Clínicas Dentárias

Tiara Rosa Machete
Tiara Machete apresentou a reclamação
25 de janeiro 2022
Boa noite,
Tive hoje a minha consulta na clínica dental Fusion em Tavira. Achei por correto realizar está reclamação pois apenas demonstra o meu desagrado que também manifestei à saída da clínica. Gostaria também de relembrar que em 2013/14 fui vossa cliente. Era uma estudante com 14 anos que precisava de aparelho e como havia a facilidade de pagar em prestações a minha mãe (mãe solteira e sem trabalho na altura) aceitou todas as condições. Até ai tudo bem, aceitamos porque quisemos. Coloquei um aparelho fixo aquele que chamamos aparelho dos quadradinhos. Tudo correu bem enquanto pagamos, à excepção das vezes que ia sozinha e descolava as peças. O dentista só se zangava e fazia me sentir culpada visto que o filho dele não pagava aparelho e nunca tinha descolado uma peça. Apenas queria realçar que são coisas que acontecem e criança ninhuma merece ir com medo ao dentista.
Voltando a hoje, pedi uma consulta de orçamento a qual nunca me disseram o valor mesmo quando perguntei no dia que fiz a consulta por chamada. Fiz um raio x por decisão do dentista(tive que o pagar) e apenas queria saber quanto custaria fazer uma contenção nova visto que desde 2015 nunca me chamaram para uma consulta de manutenção e por concelho de uma pessoa proxima, fui parar a outro dentista que me atendeu bastante bem... Optei por voltar a dental Fusion porque já 2 vezes que perco a minha contenção que solicitei no outro dentista e já me dá vergonha de voltar ao mesmo sítio mesmo por perder sempre o aparelho. O que é certo é que sem pedir lixaram me os dentes e quando informei que achava que os dentes estavam desalinhados e a solução não era lixar ainda me disseram que não era verdade me perguntaram se tinha vontade de voltar a usar aparelho. Acho logo aí uma pergunta desnecessária visto que o aparelho não é uma questão de vontade mas sim de necessidade. Quiz saber as minhas opções e assim que me dirigi a pedido de uma funcionária à porta de saída, fui confrontada com um plano exagerado com o custo de 600 e tal euros e coisas que eu nem preciso para me roubarem ainda mais dinheiro. Os meus dentes em baixo moveram com a contenção fixa e foi inteiramente da responsabilidade do dentista pois nunca mais se preocuparam assim que tirei o aparelho. Para além de ter o plano de 600 e tal euros que tenho 2 meses para decidir se confirmo ou não, ainda fui surpreendida pela negativa por uma fatura de 150€ pela consulta de orçamento e raio x que no meu ver foi desnecessário. Para roubar dinheiro são bons para cuidar dos pacientes não prestam. Como opção ainda me foi dada a hipótese de pagar em dinheiro sem fatura e recebia 20% de desconto. Acho isto um nojo. Querem fugir as finanças e ainda oferecem apenas 20% de desconto, para além de ilegal é uma falta de respeito de primeira. Não me surpreendeu nada ver um comentário negativo a carregar na mesma tecla que eu: careiros como tudo, simpatia superficial para nos limparem o dinheiro e falta de cuidado perante os pacientes após o pagamento... Quando tirei o aparelho, logo acabou o pagamento e o acompanhamento restante nunca foi feito. Nem uma vez que me chamaram para voltar a ver o estado dos meus dentes. Hoje confirmei a opinião que tinha em criança e já nunca mais volto a por lá os pés. Se alguém passou pelo mesmo e quer fazer queixa que entrem em contacto comigo pois dos preços de "tabela" que não me mostraram não se pode fazer queixa mas pelo facto de sugerirem descontos se abedicarmos da fatura e pagarmos em dinheiro, já se chega a algum lugar. Embora não haja prova escrita (visto que se recusam a dar a folha com essa informação,como é óbvio) se houver mais pessoas que queiram ir contra esta injustiça e roubalheira ja seremos ouvidos. A corrupção não é só na política e estes preços são uma robalheira perante o serviço prestado!!
Data de ocorrência: 25 de janeiro 2022
26 de janeiro 2022
Excelentíssima Sra. Tiara Machete,

Em primeiro lugar gostaríamos de esclarecer o mal-entendido uma vez que a sua queixa mostra não só algumas dúvidas como bastantes “inverdades” em relação à situação que decorreu consigo no nosso estabelecimento de Tavira no passado dia 25/1/2022.

