Deccare - Sistemas de Informação
  • servicos@deccare.pt

Deccare - Sistemas de Informação - Avaria de portátil em reparação

Tiago Gonçalves apresentou a reclamação
13 de setembro 2021
Bom dia, venho por este meio tentar resolver a situação que se está a passar com a reparação do meu portátil no reparador oficial da Acer, Deccare grupo Decsis no Porto.
No dia 10 de Outubro de 2018 comprei um Acer Predator Helios 500, no início deste ano de 2021 o portátil deixou de carregar a bateria, eu formatei o portátil (tenho fatura) e o problema manteve-se.
No início do mês de Maio comprei uma bateria nova no reparador oficial Acer, Deccare grupo Decsis.
Após ter instalado a mesma o problema manteve-se e eu entrei em contato com a Deccare Porto e fui então deixar o portátil para ser reparado no dia 25 de Maio de 2021 (documento em anexo).
Após várias semanas de espera foi-me dito que o portátil tinha um problema na motherboard e que iriam tentar fazer a reparação e deram-me o preço para uma motherboard que com a mão de obra de substituição da mesma ficava em 2503.52€, algo que é simplesmente ridículo e vergonhoso! Uma peça que custa mais do que o próprio equipamento custou a dois anos atrás.
Passados alguns dias foi-me dito que não era possível fazer a reparação do mesmo e eu pedi que o portátil fosse formatado e que me fosse enviado, esta conversa aconteceu dia 23 de Junho!
No dia 5 de Julho recebi um email a dizer que o portátil ia ser enviado para a minha morada e que afinal já tinham conseguido realizar a reparação do mesmo, algo que é no mínimo estranho!
Recebi o portátil no dia 6 de Julho e o mesmo estava "reparado" mas tinha um risco enorme na tampa do ecrã, enviei imediatamente um email para a Deccare e os mesmos disponibilizaram-se a mandar vir uma tampa nova e que aquando da chegada da mesma eu teria que fazer novo envio do portátil para ser trocada.
No dia 27 de Julho, ou seja, 3 semanas após receber o portátil "reparado" o mesmo desligou-se enquanto eu o estava a utilizar ligado a corrente.
Após contacto com a Deccare os mesmos disseram-me para enviar o portátil que eles iam ver qual era o problema e aproveitavam para trocar a tampa do monitor que tinham danificado.
O portátil foi novamente enviado para as instalações da Deccare no Porto no dia 30 de Julho.
Após o envio não tive qualquer feedback dos mesmos tendo que fazer vários telefonemas ao longo das semanas para saber se já tinham recebido o equipamento e qual o estado da reparação.
Após várias semanas de espera recebi um email na sexta feira dia 3 de Setembro a dizer que o meu portátil não tinha reparação possível, e que os mesmos não se responsabilizavam por ter danificado o mesmo!
É vergonhoso gastar 2500€ a comprar um portátil topo de gama e 3 meses depois de acabar a garantia o mesmo começar a ter problemas!
É ainda mais vergonhoso o reparador oficial da Acer destruir o meu portátil e agora não assumirem a responsabilidade pelo que fizeram!
Tenho todos os emails e todos os documentos para provar o que digo!
Estamos simplesmente a falar de deitar 2500€ ao lixo!
Serviço pós venda vergonhoso e reparador oficial ainda pior!
Acer NUNCA mais.
Data de ocorrência: 3 de setembro 2021
SN: NHQ3NEB003834189C77600
Modelo: ACER PREDA PH517-51
RMA: DCC-58030 > DCC-58270
V/Ref: #64847521
Reclm: 2021.0127

