Compras, Descontos e Vouchers
Cherryblue, Lda

Descontos.pt - Publicidade enganosa em hoteis

Pedro Miguel apresentou a reclamação
28 de dezembro 2016

Há já uns anos que uso sites de descontos e estava a planear uns dias em Évora, vi um desconto de 40% num hotel de Évora (para 1 pessoa, sendo obrigatório a compra de 2 cupões). Por acaso estava com um amigo que me disse para comparar esse preço com o site do hotel, assim fiz e verifiquei que o preço dos 2 cupões é igual ao preço mais barato do hotel para 2 pessoas, ou seja, não há desconto.

Liguei para a descontos.pt, e atende-me uma senhora (se não estou em erro o seu nome é Mónica), disse-me que os preços é da responsabilidade dos hoteis, liguei para o hotel em questão e disseram-me que eles tem os preços anunciados no site oficial do hotel e essas empresas de descontos fazem os descontos que bem entenderem. Fiz uma segunda chamada para a descontos.pt, atende-me a mesma senhora, digo-lhe o que me foi transmitido e já começou com uma conversa diferente, que era feito em conjunto com os hoteis, que eram acordos, etc, mas que vai averiguar o caso e vai dar-me uma resposta.

Fui consultar outros sites de descontos e eis que é exatamente o mesmo em mais dois outros, liguei para um desses outros e eis que me atende a mesma senhora! Ficou toda indignada comigo e desligou-me o telefone na cara depois de me dizer que "é o mesmo grupo"!

Já mandei e-mail para essas três empresas de descontos e informei a senhora em questão que se não retirarem essa publicidade enganosa vou apresentar queixa no Portal do Consumidor.

O que mais se pode fazer para que "este grupo" pare de enganar os portugueses?

Data de ocorrência: 28 de dezembro 2016
29 de dezembro 2016
Caro Senhor Pedro Laia,

Tentámos ligar para o seu contacto 965139491 e enviar e-mail para externalwork@gmail.com mas não tivemos sucesso no contacto.

Como lhe foi comunicado telefonicamente os valores são todos enviados pelos departamentos de marketing/comercial das unidades e não há nenhuma campanha publicada sem a sua aprovação.

De qualquer forma as unidades hoteleiras são livres de alterar os seus preços numa base diária sem que tenham que informar os seus parceiros de publicidade. O que significa que uma campanha pode ir para o ar num dia e no dia seguinte estar desactualizada sem que a plataforma tenha tido conhecimento.

As informações que nos passaram foi de uma diferença de 1€ pelo que não nos parece correcto que o Sr. Pedro Laia esteja a difamar o site indicando que estamos a publicar publicidade enganosa.

Qualquer outro esclarecimento só será prestado pelas vias normais.

Cumprimentos
2 de janeiro 2017
Estou disponível para falar desta situação quando quiserem, mas atenção que não tive nenhum registo de chamada perdida no meu tlm e no meu e-mail não vejo qualquer e-mail vosso (já vi na caixa de spam). Querem que eu ligue para vocês?

Já falei com os diretores-geral de 3 unidades hoteleiras e todos eles disseram a mesma coisa, não são responsáveis pelos "descontos" que vocês apresentam. Os preços que eles sempre dão são os que são praticados nos sites dos mesmos. Estou só à espera que me enviem um e-mail a dizer isso mesmo. Se for preciso posso indicar o nome dos mesmos para vocês falarem com eles.

Aonde é que há uma diferença de 1€? Os preços que vocês indicam são exatamente os mesmos ou ainda um pouco mais caro, aonde está o desconto de 40 ou 45%???

Que vias normais é que vocês falam? A senhora Mónica desligou-me o telefone na cara. Chamam a isso esclarecimento?

Já apresentei queixa na ASAE, é uma questão de tempo até eles irem ter com o vosso "grupo".

Tenho dois amigos donos de hotéis e eles nunca quiseram colocar os hotéis deles nos vossos sites porque já sabiam deste esquema enganatório.

E como podem ver nos comentários, não fui o único a aperceber-me da vossa publicidade enganosa.

Se nada for feito, vou informar todas as pessoas que fizeram Like nos vossos sites.

Os portugueses vão saber que estão a ser enganados pelos vossos "descontos", deviam é ter vergonha pelo que estão a fazer e acabar com estes "descontos", digam os preços verdadeiros.
8 de janeiro 2017
Caro Senhor Pedro Laia,

A nossa colaboradora Mónica não lhe desligou o telefone na cara, trabalhamos em Open Space e, como superior hierárquico, assisti a toda a conversa. A nossa colaboradora tentou explicar-lhe de diversas formas e o senhor nunca esteve disponível para ouvir. Como não esteve disponível para ouvir, não reteve quando lhe foi explicado que nos preços são tidos em conta os serviços extra, descritos nas ofertas, apenas possíveis de conseguir através do desconto negociado.

