Deccare - Sistemas de Informação
  • Zona Indústrial Arcos de Sardão 320
    Oliveira do Douro
    4430-434 Vila Nova de Gaia
  • servicos@deccare.pt

Deccare - Sistemas de Informação - Não resolução de problemas (mesmo em estado de garantia)

Mónica apresentou a reclamação
6 de novembro 2019
Exmos Senhores,
Desde já os meus melhores cumprimentos.
Este assunto é respeitante à factura: AUD009/018912 e, bem assim, aos
Tickets com os ID: 9803996S & 9794897S.

No dia 02/09/2018, pelas 23:35 horas, adquiri um computador Acer SP513-52N-55 por 799.99€, na Loja Worten do Centro Comercial Colombo.

No dia 18/10/2019, dirigi-me à worten de Telheiras, a fim de colocar o computador na garantia, por se encontrar com as seguintes anomalias:
- Falta de leitura da impressão digital/fingerprint;
- Portas/entradas USB sem detectar Pen Drives e quaisquer outros cabos de ligação;
- Ruído excessivo da ventoinha e consequente aquecimento do computador;
E, por último, mas bastante relevante sem a qual não conseguimos trabalhar: Não detecta o Wi-fi, apresentando, dessa forma, anomalia na placa wireless.

Enviado para o local competente para ser arranjado e detectarem as possíveis avarias e solucioná-las ( TPM PT Deccare Porto, em Vila Nova de Gaia).

No dia 22-10-2019, recebi mensagem a informar que no seguimento do processo WO-05427189, o artigo já se encontraria reparado e pronto a levantar na loja Worten de Telheiras onde o deixei.

No seu Ticket com o ID: 9794897S, referenciava que havia sido substituída a ventoinha (Fan - 23.GRN1.001) e, afirmando que verificaram o bom estado de funcionamento do mesmo não tendo detectado outra anomalia além desta.

Ao chegar a casa, experimentei o que, para mim teria maior importância: O Wi-Fi.
1 - instalaram-me os browsers Modzilla e Firefox em língua Russa (Não pedi para fazerem instalação de qualquer um deles e, além do mais, não é aconselhável fazer instalação de browsers que não venham com o respectivo sistema operativo. Acresce que, obviamente, sendo portuguesa, não percebi absolutamente nada, nem consegui sequer mexer na internet, tendo de pedir a alguém de informática que me ajudasse por conhecer já, não a língua, mas os sítios onde teria de se ir para poder fazer o teste de internet e fazer a respectiva ligação).
2 - Ao experimentar, pude constatar que o problema da internet/placa wireless persistia.

Neste seguimento, enviei um email para a própria representante da Acer (Deccare Porto), que passo a citar:
"Boa tarde Exmos Senhores,
Antes de mais quero agradecer a vossa atenção para este nosso assunto.
No passado dia 02/09/2018 adquirimos um equipamento através da Worten, cujo equipamento tem os seguintes dados: Marca/Modelo - ACER SP513-52N; S/N – NXGR7EB002752065AF6600
Entretanto já há bastante tempo que se verificava a resposta negativa no desempenho deste equipamento, sendo que na passada data 10-10-2019 dirigi-me à Loja Worten Telheiras para colocar o equipamento em reparação (uma vez que o mesmo encontra-se ainda abrangido pela a garantia). Passo a citar os problemas mencionados na abertura do processo:
· Ruído no Cooler/Ventoinha do equipamento
· Placa Wireless sem força de sinal (Reconhece as redes mas sem força de sinal absoluto)
· Portas USB (Com diversos dispositivos USB (Discos Externos/Pen’s/Cabos USB ligação Telemóvel) todos eles com diversas falhas e desconexão constante
· Impressão digital (Em cada 10 tentativas de reconhecer a impressão digital reconhece 2 )
Entretanto poderão confirmar através do vosso próprio relatório, de que a única solução dada para estas anomalias detectadas, apenas foram detectados o S.O. corrompido e Drivers, para além da Ventoinha que foi substituída.
Em anexo poderão encontrar diversos testes efectuados novamente com o equipamento a 50 centímetros de distância do Router (anexos “Acer” + “Acer2”) onde no anexo “Acer” nem sequer já consigo aceder ao site. Poderão também encontrar em anexo (“lenovo1” + “Lenovo2”) outro equipamento à distância sensivelmente 3 metros do mesmo equipamento Router onde existe uma grande diferença no sinal.
Após a Reinstalação do Sistema Operativo, faço uma nota que foram instaladas versões do browser Mozzila Firefox em versão Russa (não percebendo o contexto), juntamente com o browser Opera (são ambos procedimentos dispensáveis à reparação e/ou tentativa de reparação em um equipamento.
Confirmo também de que o ruído relativamente à ventoinha foi ultrapassado, mas todos os restantes pontos mencionados como anomalia, encontram-se no mesmo estado. Sendo que necessitamos de uma solução viável.
Peço desta forma de que tenham alguma atenção para este caso, pois este equipamento é utilizado pelo o nosso departamento jurídico do qual é uma ferramenta de trabalho indispensável. Não podendo de todo sofrer diversas tentativas de reparação. Sendo que nós seremos os lesados sem o equipamento para a colega trabalhar.
Irei uma vez mais assumir a deslocação às instalações da Worten para deixar novamente o equipamento para reparação/análise. Mas faço o pedido/nota de que não poderemos assumir constantemente este defeito no equipamento. Do qual sugiro talvez a troca da placa Wireless.
Anexo também os relatórios da Deccare e da Worten, para servir como prova/consulta ao processo.
Nº Processo DECCARE – 5427189
Nº Processo Worten – WO-05427189".

