não terá visto ou não lhes suscitou interesse.

Curiosamente (ou não), as vossas respostas parecem surgir apenas quando os casos assumem proporções públicas.

Que fique claro que eu não pretendo que a CustoJusto, Lda. me pague seja o que for e muito menos que
se substitua à justiça.

O que me incomoda é verificar que uma instituição que apoia a intermediação de negócios, e certamente não o fará de forma absolutamente gratuita, não preste a devida atenção aos utilizadores do seu suporte e não se resguarde, porventura até em seu próprio prejuízo, de gente sem escrúpulos que tanto pode emergir da parte de vendedores como da parte de clientes.

Quanto ao caso em apreço, já decorrem diligências no sentido de lhe dar solução.

Nesse sentido, da minha parte é tudo quanto a este diálogo com a Custojusto, Lda. podendo eventualmente ser apenas necessária alguma informação para o processo em curso, que já não será da minha competência.

Caso subsista alguma questão da vossa parte, continuarei ao vosso dispor.

Esperando que p'lo menos o caso tenha a virtude de ter alguma componente pedagógica para ambas as partes, apresento os meus cumprimentos.

26 de abril 2022
Tendo em conta que a CustoJusto, Lda. Já se pronunciou sobre esta questão, declarando que a sua equipa não encontra as minhas denúncias no seu formulário e ao que parece, também não encontra as provas que anexei neste portal, já dei por concluídas as diligências junto dessa instituição, restando-me as vias judiciais já iniciadas até ser ressarcido do montante que me é devido.
O silêncio do Burlão e a aquiescência da Custo justo, Lda. não me demoverão. Essa é a única certeza que tenho e por isso, continuarei neste vosso portal até ter uma solução que, obviamente será a devolução pura e simples do montante referido, eventualmente com os respectivos juros previstos na lei.
Apenas e somente nessa circunstância considerarei o caso como resolvido.
Até lá, manterei o contacto com este portal para que esta e outras trapaças cheguem cada vez mais ao conhecimento do público.
Seja qual for o desfecho, pela minha parte ele será aqui reportado antes de dar o tema por concluído.
A recrudescência dos crimes de Burla tem que ser travada e os prevaricadores não podem encontrar abrigo para o seu expediente nas plataformas promotoras de negócios em Portugal. Estas também têm um papel importante a desempenhar.

Obrigado,
27 de abril 2022
Boa noite,

Conforme a sua anterior informação, verificamos a existência do anexo disponível na primeira mensagem, desde então estando a nossa equipa a tentar esclarecer a situação junto do anunciante.

Ao mesmo tempo, tal como nos indicou, já se encontrará desencadeado o envolvimento por parte das entidades legais, com as quais oferecemos total cooperação.
Dado o carácter de confidencialidade dos processos em causa, não efetuamos qualquer comentário sobre o estado ou o desenvolvimento dos mesmos.
De qualquer modo, fazemos naturalmente votos de que a situação se resolva do modo mais rápido possível.

Partilhamos da sua repulsa relativamente às praticas abusivas, em particular as praticadas em plataformas online. Apesar dos melhor esforços da nossa equipa, que diariamente trabalha no sentido de assegurar o melhor conteúdo e funcionamento da plataforma, infelizmente não nos é possível impedir todas as situações e comportamentos deste tipo.
Também nesse sentido continuamente alertamos para a leitura das nossas recomendações sobre como comprar e vender em segurança, sendo as medidas base para evitar situações como a que nos relata, deterioração de artigos enviados por correio ou tentativas de burla.

Caso tenha alguma questão que nos deseje colocar, agradecemos que nos contacte através da nossa plataforma.

Com os melhores cumprimentos
28 de abril 2022
O assunto foi confiado a uma advogada que me representa e que permitiu deixar-vos o seguinte esclarecimento:
Numa fase ainda extra judicial, o visado foi intimado através de carta registada (documentos anexos), a restituir o montante em questão tendo-lhe sido facultados os meios necessários para esse fim e/ou qualquer resposta verbal ou escrita que entendesse necessária.

Recebeu a carta, não respondeu como habitualmente e não efectuou qualquer diligência para resolver a situação.
É tudo o que se me oferece, de momento.

Joaquim Frade
Esta resposta tem um anexo privado
18 de maio 2022
Bom dia.
O assunto aguarda resolução pelas vias judiciais cujo processo já foi iniciado. Logo que existam novidades, delas darei conta através do Portal da queixa, sem o qual, estou absolutamente certo de que haveria muito mais pessoas lesadas neste país.
É sempre bom que o cidadão saiba que para que não acabe penalizado em situações de burla, tem que lutar sempre contra duas importantes armas: O silêncio de uns e a indiferença de outros até que a vítima se esqueça e desista.
Por muito pouco valor pecuniário que uma burla represente é um crime perante a lei. Banalizá-lo é um crime social que nos deve preocupar a todos e sobretudo aqueles que possuem ou que usam plataformas de negócios online.
1 de junho 2022
Este assunto encontra-se ainda a decorrer nas instâncias judiciárias competentes pelo que estou a aguardar a sua resolução.
Joaquim Frade avaliou a marca
11 de junho 2022

Custojusto, Lda. pareceu-me, de acordo com os acontecimentos que me dizem respeito, uma plataforma de negócios indiferente ao rigor, transparência e acima de tudo à resposta tardia ou nula quando ocorrem situações irregulares de burla como foi o caso. Limita-se a ditar recomendações a vendedores e compradores e esperar que tudo corra bem.