52.7

Decathlon - Cancelamento de pedido sem aviso

Felipe Klein Fiorentin
Felipe Fiorentin apresentou a reclamação
8 de setembro 2020

Ontem a tarde realizei minha primeira compra na Decathlon (e talvez a ultima). Entretanto, nessa mesma noite fui verificar e o estado da minha encomenda e para a minha surpresa aparecia como cancelada.
Para piorar, não dizem o motivo e, ainda pior, não enviaram nem um email a avisar. E obviamente, também não devolveram o dinheiro.

Atenciosamente,
Data de ocorrência: 8 de setembro 2020
Decathlon
9 de setembro 2020
Estimado Cliente,

Pela situação que nos descreve parece-me que a sua encomenda teve o pagamento recusado e daí terá sido cancelada automaticamente pelo sistema. Infelizmente o Mb way por vezes têm alguns problemas deste tipo que estamos a tentar solucionar junto com os mesmos. Mas de modo a confirmar esta questão, poderia indicar-nos o número da sua encomenda?

Ficaremos a aguardar a sua resposta e pedimos desde já, imensas desculpas por qualquer transtorno causado.
Felipe Fiorentin
9 de setembro 2020
Garanto-lhes que o pagamento não foi recusado e o valor foi debitado da minha conta já no ato da compra. Fiz uma rápida busca sobre o assunto e vi várias reclamações com a Decathlon relatando exactamente a mesma situação.
Quanto ao número da encomenda, se prestassem atenção e fizessem a leitura da mensagem, veriam que esta informação já estava la. Entretanto enviarei-lhes novamente anexo a esta mensagem.
Esta resposta tem um anexo privado
Decathlon
20 de setembro 2020
Caro Felipe,

Estive a verificar a sua encomenda e, de facto, a mesma foi cancelada pelo sistema automaticamente devido a pagamento recusado. Este problema com o pagamento deve-se a uma anomalia com a aplicação Mbway a nível nacional - externo à Decathlon. Esta situação está a fazer com que a comunicação do pagamento via Mbway não esteja a ser finalizada e, neste sentido, não recebemos a informação do pagamento. Tenho indicação que a situação ficou solucionada e o reembolso foi efetuado.

Lamento todo o transtorno que lhe foi causado.

Desportivamente,
A Equipa Decathlon Portugal
Felipe Klein Fiorentin
Felipe Fiorentin avaliou a marca
25 de janeiro 2021

Acho extremamente errado esta pratica da Decathlon de cancelar pedidos quando lhes convém. Para piorar, nem um aviso de cancelamento de pedido enviam. No fim, o consumidor fica sem o produto (depois de semanas de espera) e ainda "empresta-lhes" dinheiro, já que só ressarcem o dinheiro depois de um bom tempo.

Acho hilariante como (pelo menos) 3 meses depois de vocês terem conhecimento deste problema com os pagamentos MBway ainda não fizeram rigorosamente NADA para resolver a questão.
Ao menos podiam ter vergonha na cara e remover essa opção de pagamento do vosso website. Ou pelo menos inventar outra desculpa para não parecer tão mal.
Já me deram essa justificação em Junho. Já andavam a dar essa justificação a outras pessoas desde Abril/Maio. Façam qualquer coisa, que esta situação já é humilhante para a vossa empresa.

Acabou de me acontecer o mesmo. Fiz uma compra no dia 7 e hoje verifiquei que me cancelaram a encomenda, sem qualquer aviso. E precisava dos produtos para amanhã para a minha filha. Enfim, a resposta que recebeu, deve ser uma resposta padrão para a falta de profissionalismo e seriedade do loja online.

11 de setembro 2020

Exactamente, bastante lamentável a atitude a empresa.
Tentando colocar a culpa no cliente: "parece-me que a sua encomenda teve o pagamento recusado" - além desta informação ser falsa, ainda demonstra uma atitude pouco profissional da Decathlon em tentar eximir-se das suas responsabilidades.