DepilConcept, Lda

DepilConcept - Pedido de reembolso parcial

Carla Tempera
Carla Tempera apresentou a reclamação
1 de abril 2015

No passado dia 20-03-2015, dirigi-me à Depilconcept de Picoas (DC-P), no âmbito de uma acção promocional para conhecer os serviços (após a oferta de um voucher promocional na rua e um contacto telefónico por parte da Depilconcept para agendamento).
Na altura adquiri 2 pacotes de tratamentos de fotodepilação, 1 de 20 zonas (=200€), 1 de 10 zonas Express (=75€), assim como um creme regenerador (=19€), totalizando 294€.
Após a sessão de teste, sofri uma reacção alérgica na pele, que me levou a reconsiderar se deveria fazer a sessão no dia seguinte, mas indicaram-me que era uma reacção normal. Confiei na explicação, concretizei a compra e iniciei o programa no dia seguinte, dia 21-03-2015, onde usei 5 das 20 zonas do primeiro pacote indicado acima.
No dia 24-03-2015, tive uma consulta médica para receber os resultados de análises regulares que tinha efectuado no dia 27-02-2015, onde, através dos mesmos, me foi diagnosticado que me encontrava com diabetes (Glicémia=184 ml/dL)
Desta forma, por aconselhamento médico, e uma vez que terei de realizar tratamentos com insulina, estou proibida de realizar qualquer intervenção com luz pulsada ou laser. Fui ainda informada pelo médico que este tipo de tratamentos estão contra-indicados não só em pessoas com diabetes, mas também entre pessoas que tomam regularmente medicação para tratamentos de pele. No meu caso estou a realizar desde Agosto-2014 um tratamento para a rosácea que contempla o uso de isotretinoína, medicamento esse que provoca fotossensibilidade. Nesse mesmo dia, 24-03-2015, dirigi-me ao centro DC-P, onde expus a situação, apresentei os resultados das análises clínicas e solicitei que, perante uma situação excepcional, me fosse realizado um reembolso parcial relativamente às sessões não usadas (obviamente que me responsabilizo pelas 5 zonas realizadas e pelo creme, os quais não solicitei o reembolso). Esse valor corresponde a 225€.
A responsável pelo centro aconselhou-me a expor a situação por escrito para o email picoas@depilconcept.com.
Acresce a esta situação, o facto de que após a minha exposição, a responsável apresentou e pediu que assinasse um TERMO DE RESPONSABILIDADE com data de 20-03-2015, data da venda, onde declarava inequivocamente que não padecia de quaisquer doenças de uma vasta lista (onde constava a diabetes e problemas dermatológicos), e que ainda assim me responsabilizava por quaisquer consequências inerentes aos tratamentos. Não assinei porque achei esta solicitação desapropriada e de má-fé, justa e imediatamente após a exposição supra-indicada. Em momento algum no acto da compra fui alertada para a existência de contra-indicações aos tratamentos de fotodepilação, não me foi apresentado qualquer termo de responsabilidade que me alertasse para os riscos, nem me foi solicitado que assinasse qualquer tipo de contrato. Dei, no entanto, a indicação que estava a fazer um tratamento para a rosácea, mas, tal como foi reconhecido, não me perguntaram qual era esse tratamento para avaliar potenciais riscos. Neste momento questiono se a reação verificada desde a sessão de teste não se deve à fotossensibilidade resultante do tratamento à rosácea que, em última análise, teria invalidado qualquer sugestão de compra de tratamentos de fotodepilação.
Desta forma julgo que o meu pedido seja justo. Inclusivamente, e por não estar de má-fé, não estou a solicitar o reembolso da totalidade do montante dispendido, mas apenas o montante parcial relativo às sessões não realizadas (225€).
Termino com referência de que suportei a minha exposição com documentos comprovativos das questões indicadas, nomeadamente: resultados das análises à glicémia, instruções do tratamento à rosácea com a indicação da medicação por parte da dermatologista, bem como os recibos que comprovam que, de facto, adquiri o medicamento em causa e que o tomo desde Agosto de 2014.
Por diversas vezes tentei contactar a DC-P por telefone para saber se já tinham uma resposta ao meu pedido. Inclusivamente no dia 27-03-2015, pediram-me que não apresentasse reclamação porque precisavam de contactar a administração para se pronunciar sobre este caso e só depois me responderiam. Comprometeram-se a responder-me por escrito ao meu email até ao dia 31-03-2015. Hoje 01-04-2015 e na ausência de resposta, contactei telefonicamente o DC-P. Continuam sem respostas e sem responsáveis. Só pretendo resolver a questão o mais brevemente possível, uma vez que fui induzida à compra de serviços que clinicamente não me é recomendável realizar. Ainda assim, só estou a solicitar o reembolso das sessões não realizadas. Penso que é um pedido bastante razoável.

Data de ocorrência: 1 de abril 2015