DGAJ - Direção Geral da Administração da Justiça
1 ANSR 88.2
3 DGRM 84.6
DGAJ - Direção Geral da Administração da Justiça44.9
Direção Geral da Administração da Justiça

DGAJ - Direção Geral da Administração da Justiça - Atendimento e falta de emissão de recibo

Symara Sales Silva
Symara Silva apresentou a reclamação
4 de setembro 2020
Marquei agendamento para o Campus da Justiça no dia 1 de setembro onde ficou aceite agendamento por e-mail para pedido do registo criminal, para deslocação no dia 4-9-2020 pelas 16h40.

Hoje, na deslocação ao local, onde entrei ligeiramente antes da hora, sou abordada pela Sra ......, de uma forma rude e de certo modo mal educada, ao que desconfiou do meu agendamento onde esta depois foi confirmar, o que se compreende até, mas onde lhe disse para que fim seria o Registo ou Certificado Criminal (ordem dos enfermeiros), onde esta me respondeu "aqui só fala o que quer e a gente sabe o que fazer" de modos impróprios. Deu seguimento, e preencheu um requerimento onde citou o motivo do pedido e onde assinei de seguida, mediante confirmação de passaporte. Duas senhoras atendiam, média de idade na ordem de 48 anos e cabelo aloirado.
Passei o dinheiro 5€ certo, para o pagamento do certificado onde me entrega uma cópia sem qualquer assinatura ou carimbo o que não achei justo, e ao levantar reparo que no local de motivo de Certificado estava escrito Ordem dos Médicos. Peço correção, ao que o fez, ironizando que me estava a promover, onde lhe agradeci mas que não precisava já que tinha de ser verdadeira onde ia entregar o Certificado.
Depois de corrigido o Certificado, e com toda esta situação não me entregou o recibo, ao qual, o deveria ter feito.
Por estas razões e motivações fiquei com má impressão do serviço, coisa que não é assim que funciona o atendimento no meu país e me senti não corretamente atendida, e pretendo por direito que um serviço público de Justiça me deve passar o recibo com meu Nif. Prova de pagamento do certificado.

O serviço está nesta altura totalmente facilitado hoje em dia, devido à Pandemia e estas pessoas que fazem o que querem por não terem ninguém mais na sala esperando.
Passei neste serviço a semana passada, pelas 12h40, onde duas senhoras dentro atender, e um senhor apenas tinha em momento entrado, eu junto à porta, veio esta mesma senhora junto da porta dizer que já estariam fechados que tinham de ir ao almoço, quando na porta dizia 13h às 14h e que ligações só poderiam ser até às 13h30. Se questiona, quem atende então nestes serviços das 13h às 13h30? Ninguém! Pois eu estava há dois dias a tentar ligar para o número que estava na porta e ninguém atendia, mais de 15 vezes o fiz e por isso que lá fui. Esta Senhora simplesmente aponta para o número
da porta e diz ser para lá que tinha de ligar, quando repeti várias vezes que liguei muitas vezes e ninguém atende. Não me passou sequer e-mail, tendo o descoberto depois no site e por lá marquei agendamento.
Que falta de Bom senso e falta de compreensão, ou respeito ao próximo, quando na verdade em menos de 10minutos eu teria sido atendida naquele dia, mas a pressa de todas em ir almoçar e já não quiseram trabalhar. Tinha urgência como expliquei para entregar o documento na O. Enfermeiros, mas só dizia, "a menina tem de agendar por telefone".

Não achei nada bonita a situação e reclamo dos serviços. E quero que me seja enviado recibo.
Data de ocorrência: 4 de setembro 2020
Exma. Sra. Symara Silva,

Em resposta à questão que nos apresentou sugerimos que, nas situações em que considere que um funcionário não teve um comportamento adequado, solicite o Livro de Reclamações, vulgo livro amarelo. Este tem de ser disponibilizado sempre que solicitado.

No que diz respeito às restantes questões, efetivamente à data, o agendamento prévio por telefone era a regra, pelo que estaria congestionada a linha para marcação. Em 2021 o atendimento sofreu alterações com a possibilidade de auto agendamento, o que veio facilitar todo o processo.

Relativamente ao “recibo” é sempre entregue ao requerente um documento, a parte inferior do impresso de requerimento que é apresentado ao requerente para assinar e verificar se os dados estão corretos.

Ainda assim quando é solicitado pelo requerente um recibo com a indicação do NIF é emitido um recibo manualmente, situação que se está a alterar por forma ao recibo ser emitido de forma automática.

Na expectativa de que numa próxima oportunidade a resposta daqueles serviços corresponda a um serviço público que se espera de qualidade, resta-nos, em nome desta Direção-Geral, lamentar os eventuais incómodos sofridos.

Ao seu dispor,

DGAJ"