Ao receberem o e-mail, responderam lamentando a reincidência e informando a exposição do assunto ao departamento técnico, referenciando, ainda, que ficariam a aguardar o equipamento, novamente nas suas instalações.

Nesta senda, voltei à Worten de telheiras para que me pudessem arranjar o computador, tendo aberto o Ticket com o ID: 9803996S.

No dia 6 de Novembro de 2019, recebo a informação de que a reparação WO-05623866 já estaria concluída aguardando levantamento na loja worten de telheiras.

Qual não foi o meu espanto que, ao receber o meu computador, na descrição da folha de reparação constava "efectuadas todas as actualizações do Windows disponíveis até à data, efectuados testes ao wifi e portas ubs em apresentar falhas/perda de ligação e o fingerprint encontra-se a funcionar correctamente. Anomalia detectada não era defeito mas consequência e uso inadequado. O SAT reserva-se ao direito facturar futuros casos idênticos".

Ora questiono, em primeira mão:
a) O que entendem por uso inadequado?

Segundo:
b) Como provam o mau uso?

Terceiro:
c) se entenderem o "uso inadequado" a instalação de browsers que não fazem parte do sistema operativo, então meus senhores, informo que a culpa vos é imputável porque o vosso centro de assistência é que fez as respectivas instalações, sem autorização, sem fundamento e de forma desadequada e totalmente não recomendada.

Acresço o facto de vos ter sido proposta a troca da placa wireless e vos foram enviados prints da respectiva situação.

Informo que também irei enviar um vídeo, com o respectivo computador com anomalias e outro de características semelhantes, no entanto de outra marca, a proceder ao teste, com a mesma rede, à mesma hora, ao mesmo tempo, e a diferença de sinal dos mesmos.

É absolutamente intolerável, injustificável e desprezível a forma como vocês tratam destas situações.

O meu computador está na garantia e, como tal, tendo direito à respectiva reparação, pretendo saber qual a resolução que os senhores pretendem dar a este problema. Caso contrário, ver-me-ei forçada a agir de outras formas e, inclusive, a pedir a devolução do valor que despendi e ser ressarcida de todos os danos que V.Exas me causaram no âmbito do trabalho, da sociedade, da empresa e, mormente do sector jurídico que se viu com bastantes entraves e inconvenientes para poder trabalhar, muitas das vezes não o conseguindo fazer.

Aguardo uma resposta e uma solução para esta questão.
Data de ocorrência: 6 de novembro 2019
SN: NXGR7EB002752065AF6600
Modelo: ACER ASPIRE SP513-52N-5574

Estimado Cliente,

Confirmamos a sua exposição que mereceu a nossa melhor atenção, desde já agradecemos a sua disponibilidade pois acreditamos que a melhoria sistemática dos nossos serviços também passa pela intervenção directa dos nossos clientes.

Sobre a sua exposição relativa ao seu portátil acima identificado, passamos a esclarecer:

A. Na primeira intervenção sob RMA 9794897S, Worten WO-05427189, que decorreu de 14 a 18/10/2019, onde V. Exa reportou diversas anomalias, como descreve na sua exposição, apenas foi confirmada avaria efectiva na FAN (ruído), a qual foi substituída ao abrigo da garantia do fabricante, as restantes anomalias não eram defeitos do produto mas decorriam de problemas/falhas de software (drivers), pelo que procedemos à reinstalação do sistema operativo original que resolveu as referidas anomalias.
Por favor verificar em anexo comprovativos dos testes finais com sucesso - 9794897S_Test_Results.PDF.