Em relação à questão de ordem monetária, gostaríamos de esclarecer:

1- Como é feito com todos os pacientes, de forma a ficar nos nossos registos que o paciente tomou conhecimento do orçamento dado pedimos uma assinatura/rúbrica que NUNCA fideliza nenhum dos nossos pacientes ao tratamento sugerido
2- A Sra. Tiara Machete afirmou bastante “alterada” que não assinava
3- Este orçamento é um documento certificado e registado pela Autoridade Tributária
4- Os orçamentos dados em altura alguma têm valores “sem fatura” pelo que é gravíssimo o que foi insinuado por si acerca da nossa instituição que se pauta pelo cumprimento das normas
5- Em relação ao orçamento que lhe foi dado, mais concretamente, o que foi apresentado foi que se efetuasse o pagamento total do valor orçamentado pelos métodos de pagamento: dinheiro ou multibanco, seria feito um desconto de 20% no valor total (uma vez que o pagamento por VISA exige pagamento de algumas taxas e estas tornam logisticamente impossível a aplicação de desconto por parte das Clínicas Dental Fusion)
6- Em conversa com a nossa funcionária que a atendeu na receção, foi-nos informado que quando este desconto foi apresentado, a Sra. Tiara se mostrou bastante agitada, afirmando que esta mesma prática ia contra as normas instituídas pela autoridade tributária, algo que é FALSO
7- Em relação ao valor pago pela consulta, os valores aplicados e faturados são os valores tabelados que se encontram na receção das Clínicas Dental Fusion, tanto em Faro como em Tavira, em local bem visível, com possibilidade de consulta por qualquer pessoa (estando inclusive um código QR que facilita a consulta a qualquer indivíduo pelos meios digitais)
8- O valor pago está de acordo com esses valores tabelados
9- Não conseguimos perceber as afirmações “Simpatia superficial para limpar o nosso dinheiro” pois não só tudo o que foi feito foi de acordo com as normas, como o juízo de valor que fez nada de concreto apresenta.

Em relação à questão de ordem clínica, gostaríamos de esclarecer:

1- Ao afirmar que “nunca foi chamada” para uma consulta de manutenção mostra um total desconhecimento do que é a saúde Oral e mais concretamente a disciplina de Ortodontia.
2- É de conhecimento geral que todas as pessoas devem ir ao dentista pelo menos 2 vezes por ano. As Clínicas Dental Fusion em momento algum recusaram consulta à Sra. Tiara pelo que foi atendida SEMPRE QUE MARCOU CONSULTA, sendo que desde 2015 não compareceu mais na nossa Clínica.
3- O tratamento ortodôntico é um tratamento de compromisso, pelo que a Tiara apresentou tudo menos compromisso para com o tratamento realizado.
4- Em relação à questão de “lixaram-me os dentes”, achamos em primeiro lugar pouco concreto aquilo a que se refere, mas tentando adivinhar, uma vez que a linguagem utilizada na queixa não facilita o entendimento total desta, gostaríamos de afirmar que foram feitos “aparelhos” de contenção noutro local posteriormente a ter terminado a fase ativa do seu tratamento, deve, portanto, pedir justificações ao local onde foram feitos estes mesmos “aparelhos” se se encontra insatisfeita com o resultado final
5- De notar também que não é a única paciente nas nossas clínicas que fez/faz ortodontia e podemos afirmar que realmente foi talvez a paciente que mais instrumentos/peças do aparelho ortodôntico partiu, sendo que sempre durante todo o processo foi possível verificar alguma falta de cuidado e como já foi dito COMPROMISSO
6- Da última vez que compareceu à consulta, foi-lhe dado o plano que consideramos mais adequado para voltar a estabilizar a sua dentição
7- Quando afirma que foram sugeridos atos clínicos/tratamentos que “eu nem preciso” gostaríamos de saber qual a sua formação a nível de Medicina Dentária para poder afirmar tal coisa pois pode-se depreender que está a acusar de negligência o médico dentista em questão.