Os valores publicados pelos hotéis não têm, normalmente, disponíveis acessos a SPAs, descontos em restauração, welcome pack e outras serviços que estão incluídos nas nossas ofertas. Serviços esses que são tidos em conta para a % de desconto. Se tivesse tido o respeito que a nossa colaboradora merece e tivesse ouvido o que lhe estavam a tentar dizer talvez todo este episódio teria sido poupado.

Gostaríamos de conhecer os seus 2 amigos donos de hotéis, temos argumentos para os convencer a juntarem-se aos mais de 250 hotéis de escolhem a nossa plataforma para publicitar as suas ofertas e promoções.

Sobre a difamação que diz querer iniciar contra a nossa empresa, queremos que tenha em consideração, e clarifique na sua difamação, que nunca nos efectuou nenhuma compra ou utilizou qualquer serviço publicitado por nós. Assim consideramos que está apenas a actuar de má fé e que, em consciência, poderá alguma vez dizer que foi enganado pela nossa empresa. Caso o faça então tratar-se-á de difamação, pura e dura, que terá de ser tida em conta pelas autoridades competentes.

Cumprimentos
11 de janeiro 2017
É preciso ter muito descaramento para dizer uma mentira destas. É uma pena não ter gravado a chamada, pois assim não tenho como provar que a senhora Mónica me desligou o telefone na cara. Eu ouvi tudo o que essa senhora me disse, simplesmente respondi, mas ela não aceitou a minha resposta e ficou chateada por eu não ter concordado com ela e ainda por cima descobri que afinal é tudo a mesma empresa que ela chamou de "grupo".

Ainda me lembro das palavras dela "parece que o senhor não tem nada para fazer" - Click!

O senhor lembra-se desta última frase? Já que estava a ouvir tudo…

Os "serviços extra" que fala são ridículos, já me informei (para o caso do Évora Hotel):
Welcome drink - 7,50€
Visita Adega - 5€
Late Check Out (se disponível) - 30€

Se o senhor fizer as contas, somando os dois primeiros items, não chega ao desconto que apregoam, isto, para um dia. O Late Check-Out pedi sempre que fui e nunca esteve disponível.

E se eu comprar 7 noites? Acha mesmo o senhor que as pessoas vão receber 7 welcome Drinks e vão 7 vezes à Adega? E com 7 Check-Outs? Que descaramento.

Até lhe faço as contas (Évora Hotel):
33€ (com o 60€ riscado), ou seja, uma pessoa fica a pensar que está a poupar 27€ POR DIA! Somando os vossos extras (inclusive o late check-out): 42,50€. Se eu comprar 7 noites deveria poupar 189€, não me parece que estes 189€ sejam iguais a 42,50€.

A senhora Mónica explicou-me isto tudo e eu disse-lhe que isso não chegava ao valor do desconto que falam, mas ela simplesmente ignorou o que eu disse, e o senhor diz que eu é que não quero compreender?

Os meus dois amigos já foram abordados por um vendedor vosso e não quiseram entrar nestes esquemas, pois perceberam o que vocês fazem, inclusive falei com um outro diretor-geral que me disse que já estiveram com vocês, mas houve muitas queixas de clientes vindos de vocês, então desistiram de fazer publicidade com o vosso "grupo".

Desde quando contar a verdade, por tudo em pratos limpos é Difamação? Nos vossos sites o que mais falam é dos descontos 40%, 45% e depois colocam esses extras bem no fundo para que as pessoas não possam fazer as comparações, se as pessoas soubessem que o preço mais baixo dos hotéis são iguais aos vossos preços finais (2 cupões) acha mesmo que alguém ia comprar através de vocês?

A isto infelizmente chama-se de publicidade, e enganosa. Pois leva o consumidor a pensar que está a ter um desconto de 40% no preço mais baixo, lógico. Repito, os vossos "extras" não chegam ao valor do desconto apregoado.

Se querem vender um quarto com descontos, sejam bem claros naquilo que vendem e aonde estão os descontos.

O senhor deve ser omnisciente, ao saber que nunca utilizei os vossos serviços, não só fui a uns 3 ou 4 hotéis através de vocês como também já comprei uns 2 produtos (os quais não tive nenhuma razão de queixa, só em relação aos produtos). E inocentemente até fiz publicidade aos vossos sites a amigos meus, pensando que lhes estava a informar de descontos de 40%-45%.

