93.8

Manuel de Vares Rodrigues
Manuel Rodrigues apresentou a reclamação
19 de janeiro 2022
Caros Senhores
Sou Manuel de Vares Rodrigues, sócio e Gerente da sociedade Rodrigues & Vieira Lda, proprietária da Padaria e Pastelaria Vila do Caniçal
Recebi uma carta dos senhores com data de 17 de Dezembro de 2021 para ser intimado a pagar a divida de café de € 445,05 e entregar todo o equipamento que me foi emprestado. Também dizia a carta que se não fizesse o que pediam iam para tribunal para me cobrar uma indemnização € 19.353,60.
Agora vou dizer a razão pela qual deixei de consumir o vosso café.
Nos meus estabelecimentos á vinte anos que trabalho com o Café Delta, nunca tendo usado outro, mesmo sendo atraído nesse tempo todo por outras marcas e mesmo sem as remodelações de mesas e cadeiras que me prometiam. O vosso café é bom e eu consumi sempre os lotes de qualidade superior.
Eu abri uma nova casa, onde o antigo proprietário consumia a marca “Torrie”. Eu não quis continuar esse contrato.
Eu remodelei o espaço de balcão de padaria e esplanada, no qual gastei cerca de € 100,00.
Abri a casa e continuei a vender Café Delta.
Acontece que pedi ao gerente da Madeira, o Sr. Ângelo se não me dispensavam um toldo para a esplanada.
Este toldo era bom para mim, mas também para eles pois em dias de sol ou chuva as cadeiras podiam ser usadas pelos clientes.
Recebi o Sr. Ângelo que me entregou um cheque da Delta para a Rodrigues & Viera, Lda no valor de € 5.000,00, valor que nem dava para metade do preço do toldo.
Ora eu senti-me desconsiderado pelos Cafés Delta porque sei que há clientes vossos que consomem menos café do que eu, nem trabalham aos anos que eu trabalho com os senhores e têm recebido valores muito altos comparado com o que eu recebi.
Parece que nisto há filhos e enteados. tempo
Cumprimentos.
Data de ocorrência: 19 de janeiro 2022
21 de janeiro 2022
Exmo. Senhor,
Na sequência de reclamação apresentada, e cuja análise mereceu a nossa melhor atenção, passamos a esclarecer o seguinte:
Desde sempre a Delta Cafés/Grupo Nabeiro pautou a sua conduta por um elevado sentido de responsabilidade e compromisso. E, no âmbito da relação contratual que, livremente, dentro do mercado concorrencial estabeleceram as partes, a Delta Cafés cumpriu todas as suas obrigações contratuais e respeitou todos os princípios de boa fé, pelos quais sempre se rege, sem exceção, os quais voltaram a assumir posição preponderante junto de V.Exa.
Em termos contratuais, e em sede de aditamento ao contrato inicial ficou estipulado um consumo médio mensal de 60 kg de café, até atingir o consumo total previsto de 2 880 kg. Consumo que, V.Exa não cumpriu. Alías no texto da reclamação que apresenta menciona claramente que deixou de consumir o nosso café.
Nestes termos, trata-se inequivocamente de um incumprimento contratual tendo V.Exa pleno conhecimento, uma vez que constava de forma evidente no teor do contrato, entretanto resolvido, que se não consumisse o estipulado mensalmente existiria um incumprimento com todas as consequências inerentes a tal conduta, designadamente o pagamento de uma indemnização e devolução dos equipamentos.
Pelo exposto, procedemos à resolução contratual e interpelação para pagamento da indemnização devida e devolução dos equipamentos cedidos, conforme refere na sua reclamação, através de carta oportunamente remetida para o efeito.
Muito nos surpreende a presente reclamação, porquanto sempre respeitámos o compromisso assumido e sempre mativemos uma postura colaborante e de boa fé.

Gratos pela atenção dispensada
Com o melhores cumprimentos,