59.7

Dacia Portugal - Consumo excessivo de óleo

Marco Almeida apresentou a reclamação
24 de novembro 2022
Caros Senhores,

Transmito-vos uma situação que se está a passar entre mim e a Dacia/Renault, para alem do meu interesse particular, parece-me que também pode ser de interesse publico.

Adquiri recentemente uma viatura usada Dacia Lodgy 1.2 TCE (Gasolina), adquirida a um particular, portanto sem garantia.

A viatura tem funcionado bem, contudo, por uma questão de zelo, um dia destes fui verificar como estavam os níveis dos vários fluidos do carro e apercebi-me que o nível do óleo nem sequer aparecia na vareta, isto sem nunca ter aparecido qualquer aviso no painel de instrumentos do carro, sendo que tinham passado cerca de 5000km desde a última mudança de óleo.

Para colocar o nível de óleo correto foi necessário adicionar cerca de 3 litros (?). Achei estranho e comecei por pesquisar na internet algo sobre o assunto, e assim descobri que estes motores têm um defeito de fabrico que os leva a consumir óleo, nota-se sobretudo acimado dos 50 a 60 mil km, e existem vários boletins de serviço espalhados pela internet, dos quais envio em anexo alguns dos que encontrei.

Pedi à Dacia/Renault para verificar o meu carro sem custos tendo em conta esta informação, contudo não só não admitem o problema como também não se responsabilizam pelo custo do diagnóstico. O custo do diagnóstico num reparador autorizado é de 215 euros.

Reparem que eu não estou a pedir que façam ao carro qualquer intervenção desnecessária, estou a pedir que resolvam um problema que é conhecido e está relatado em vários países inclusive com processos na justiça.

Pretendo com esta informação, obter ajuda para resolver o problema, e estou certo que muitos outros proprietários de veículos com este problema (este motor vem instalado em vários modelos de carros), podem já ter tido custos de reparação dos motores sem terem noção de que o fabricante sabe perfeitamente do que se passa e optou por não fazer qualquer recall.

Encontro-me ao dispor para qualquer esclarecimento adicional.

Aceite os melhores cumprimentos.

(tradução de um parágrafo de um dos boletins de serviço encontrados:

Este óleo é então queimado pelo processo de combustão e o nível de óleo do motor é reduzido
mais rápido que o normal. Este motor não possui um sistema automatizado de detecção de nível de óleo e o cliente pode não saber se a quantidade de óleo cair abaixo do nível mínimo. Se o óleo descer abaixo do nível mínimo e o veículo continuar a ser utilizado
nesta condição, o motor pode ser danificado devido à lubrificação insuficiente.)
Data de ocorrência: 11 de novembro 2022
10 de dezembro 2022
Continuo a aguardar resposta e resolução sem custos, para o problema do consumo excessivo de óleo do meu veículo.
5 de janeiro 2023
Exmo(a). Sr(a) Marco Almeida.

No seguimento da sua exposição com o número 83970722, apresentada no dia 2022-11-24, tendo-lhe já sido prestados os devidos esclarecimentos pelo Serviço de Apoio ao Cliente Dacia no dia 24 de novembro de 2022, damos a situação por resolvida.

5 de janeiro 2023
Caros Senhores,
Os esclarecimentos prestados pela linha de apoio não servem de nada uma vez que remetem para mim os custos da avaliação do problema, superiores a 200 euros, portanto a reclamação está longe de estar resolvida. O que eu pretendo é que assumam o problema, que está identificado em vários países, façam o diagnóstico e a reparação do veículo, sem qualquer custo para o proprietário, que sou eu. Não pretendo que façam mais nada além disto.
Os vários boletins de serviço emitidos pelas marcas que utilizam este motor H5F, atestam o problema, e vão mais longe ao indicar que este carro não tem instalado um sensor de nível/pressão de óleo, como é possível isto!?
Neste momento o consumo de óleo vai em 3 litros a cada 5000km, o que significa que se eu respeitar os intervalos de manutenção previstos, de 20000km, então o motor terá consumido 12 litros de óleo!!! Como se entende isto não é aceitável.
Peço que reconsidere e resolvam o problema voluntariamente, sendo certo que não vou deixar este assunto até que se resolva.

Acusamos a receção da sua exposição, a qual mereceu a nossa melhor atenção.

No seguimento da mesma, informamos que poderá dirigir-se a um distribuidor Dacia para efetuar um diagnóstico à sua viatura, conforme indicação prestada pelo Serviço de Apoio ao Cliente no dia 16 de novembro de 2022.

Mais informamos que o último registo no nosso sistema informático de passagem em oficina da Marca reporta a 2017, sendo que não nos poderemos pronunciar sobre intervenções efetuadas fora da Marca.