Tal como já informei anteriormente, já apresentei a denúncia na ASAE, agora é uma questão de esperar até que o processo ande para a frente, ai vamos ver o que uma autoridade competente diz sobre este assunto.

Agradeço também que o senhor se identifique.
13 de janeiro 2017
O Sr. Pedro Laia está claramente de má fé e certamente movido por motivações distintas das que aqui aparenta ter.

Naturalmente ouvi toda a conversa e o que está aqui a referir é falso. Também é falso que tenha, alguma vez, feito qualquer compra na nossa plataforma. Se diz que estamos nós a mentir desafio-o a colocar aqui os cupões que comprou e as facturas que recebeu da nossa empresa. Como nunca efectuou compras no descontos.pt você deixa de ter qualquer credibilidade.

A não ser que tenha utilizado, para efeito de compras, um e-mail diferente do pedromiguellaia@gmail.com, um telefone também diferente do 965139491, o senhor nunca nos efectuou uma compra e está simplesmente a tentar difamar a nossa empresa. Talvez seja motivado pela concorrência ou outro qualquer motivo mas não por ter sido mal servido pelo nosso apoio ao cliente ou qualquer outro motivo.

Certamente não desconhece que difamação infundada configura crime, esta empresa não vai voltar a responder aos seus ataques, ficará entregue ao departamento legal.

descontos.pt
14 de janeiro 2017
Pedi para o senhor se identificar mas pelos vistos o senhor não o fez. Há alguma razão para não se identificar? Eu já estou bem identificado. Gosto de saber com quem falo.

A minha queixa não é devido ao que consumi, é devido sim à vossa publicidade, uma semana antes de fazer a minha queixa, eu IA comprar 3 noites num hotel através de vocês, mas felizmente que uma amiga me pediu para comparar os vossos preços com os preços do hotel. A minha queixa é sobre a publicidade que vocês fazem, não porque comprei algo. Eu estava prestes a ser enganado e não o fui.

Tal como disse anteriormente, já utilizei este tipo de serviços, o último foi do hoteis24.pt, que é do "mesmo grupo". É tudo igual, os preços são iguais, a publicidade é igual, os textos são iguais, a Sra. Mónica atende o telefone dos dois sitios, etc.

Tal como disse anteriormente, se não estou em erro, já comprei uns dois produtos a vocês há uns anos atrás e não tive qualquer razão de queixa, a minha queixa é em relação à publicidade que fazem em relação aos hotéis.

Felizmente que ainda consegui encontrar o e-mail com o comprovativo que vocês me enviaram (do hoteis24.pt). Segue em anexo.

REPITO, a minha queixa não é em relação a um serviço que comprei, o que já paguei não me interessa, já foi, faz parte do passado. O que me deixa revoltado é ver que vocês fazem uma publicidade que não é correta. Uma pessoa fica a pensar que vai fazer um grande desconto em relação ao que o hotel pratica e isso não é verdade, tal como escrevi anteriormente.

Outra pergunta, porque é que no inicio vocês respondiam que os hotéis é que eram os responsáveis pelos preços, depois começaram a dizer que afinal está tudo correto por causa dos "extras" e agora mudaram outra vez? Ou seja, tentando dizer que estou a fazer difamação? Nem sequer me deram resposta a tudo o que escrevi.

Sim, tem razão quando diz que a difamação infundada configura crime, mas tal como lhe disse anteriormente, tenho todos os screenshots de 3 hotéis que vocês alegadamente oferecem descontos de 40-45%, tenho os preços dos hotéis (screenshots), já apresentei isso ao meu advogado e aos meus dois amigos donos de hotéis, todos eles me deram razão. Acho muito difícil se isto chegar a tribunal um juiz não consiga ver o que realmente aqui se passa.

O meu único objetivo aqui é fazer com que vocês parem de apregoar esses descontos enormes que afinal não o são.

Já consultei os vossos concorrentes e efetivamente eles fazem o mesmo esquema mas não é com descontos tão grandes, ou seja, os "extras" já conseguem cobrir a percentagem que oferecem.

Diga lá então quais são essas "razões distintas". Quem não deve não teme.

Para terminar, falei no inicio com uma amiga que trabalha numa estação de televisão, mas o chefe dela não se interessou por este assunto. Falei novamente com ela e disse-me que se isto chegar a tribunal há hipótese de eles cobrirem este assunto.

Como eu acredito que estou a fazer o meu dever cívico e estou do lado da verdade e da transparência (no meu ver), não tenho medo de me expor à televisão nem a um tribunal, os senhores também de certeza que não, certo?