B. Confirmamos a recepção do seu mail de 24/10/2019 a reportar sua insatisfação por considerar que as restantes anomalias persistiam, onde anexou algumas fotos exemplificativas, o qual foi reencaminhado ao serviço técnico para tomar em consideração na futura reavaliação ao portátil, tendo-lhe sido dado essa resposta.

C. Na segunda intervenção sob RMA 9803996S, Worten WO- 05623866, que decorreu de 29/10 a 04/11/2019, onde V. Exa reportou lentidão e falhas de WIIF para além das anomalias reportadas no mail de 24/10/2019, o portátil foi totalmente testado, componente a componente e no seu conjunto, não se tendo verificado nenhuma avaria de hardware, seja na placa WIFI, portas USB ou FingerPrint, mas apenas o Windows com actualizações bloqueadas/pendentes que geravam entropia e diversas falhas de desempenho, inclusive as descritas por V. Exa, tendo o técnico procedido ao desbloqueio do Windows e instalação de todas as actualizações pendentes com sucesso.
Por favor verificar em anexo comprovativos dos testes finais com sucesso - 9803996S_Test_Results.PDF e BurnIn Test Results - 9803996S.

D. Relativamente ao alerta registado no nosso relatório, o qual gerou sua insatisfação, podemos esclarecer que tal aviso para os clientes finais é um proforma recomendado pelo Fabricante – ACER – quando não se verifica qualquer defeito ou falta de conformidade no equipamento.
Para este efeito, esclarecemos V. Exa que só é considerado defeito ou falta de conformidade as avarias de hardware dos equipamentos (física), as anomalias de software, como foi o caso, não são considerados defeito ou falta de conformidade do Bem por decorrerem da utilização pelo cliente, tendo este sempre a possibilidade de reposição autónoma do sistema original (Alt+F10), conforme instruções que constam no verso dos nossos relatórios (pf ver 9794897S e 9803996S).

Assim, e relativamente aos seus pedidos de resolução, informamos:
• “Pretendo que me arranjem o computador de forma conforme” – O seu portátil está totalmente funcional conforme comprovamos através dos anexos;
• “eventualmente substituam a placa wireless como foi sugerido” - Tendo em conta que não existe nenhum defeito na sua placa WIFI, conforme testes nos nossos serviços técnicos em anexo comprovam, consideramos que não existe justificação legal para reparação ou substituição da referida placa;
• “ou que me devolvam o valor que paguei por ele.” – De acordo com a legislação em vigor, DL 84/2008, V. Exa pode exigir a resolução de defeitos ou substituição do Bem junto do Produtor ou seu representante, mas não o reembolso ou redução do preço visto o contrato de compra e venda ter sido realizado com outra entidade – Vendedor – Worten.

Esperamos que a nossa resposta tenha sido adequadamente e fundamentadamente esclarecedora.

No entanto, V. Exa considera que alguma anomalia persiste, pode entregar-nos o seu portátil para análise, seja directamente nas nossas instalações de Alfragide ou via Worten, caso contrário, iremos dar da nossa parte a sua reclamação como encerrada.

Os melhores cumprimentos,
Direcção de Qualidade
Esta resposta tem um anexo privado
14 de novembro 2019
Boa tarde Exmos Senhores,

Cfr troca de e-mails para resolução deste assunto, darei, também, aqui, a situação como encerrada.
Agradeço todas as diligências efectuadas para resolução do mesmo e já servirá como exemplo para, no futuro, fazerem aquele último teste, que somente foi colocada a possibilidade pelo envio do e-mail com o respectivo problema.

De qualquer das formas, ficou resolvido, que seria o que se esperava.

Agradeço, uma vez mais todas as respostas céleres, completas e bastante informadas sobre todos os assuntos.

Conseguiram, de facto, dar solução ao mesmo.

Desejo-vos o maior sucesso e agradeço toda a atenção!
Mónica avaliou a marca
14 de novembro 2019

Os representantes da Acer, tomarem todos os cuidados e diligências para o cumprimento e procura de soluções adequadas ao caso em concreto. Como tal, só tenho a agradecer e a desejar tudo de bom para a empresa.