Por último, referir ainda que apesar de este ser um portal da queixa, nem tudo pode ser insinuado e dito, pelo que as Clínicas Dental Fusion estão a ponderar utilizar os meios legais possíveis para combater aquilo que consideramos: uma ofensa e difamação total da nossa instituição quando afirma que estamos ligados a “corrupção”.
Tiara Machete
28 de janeiro 2022
É com o maior gosto que li a vossa resposta que já ansiava receber. Acho lindo não admitirem uma unica verdade. O facto de insinuar que eu recusei me " bastante alterada" a assinar uma folha de papel está logo a mentir pois eu assinei a única folha de papel que me pediram e foi referente à única fatura que recebi e paguei no valor de 150€. Já agora não acha correto essa folha ter sito solicitada na minha chegada e não depois da consulta? Fica já informado que se soubesse desde início o preço dessa consulta teria cancelado no próprio dia e nem me dava ao trabalho de vir a pressa para Tavira. Nem depois de eu perguntar o valor ao telefone me disseram e ainda está a contradizer-me?
De facto tem toda a razão quando afirma que os preços indicados e dados não têm valores sem IVA pois sabem melhor do que qualquer pessoa que isso é ilegal. Até se me permite realçar, esta situação é de tal forma ilegal que se recusaram a entregar me a folha onde tinham por escrito 20% de desconto e a funcionária que me atendeu disse me logo que seria um valor sem fatura e que eu é que sabia como queria fazer (usando as palavras: "você é que sabe") admito com toda a certeza que foi a única vez que a minha feição mudou e poderá considerar que estava "alterada" sim (alterada com a maior cara de parva e de mal entendido que poderia fazer na minha vida). Ainda fiz questão de perguntar se o pagamento teria que ser em dinheiro e sem fatura pelo que optive de imediato uma confirmação pela funcionária que me atendeu. Acho engraçado admitir que o pagamento em visa impossibilita um desconto mas em dinheiro e multibanco já o fazem, no entanto mesmo depois de perguntar não me deixaram levar a folha onde dizia os 20% (engraçado não acha?). Ainda mais engraçado acho já que estava a recusar me a assinar papéis tão importantes e estava tão alterada deviam ter chamado a polícia para controlar o meu comportamento, era um favor que me faziam. Como já deve de calcular também não ia deixar em branco a vossa amabilidade de me responderem ao vosso ponto n°5, penso que ao pagar um aparelho ortodôntico e a ter consultas mensais que não foram oferecidas, é a primeira vez que vejo que algum dentista considera necessário jogar em cara a uma criança por ter comido algum alimento mais duro que descolasse algumas peças. Nem que descolasse a boca inteira você nao tinha esse direito. Caso a cola dos aparelhos (que mais me parece gel uv) não esteja incluída no pagamento pode levantar ligeiramente o preço não vai fazer diferença e teríamos um problema resolvido. Em relação ao plano apresentado no dia 25 deste mês, recordo me e bem que a única coisa que pedi foi uma contenção para os dentes superiores pois quando o meu cão roeu a contenção que adequiri no vosso estabelecimento, a minha mãe não tinha dinheiro para pagar mais ninhuma e tivemos que esperar até ela receber, para encomendar uma contenção nova. Nem depois de pagarmos sem falta durante 2anos 125€ por mês (até chegar aos 3500€ )foi nos perdoado um mês para adequirir a contenção nova que fazia com que os meus dentes não avançassem para a frente pelo valor que na altura não excedia 120€ (mas claro que com o passar dos anos os preços aumentam). aproveito desde já para informar que usando a palavra lixar no meu comentário nao me refiro a outra coisa sem ser a atividade que se faz com uma lixa mas claramente a vossa excelência é dentista e não pedreiro ou carpinteiro para saber essa informacao. Caso não soube ler no meu comentário, fui bastante bem tratada no outro dentista e apenas regressei a dental fusion por estar sempre a perder a contenção que eles me faziam a meu pedido para minimizar os danos por vós causados. (Qualquer dentista vê que não tenho simetria nos dentes à excepção de vossa excelência). Tenho ainda que informar que se esqueceu de um ponto importante, quando