Estimado Cliente,
Lamentamos a sua insatisfação, a qual compreendemos tendo em conta o valor do produto e data de compra, mas recordamos que V. Exa foi alertado para os riscos da intervenção técnica na Main-Board, tendo optado por essa solução com total conhecimento das consequências, por isso consideramos que a sua descrição na reclamação não corresponde à realidade dos factos e ao conteúdo dos mails trocados entre a Deccare e V. Exa.
Assim, recordamos a V. Exa os factos, conforme documentos em anexo comprovam:
1. Reparação DCC-58030 em orçamento, aberta 25/05/2021 a seu pedido com avaria: “não carrega”, tendo a Deccare emitido em 02/06/2021 às 16:22 o orçamento DCC-58030.1 para uma Main-Board nova no valor de 2035.38€+Iva (anexo Budget_Report_DCC-58030_1.pdf), deixando como alternativa por 80€+Iva a tentativa de reparação do circuito de alimentação na Main-Board avariada, mas com seguinte aviso: “ …mas a tentativa de reparação pode gerar avaria na Mainboard ,o que a Deccare não se responsabiliza… ”, tendo V. Exa aceite a alternativa reparação no mesmo dia 02/06/2021 às 17:48: “Pretendo que seja feita a reparação da peça.” (anexo Resposta a orçamento_DCC-58030_1.pdf).
No dia 07/09/2021 às 09:53, após seu contacto telefónico, V. Exa envia mail a pedir nossa responsabilização pela intervenção técnica na Main-Board, ao qual respondemos de seguida às 10:35 recusando essa responsabilidade e reiterando o alerta feito na sugestão da alternativa, reforçando ainda que só tínhamos avançado com essa tentativa reparação porque tínhamos sua instrução escrita, mas nada disse em contrário.
2. Infelizmente, numa primeira fase, não conseguimos essa reparação, tendo V. Exa sido informado e optou apenas pela formatação (anexo Resposta a orçamento_DCC-58030_3.pdf), mas após algumas tentativas adicionais conseguimos resolver, tendo o portátil sido devolvido a V. Exa totalmente funcional, inclusive da avaria que reportou e sem qualquer custo adicional para V. Exa (anexo Resposta final orçamento_DCC-58030.pdf).
3. Quando recebeu o portátil em 06/07/2021, reportou-nos um risco no COVER que não existia quando nos enviou para reparação, assumimos a responsabilidade dessa reparação estética sem qualquer encargo para V. Exa, continuando o portátil à sua disposição até recebermos no dia 19/07/2021 o COVER que encomendamos ao fabricante, tendo V. Exa sido questionada nesta data para quando pretendia a recolha.
4. Apenas no dia 25/07/2021 nos voltou a contactar para informar que o portátil se tinha avariado, deixou de ligar, pelo que reagendamos recolha para o dia seguinte.
5. De 30/07 até 03/09/2021 efectuamos diversas tentativas de reparação da Main-Board em componentes, sempre a nosso cargo, mas infelizmente sem sucesso, o que lamentamos profundamente, mas recordamos que desde o nosso primeiro orçamento alertamos que este risco de avaria na Main-Board existia, pelo que só efectuamos a intervenção com sua instrução escrita. De qualquer forma, reembolsamos V. Exa do valor total pago (orçamento_DCC-58030_3.pdf) porque efectivamente não conseguimos a reparação com sucesso.
Relativamente ao seu pedido de resolução “Pretendo que o meu portátil seja reparado ou que me seja devolvido o valor que paguei pelo mesmo.”, passamos a informar:
i. O direito de reembolso existe durante o período de garantia legal e perante o vendedor, ora a garantia terminou em 09-10-2020, dai V. Exa ter recorrido aos nossos serviços e solicitado orçamento para reparação, e a Deccare não é o vendedor do bem em causa.
ii. Conforme esclarecemos no ponto 1 acima, inicialmente apresentamos um orçamento para reparação que passava pela substituição da Main-Board e alternativamente a tentativa de reparação da Main-Board à sua responsabilidade por poder gerar a avaria completa desta, tendo V. Exa optado pela alternativa mais barata e com risco a seu cargo.
De qualquer forma, consideramos que devemos apresentar a V. Exa uma solução que resolva o seu problema, o qual passa única e exclusivamente para substituição da Main-Board por uma nova, que tem um custo actual de 1995.38€+Iva.
Tendo em conta o custo substancial desta peça, estamos disponíveis em partilhar esse custo com V. Exa, suportando a Deccare 40% desse custo no valor de 798,15€+Iva, bem como todos os serviços associados (recolha/entrega e intervenção técnica), ficando a seu cargo os 60% remanescentes da Main-Board no valor de 1197,23€+Iva.

Ficamos a aguardar sua resposta à nossa proposta.
Budget_Report_DCC-58030_1.pdf
Resposta a orçamento_DCC-58030_1.pdf
Resposta a orçamento_DCC-58030_3.pdf
Resposta final orçamento_DCC-58030.pdf
15 de setembro 2021
A minha reclamação corresponde a realidade dos factos. Como descreve no ponto 2 quando vocês me disseram que não conseguiam reparar o portátil (dia 23 de Junho), eu pedi que o mesmo fosse formatado e enviado (dia 23 de Junho), não pedi para vocês insistirem na reparação!
Vocês enviaram o mail a dizer que finalmente tinham conseguido "reparar" o mesmo no dia 5 de Julho, ou seja 12 dias depois de eu ter dito que pretendia que o mesmo fosse formatado e enviado! 12 dias a insistir por vossa decisão e não por minha!
Se tivessem feito o que eu pedi eu neste momento ainda tinha o meu portátil funcional, assim tenho 2500€ dentro de uma caixa para deitar ao lixo!
Quanto a "solução" que me apresenta, até agradeço a "atenção", mas como sabe com o valor de reparação que me propõe, que é de 1472.59€, eu compro um portátil bem superior ao equipamento que tenho (tinha), novo e com 2 anos de garantia.
Como tal tenho que recusar a sua proposta.
Estimado Cliente,

Quando dissemos que não conseguiamos reparar (23/6), já tinhamos efectuado diversas intervenções no circuito de alimentação e em componentes da Main-Board, portanto, a probabilidade de avaria completa da Main-Board, que já existia antes da nossa intervenção, foi aumentada com a nossa intervenção, conforme nosso alerta.
A nossa insistência posterior com sucesso, deveu-se a uma solução alternativa que descobrimos e que achamos por bem tentar, mesmo sem lhe facturar essa solução.
Além disso, V. Exa não pode ter a certeza que mesmo sem nossa intervenção, a seu pedido, esta avaria não viria a manifestar-se num curto espaço de tempo, porque geralmente estas avarias estão interligadas e desencadeiam falhas sucessivas.

Lamentamos a sua insatisfação, compreensiva, mas consideramos que demos o nosso melhor para o satisfazer e fomos correctos e transparentes em todo o processo.

Assim, com base na sua recusa da nossa proposta, vamos considerar esta reclamação encerrada.

Os melhores cumprimentos,
15 de setembro 2021
Assim é fácil, um reparador oficial da marca faz uma reparação sem se responsabilizar pela mesma, no fim fica o equipamento danificado sem reparação possível com prejuízo total para o cliente, apresentam uma "solução" que custa a módica quantia de 1472€, e quando o cliente recusa dizem que vão dar a reclamação por encerrada!
Que vergonha de serviço e de marca!
Caro Senhor,
Se considera que não fomos sérios ou cometemos alguma ilegalidade, tem à sua disposiçao mecanismos legais a que recorrer.
Cpts,
29 de setembro 2021
Resposta típica de quem não tem argumentos e tem por trás uma equipa de advogados a trabalhar para limpar a incompetência!
Tiago Gonçalves avaliou a marca
21 de novembro 2021