52.6

Decathlon - Não é permitido fazer a devolução do artigo e o sistema permitiu/criou a devolução

Ana Maria Queiros Gonçalves Guerra
Ana Guerra apresentou a reclamação
4 de junho 2023
Bom dia.
Fiz uma compra de um capacete de alpinismo na Decathlon online porque não existe para venda na loja física da Decathlon... Na loja da Decathlon online como é evidente não posso experimentar!!!! como podem recusar fazer a troca de tamanho quando não tive oportunidade de ver e experimentar o artigo!!!! então a única solução é preferível não vender, qual é o problema se o tamanho não está bem e pretendo trocar, apenas isso é mais nada...O capacete está exactamente como me foi enviado, sem qualquer tipo de lesões, só experimentei e não serviu o tamanho, e fui à loja física para fazer a troca no mesmo dia que recebi a minha encomenda... Não é justo para o cliente não fazerem a troca, porque eu se tivesse oportunidade de me deslocar a outra loja física que tivesse o artigo a venda, não fazia a compra online!!!! os tamanhos por vezes não funcionam nem são todos iguais, se a compra é online, não temos a oportunidade de experimentar e ver para decidir, e nem toda a gente tem oportunidade de ir a uma loja física fora da minha área de residência (Lisboa) porque na loja física onde eu resido, Decathlon da Guarda não têm o artigo para venda e por isso fui obrigado a fazer acompra online... Penso que é má vontade e péssimo serviço ao cliente da parte da Decathlon da Guarda, mesmo que esteja previsto não fazer troca deste equipamento, não é normal nem justo para o cliente porque o artigo não apresenta nenhuma lesão, mantém todos os requisitos iguais, sem nenhuma alteração de qualidade, exactamente igual ao artigo que me foi enviado... apenas experimentei o tamanho e não serviu... O cliente é o único prejudicado porque fica sem o valor que eu paguei pela minha encomenda e sem o artigo porque não me serve o tamanho... Isto é Inadmissível e Inaceitável porque não é justo para o cliente, em nenhum momento tive oportunidade de ver ou experimentar o artigo.... E como preciso o artigo, fico sem o valor deste e ainda tenho que gastar outro valor para comprar outro!!!
Como não aceitaram a devolução na loja, tentei fazer a devolução na Decathlon online porque foi onde fiz a compra.... E correu tudo bem bem, o sistema deixou criar a devolução, como eu optei pela troca de tamanho, no estado da encomenda dizia, aguarda devolução... fui com o número da devolução aos CTT que me cobraram para fazer a devolução 8,30 euros... No entanto, passado 3 dias disto tudo, a responsável da loja da Decathlon da Guarda contactou-me para me dizer que fosse à loja entregar o capacete que eles pagavam a devolução excepcionalmente porque não está previsto fazer a devolução deste material... Eu disse - lhe que neste momento já não tinha o capacete porque fiz uma devolução online e enviei por correio... No entanto, e a pedido da responsável da loja, consultei a minha devolução online, qual o meu espanto porque agora o estado da devolução foi alterado para, não é possível fazer a devolução.... Se não é possível fazer esta devolução, o sistema não tinha que permitir sequer fazer /criar a devolução porque logo quando está a fazer a devolução devia dizer que não fazem a troca deste material e a mim deixou fazer a devolução toda e no fim dizia, aguarda a devolução do material...O sistema é enganador para o cliente, como deixou criar, eu estava à espera da troca ... Neste momento estou sem o valor que eu paguei pelo artigo e sem o valor de 8,30 euros que tive de pagar para de fazer a devolução CTT e sem o artigo... E preciso do artigo para as minhas actividades escolares!!!! Sinceramente, CRIOU-se uma situação /problema desnecessário e desagradável porque embora não seja permitido fazer a troca /devolução, eu fiz a compra online porque não existia em loja, não pude ver nem experimentar o artigo, tentei entregar o artigo no mesmo dia que recebi o artigo por isso o artigo não apresentava qualquer alterações ao seu estado normal e original!!! A única pessoa prejudicada nisto tudo sou eu como cliente e preciso do artigo!!!! Mas acho que também existiu e existe má vontade por parte da Decathlon e se o sistema da Decathlon funciona mal, porque é enganador, eu sou a única que não tenho culpa e estou a pagar por isso!!!! mais uma vez, agradeço que seja revista a situação e resolvido o problema!!!
Data de ocorrência: 4 de junho 2023
Decathlon
4 de junho 2023
Cara Ana,

Desde já lamentamos a situação que nos descreve.

Informo que já encaminhei a sua situação para os responsáveis da loja Decathlon em questão, de forma a receber um contacto o mais breve possível.

Esperamos contar com a sua compreensão.

Desportivamente,
A Equipa Decathlon Portugal
Ana Guerra
18 de junho 2023
Boa tarde.
No mesmo dia que recebi a encomenda da Decathlon online fui à loja física para fazer a devolução mas foi-me recusada... então, criei uma devolução na Decathlon online e o sistema permitiu, criou uma devolução numerada e em que diz aguarda os artigos... Fui aos CTT com o número da devolução e paguei as despesas de envio porque a devolução estava criada e aguardava os artigos, como não me enviaram mais nada... neste momento já fizeram a troca do tamanho do capacete mas não me pagaram as despesas que tive com a devolução do artigo... Mas se a loja física me tivesse resolvido o problema quando fui lá... Tudo tinha sido resolvido e sem mais problemas nem despesas... Depois, o site também criou a devolução, e se não era permitido também não devia ter deixado fazer a devolução... Eu fiz a devolução porque o site permitiu fazer a devolução e paguei as despesas de envio por o mesmo motivo, e eles é que me induziram ao engano!!!! sinceramente por as maneira como decorreram as coisas, acho que a Decathlon deve pagar as despesas de envio porque me induziu em engano por causa dos procedimentos que foram prestados!!!! se as coisas funcionassem bem, eu não tinha que pagar as despesas de envio!!!
Decathlon
16 de julho 2023
Cara Ana,

No seguimento da sua reclamação, informo que que no nosso site Decathlon.pt tem à disposição diferentes canais de comunicação, e uma equipa de Apoio ao Cliente totalmente dedicada para qualquer questão, seja através do nosso Live Chat, seja através de email apoiocliente@decathlon.com, de forma a poder esclarecer sobre eventuais dúvidas em algum processo, seja ele de compra ou devolução.

Em relação às nossas Condições de Trocas e Devoluções, poderá também encontrar toda a informação no nosso site no seguinte link: https://suporte.decathlon.pt/hc/pt/articles/6226055118737-Trocas-e-Devolu%C3%A7%C3%B5es

Onde poderá consultar toda a informação como devolver gratuitamente os seus artigos num balcão CTT.

Esperamos contar com a sua compreensão.

Desportivamente,
A Equipa Decathlon Portugal