afirmou num tom interrogativo que eu não tinha vontade de voltar a usar aparelho. Penso que so está a dar me razão que leva a sua profissão tão assério que a colocação de aparelhos é de acordo com o gosto das pessoas e não com a necessidade. E se o vosso acompanhamento fosse tão bom, os meus dentes do maxilar inferior nunca tinham avançado com a contenção fixa. Certamente nunca me proibiram de marcar uma consulta no entanto como todos os dentistas fazem e vocês também o proometeram (mas não cumpriram), agendam de imediato uma consulta de rotina para acompanhar a evolução dos dentes e se havia alguma falha na contenção, mas no seu ver essas condultas teem que ser marcadas por nós e pagas à parte coisa que nunca vi na minha vida! Não sei onde está ai a falta de compromisso da minha parte. Vejo é uma falta de consideração da sua parte. Depois de 2 anos sem falhar um pagamento custava muito ter feito uma excepção (claro não é a santa casa da misericórdia mas seria um gesto simpático que teria poupado todos os problemas que ando a ter com os dentes na atualidade a pagar centenas de euros).
Acho ainda que deixar chegar em primeiro lugar uma criança a usar a contenção ruida pelo cão e estragada ao ponde de desalinhar os dentes é de facto negligente. Como também é negligente qualquer ação que o dentista em questão tenha cometido contra cada cliente que sentiu como eu a necessidade de colocar a sua experiência nalgum tipo de livro de reclamacoes/ comentário em relação à dental Fusion, onde afirmam muitas vezes situações muito parecidas à minha e todas elas a serem negadas pelo dentista, isso sim é negligente e falta de consideração perante os clientes que por algum motivo estão insatisfeitos. Entendo perfeitamente informar mais uma vez que tem preços de tabela e certamente seria a minha obrigação consultá-los (mesmo tendo perguntado o valor da consulta em questão) ironicamente parece que o vosso atendimento telefónico não seja o melhor (ou então é mais um esquema para não afugentar clientes porque com esses preços só um milionário). 150€ limpos em pouco mais de 10minutos? Gostava de saber quanto é que leva a hora que isso parece me ser o emprego mais bem pago do mundo.
Acho que vocês como clínica deveriam de ponderar vários assuntos começando pelo atendimento ao cliente. Informo desde já que nem no dia 25 nem nos outros dias que fui vossa cliente (ainda no vosso espaço antigo ao pé da rodoviária) fui mal recebida pelas funcionarias que aí trabalham/vam. Certamente elas todas estão apenas a seguir ordens da forma mais profissional que possam fazer. Acho apenas que a forma verbal do dentista se dirigir as pessoas não é a mais correta e a forma como trabalha tambem nao (só de me lixar os dentes senti um desagrado que pela sua pergunta não passou invisível, até fez questão de lixar mais e de saber se estava a fazer impressao). Calor que pode acusar de eu ter dentes senciveis e ser normal por precisar de uma limpeza dentária como mencionou no entanto até hoje sei que não precisava que me ligassem os dentes.

Caso queiram optar por seja quais forem os vossos motivos legais de combater a verdade, estão livres de o fazer. Se a vida me ensinou uma coisa é que tenho que lutar pelo que esta certo e não pelo que vai agradar seja quem for. Eu não tenho medo da verdade nem nunca tive, talvez esse seja o meu maior problema, é não saber lidar com injustiças e não ter a falsidade de sair de qualquer estabelecimento com um sorriso quando este não é verdadeiro. Mais ainda por saber que as minhas palavras são as palavras de outros clientes que se manifestaram e outros que optaram por ficar calados ainda me dá mais vontade de ser a voz dessas pessoas. Fica já a saber que este é um portal de queixa onde escrevi detalhadamente a minha experiência e se tiver que falar também falo, não me custa nada. Mais ainda por saber que ando a carregar com custos da vossa responsabilidade e ainda por cima só consigo acertar os dentes com um aparelho novo? Deve de me chover dinheiro em casa para andar a brincar aos dentistas quando me convém. Respeito todas as profições mas também exigo que me respeitem a mim como pessoa e como cliente em primeiro lugar.