93.8

Delta Cafés - Residuos no café

Maria Teresa Moguinho Liberato
Maria Liberato apresentou a reclamação
5 de fevereiro 2021
Café em grão com residuos, nomeadamente o que parece ser casca bastante dura. No periodo de 3 anos é a segunda vez que o moinho da máquina de café é danificado, tendo que ser mudado. Para além do custo da reparação da maquina de café ( 110 euros×2) é todo o incômodo causado.
Data de ocorrência: 5 de fevereiro 2021
9 de fevereiro 2021
Exma. D. Teresa Liberato

Informamos que o lote para nós é extramente importante, só assim podemos proceder á rastreabilidade interna do produto e perceber todas as fases do seu processo produtivo. Não o tendo é impossível podermos comprovar os nossos registos internos.

No entanto pela fotografia enviada do corpo estranho, parece tratar-se de um pedaço de uma casca de coco, cuja proveniência garantidamente se situa no país de origem do café. Sendo o café um produto de origem agrícola, proveniente de inúmeros países, onde a tecnologia de secagem utilizada se baseia muitas vezes em secagem do fruto em terreiros ao sol, tal processo poderá ser passível de gerar o aparecimento de pequenas pedras, pedaços de coco, cerejas, entre outros.
Precisamente para acautelar situações conforme a descrita por V. Exa, foi aprovada e publicada legislação que, com o principal e supremo objetivo de proteger o consumidor, estabelece as definições, denominações, características e formas de acondicionamento que devem obedecer o café, sucedâneos de café e suas misturas, bem como as regras relativas à respetiva rotulagem e comercialização, e que cumprimos minuciosamente.
Nestes termos, o Decreto-lei nº 78/2013 de 11 de junho, contempla no artigo 2º, ponto 2, alínea a) que, os produtos obtidos através de café cru proveniente de frutos sãos e maduros, só podem ser comercializados, entre outras, com as seguintes denominações e respetivas características: “Café torrado”, definido este, como o produto obtido por torra de café cru, com a cor, sabor e o aroma próprios, podendo conter um teor de corpos estranhos ao café em relação à matéria seca no máximo de 0,5 %.
Assim sendo, e nos termos da legislação em vigor, a existência nos produtos comercializados, de corpos estranhos ao café, é expressamente contemplada e admitida sendo, contudo, demarcados, naturalmente, limites máximos, o que, in casu, foi indubitavelmente respeitado.

De qualquer forma, ressalvamos que não é frequente recebermos reclamações devido à presença de corpos estranhos, já que dispomos de equipamentos altamente evoluídos, devidamente ajustados para se efetuar a limpeza do café, tanto em verde como torrado e, para além de detetores/separadores de metais, usamos um novo equipamento com tecnologia de ponta, que separa o que for de tamanho, forma ou cor diferente do grão de café, por leitura ótica. O processo de limpeza realiza-se em diversas fases e sistemas (crivos, ímanes, densidade, detetores de metais), para assegurar que situações como a relatada por V. Exa, sejam minimizadas ou mesmo inexistentes. Aproveitamos ainda para informar que o processo produtivo da Novadelta – Comércio e Indústria de Cafés, envolve um apertado e criterioso controlo de qualidade desde a matéria-prima até ao produto acabado e, não obstante todos os sistemas de limpeza que dispomos, ressalvamos mais uma vez, a probabilidade, embora baixa, de situações deste tipo poderem acontecer.

Gostaríamos de evidenciar que pugnamos a nossa conduta, desde sempre, por elevadíssimos padrões de qualidade, e que a satisfação/fidelização dos nossos clientes tem sido, ao longo do percurso da Delta Cafés, o nosso primordial objetivo.

Ao dispor para qualquer esclarecimento adicional

Com os melhores cumprimentos
Equipa Delta Cafés