DGAJ - Direção Geral da Administração da Justiça

• DGAJ - Direção Geral da Administração da Justiça26

Campus de Justiça de Lisboa - Falta de informação e cobrança indevida de taxas

19371618
Vanessa Coutinho apresentou a reclamação

O meu filho nasceu e fomos à embaixada de Portugal na Bélgica fazer o CC. Afinal as coisas mudaram e já não se faz registo e CC no mesmo dia. Primeiro o registo é é preciso esperar de 7-10 dias que seja informatizado. Só após se pode fazer o CC. Como íamos viajar optamos pelo TVU (título de viagem única) e fazer o CC extremamtem urgente no campus da Justiça na Expo. Segundo o site está pronto no próprio dia ou no dia seguinte.

Segunda feira (04/06), fomos à expo, Campos da Justiça, chegando lá antes das 10h. Fizemos o CC e eu questiono várias vezes se está pronto no dia porque hoje temos viagem ao 12h45. No qual foi dito que sim, estaria após as 17h30. A funcionária que me atendeu perguntou se eu queria número de SNS eu disse que sim que queria todos. Mais uma vez frizei a hora da viagem. A senhora ainda me diz para eu ir às 14h30 tirar senha e para então voltar após as 17h30 para levantamento porque senão podia não ter senha. Mas como o meu filho só tem 23 dias eu disse que levantaria hoje antes do voo. Porque estando em Setúbal seria mais prático do que ir e voltar 3 vezes no mesmo dia.

Às 17h30 optei por ligar a confirmar e para minha surpresa e após pagar 50€ pelo CC "EXTREMAMENTE URGENTE", o mesmo não está pronto. Estava retido no Ministério da saúde para atribuição do número. Depois do pânico o funcionário que me atendeu ao telefone disse que o cartão tinha sido validado uns minutos após as 10h30 e que quando assim era muito dificilmente estaria pronto. Disse-me para levar comprovativo da viagem e que hoje de manhã resolveriamos o problema.

Hoje chegamos novamente ao campos da Justiça e após andar a passear de funcionário em funcionário nos dizem que há solução mas que custa 70€, para fazer o CC temporário com validade de 3 meses. Exigi falar com o chefe de departamento. A qual nos diz que é mesmo assim. Que os cartões, poucos, ficam no próprio dia mas a maioria o dia seguinte, após as 17h30. E que a única maneira será pagar os ditos 70€, fazer o CC temporário e o definitivo que supostamente é extremamente urgente podiam enviar para a embaixada em Bruxelas.

Ora eu só me pergunto porque raio a funcionária que sabia que era realmente urgente não informou que a probabilidade era remota e sugeriu logo o Temporário. A brincar um cartão que custa 7,5€ já vai nos 120€ não falando no TVU que custou 45€ porque os CC são feitos apenas em Portugal.

Ainda tivemos a informação que se o cartão não ficar pronto hoje então aí sim devolvem o dinheiro. Mas, não fazem TB, temos de la ir buscar o dinheiro.... E temos de ser nós porque temos de assinar a nota de crédito. Como, felizmente, não vivemos em Portugal a senhora diz que guarda o dinheiro e quando voltarmos ai para lá irmos ter com ela que ela nos dá.

E como nos estavam lá outros coitados com viagem marcada e com o mesmo problema. Pois eu digo. Belo negócio da China.

Exma. Senhora Vanessa Coutinho,

Acusamos a receção da exposição de V. Exa. que nos mereceu a melhor atenção, pedindo desculpa pelo atraso.

Em resposta à mesma, informamos que a reclamação em apreço não é da nossa competência, deveria ter sido dirigida ao Instituto dos Registos e Notariado, I.P. (IRN).

Pelo que, caso assim pretenda, deixamos o endereço de email do referido Instituto: geral@irn.mj.pt

Ao seu dispor,

Gabinete de Auditoria Interna e Apoio à Gestão
DGAJ

Vanessa avaliou a marca

Não se justifica que após 3 meses é que informam que a queixa, supostamente foi efectuada para o local errado.