Caros Senhores,
Agradeço a rápida resposta.
Assumo que o diagnóstico não terá custos a meu cargo, correto?

Acusamos a receção da sua exposição, a qual mereceu a nossa melhor atenção.

No seguimento da mesma, informamos que os diagnósticos têm um custo associado, sendo o valor da responsabilidade dos distribuidores da Marca, entidades independentes e juridicamente autónomas, pelo que sugerimos que solicite um orçamento antecipadamente.

Caros Senhores,
Agradeço a rápida resposta.
É lamentável que se limitem a repetir respostas, analisem a reclamação e verão que o orçamento já existe, e que o que pretendo com esta reclamação é precisamente não ter custos, quer com o diagnóstico quer com a reparação, com uma avaria provocada por um defeito de fabrico que a Dacia conhece, e sobre o qual emitiu boletins de serviço. É também lamentável que refiram que só têm registo do veículo até 2017, uma forma velada de dizer que está fora da garantia. Eu sei disso caros senhores, e por isso só reclamo a reparação do defeito de fabrico, de resto o veículo não tem qualquer outro problema que vos diga respeito.
25 de janeiro 2023
Caros Senhores, continuo a aguardar resposta digna da vossa parte.
Após novo contato com um reparador autorizado Dacia, foi-me confirmada a existência de uma instrução de serviço para alterar os parâmetros da injeção para procurar diminuir o consumo do óleo (afinal não é novidade...). Agendei uma visita para efetuar essa intervenção, que vou ter de pagar apesar de ser da vossa responsabilidade. E já que vou ter de pagar, será feita a revisão periódica ao mesmo tempo, para a qual fui informado que está prevista a utilização de óleo 10w40 em vez do habitual 5w30, porque será? Será que é porque o óleo 10w40 é mais viscoso a alta temperatura (vulgo mais grosso) e assim pode tendencialmente haver menos consumo de óleo!?
Questiono, será que a utilização deste óleo mais viscoso não vai a longo prazo aumentar o desgaste do motor e diminuir a vida útil do mesmo?
E os intervalos de substituição deste óleo, são os mesmos 20000km como previsto para o 5w30?
A mim parece-me um estratégia de 'empurrar para a frente', um problema que sabem perfeitamente que existe.
26 de janeiro 2023

Acusamos a receção da sua exposição, a qual mereceu a nossa melhor atenção.

No seguimento da mesma, reiteramos a informação prestada anteriormente. Mais informamos que, conforme a Ficha de Manutenção e Garantia que lhe foi entregue aquando da aquisição da sua viatura, a sua viatura poderá utilizar o óleo 10W40 ou 5W30.

14 de abril 2023
Venho por este meio informar que após a intervenção efetuada em janeiro pela empresa autorizada Melo & Falcão, em que foi feita a revisão prevista para o carro e foram alterados os parâmetros de injeção de acordo com o boletim de serviço da Dacia, a minha viatura continua com um consumo exagerado de óleo.

Decorridos 1400km após a revisão foi necessário adicionar 1,5 litros de óleo para repor o nível, que ficou 1mm abaixo da marca de nível máximo.

Por favor, informem a quem de direito, como referi anteriormente só pretendo este problema resolvido sem custos. Com exceção deste problema, o carro não precisa de qualquer intervenção. Sei que o carro é usado e está fora de garantia, contudo este é um problema conhecido pela marca, e está mais do que reportado em vários países, os boletins de serviço e informações do problema nas várias marcas e modelos que usam este motor estão largamente difundidos pelas redes sociais e internet.

Aguardo feedback.
14 de abril 2023
Venho por este meio informar que após a intervenção efetuada em janeiro pela empresa autorizada Melo & Falcão, em que foi feita a revisão prevista para o carro e foram alterados os parâmetros de injeção acordo com o boletim de serviço da Dacia, a minha viatura continua com um consumo exagerado de óleo.

Aguardo feedback.
19 de maio 2023
Exmo. Senhor Marco Almeida,

Como é do seu conhecimento, o assunto exposto está a ser tratado por um consultor do Serviço de Apoio ao Cliente Dacia, sendo que o mesmo será respondido por essa via com a maior celeridade possível.

Marco Almeida avaliou a marca
3 de fevereiro 2023

Gosto da marca e acredito que possa continuar a ser cliente, contudo o problema que deu origem à reclamação permanece, tive de suportar o custo da suposta solução que afinal sempre existia, em comunicação interna que o concessionário me mostrou. De momento estou a avaliar se houve redução do consumo de óleo, o que duvido, pois quando um motor consome óleo isso deve-se a defeito mecânica, não há programação de parâmetros de injeção (software) que resolva. Cumprimentos.