Dental Light

Dental Light - Erro médico, falta de ética e incumprimento de contrato

Carmen Fernandes
Carmen Fernandes apresentou a reclamação
20 de dezembro 2018
O meu nome é Alcina Carmem Pereira Fernandes.
Serve o presente para relatar a situação por mim vivenciada, no que se prendeu a todo o processo de aplicação, acompanhamento e remoção do aparelho ortodôntico.
No início do ano de 2012 resolvi iniciar um tratamento ortodôntico, com aplicação de aparelho fixo, bem como os respectivos tratamentos médicos dentários implícitos (destartarização, controlo do aparelho), tendo para o efeito contactado várias clínicas dentárias da zona onde resido, Braga, sendo que acabaria por optar pela Clínica Dental Light, com sede na Rua Padre Porfírio Alves, n.º 16, freguesia de Ferreiros, concelho de Braga 4700 – 127 (altura dos factos, pois entretanto mudaram de instalações) dado a mesma se ter apresentado como uma clínica credenciada e especializada no ramo.
Ocorre que, logo após a aplicação do aparelho ortodôntico, pela Dra. Frederica Craveiro, consequência de uma incorrecta prática médica na aplicação do mesmo, sofri, entre outros, de desvio da linha média superior e inferior para o lado direito, mordida em tesoura no 1.4, verjet aumentado e overbite diminuído, etc.
Tal situação (erro médico) viria a ser reconhecido pela clínica, após várias insistências da parte da minha mandatária, dado que senti necessidade de procurar apoio jurídico, de forma acautelar os meus direitos, dada a delicadeza da situação.
Ora, após assumirem a responsabilidade por tal erro médico, para resolução do mesmo apresentaram em 11.11.2014 um plano de tratamento, que contemplava, entre outros tratamentos, a exodontia do dente 3.5 (dado o mesmo, consequência do sucedido, apresentar mobilidade do tipo 3), bem como exodontia, forçada, do 2.5, dente este que se apresentava saudável, porém consequência do erro médico, e para correcção do mesmo, se viu forçada a extrair dado já não “haver espaço para ele”.
Encontrando-se agendada a remoção do aparelho fixo para Outubro de 2017, desde cedo chamei atenção para o facto de após a retirado do mesmo ser necessário proceder, com a maior brevidade possível, ao tratamento dentário necessário para colmatar as consequências do erro médico verificado, bem como a colocação, a suportar por mim, de mais quatro implantes, referente a dentes perdidos já antes da colocação do aparelho ortodôntico, o que para o efeito entrei em contacto com a referida clínica dentária, tendo os mesmos solicitado uma radiografia dentária, o que, a expensas minhas, efectuei em 05 de Agosto de 2017.
Sucede que, pese embora tenha agilizado tudo o que me foi solicitado pela clínica, para que o tratamento fosse iniciado o mais breve possível, a verdade, e após vários contactos infrutíferos, apenas e tão só em 25/01/2018 foi apresentado um plano de tratamento.
Porém, tal proposta de tratamento não foi aceite por mim dado que fazem referência ao facto de o “desconto” que nele apresentam ser o valor do implante de substituição do dente que, por erro médico, me vi obrigada a extrair, sem sequer atentar à “compensação” que me seria devida pela perda, por erro médico, do dente 25 (já para não referir todos os danos morais e patrimoniais sofridos pela minha pessoa)
E nesse seguimento solicitei à minha mandatária que remetesse carta registada com aviso de recepção, comunicando que não aceitava a proposta apresentada, mas que me encontrava disponível para um possível acordo extrajudicial. Tal carta foi remetida em 04/04/2018 e volvidos mais de oito meses não obtive qualquer resposta por parte de qualquer representante da Clínica Dental Light.
Pelo que solicito a V. Exa. a melhor atenção ao meu caso, que se trata de um grave erro médico, e uma falta de ética profissional, de forma a tomar as medidas necessárias para que sejam aplicadas sanções pela má prática médica, de forma a evitar futuras situações semelhanças.
Atenciosamente, Carmen Fernandes
Data de ocorrência: 20 de dezembro 2018