DGEG Marca Recomendada
Direção Geral de Energia e Geologia
  • 217922700/217922800
  • Av. 5 de Outubro 208,
  • geral@dgeg.gov.pt

DGEG - Ausência de respostas a emails, atendimento telefónico moroso ou inexistente e atraso na resolução

André Eloca apresentou a reclamação
14 de julho 2021
Após adquirir uma moradia que possui uma unidade de pequena produção de energia, ao tentar efetuar a alteração de titular dessa produção junto da EDP, indicaram-me que seria necessário alterar a titularidade do registo junto da DGEG. Tentar resolver qualquer tema com esta entidade é algo impossível. Já enviei vários mails, a documentação necessária e até hoje nunca obtive uma resposta aos mails enviados (mais de uma dezena num período de quase 2 meses. Ao tentar contacto telefónico com a respetiva entidade, revelou-se uma missão impossível. O horário de funcionamento da linha de autoconsumo é apenas das 9h30 às 13h e das várias dezenas de tentativas, consegui sucesso na comunicação em cerca de 5 vezes, sendo que nunca tive menos de 1hora e 30 minutos de espera para ser atendido (inaceitável não atenderem ou terem tempos de espera de atendimento superiores a 1h30, sendo que uma das vezes tive quase 3 horas à espera para ser atendido). Das vezes que fui atendido, a situação nunca foi resolvida, sendo que me indicam sempre que vão tratar e que vou receber a respetiva taxa de averbamento para pagamento por mail, mas nunca acontece. Estou a tentar fazer esta atualização de titularidade à mais de 2 meses, sendo que à mais de 30 dias que têm toda a documentação ok do lado deles sem que seja dado seguimento ao processo. Em todo este processo e em toda a burocracia criada é o cliente que fica sem conseguir resolver os temas (volto a reforçar, os tempos de espera de atendimento, a taxa de sucesso da comunicação telefónica e a total ausência de respostas a mails é inaceitável num serviço que é pago pelos contribuintes e leva ao total desespero qualquer pessoa que necessite de resolver um tema junto desta entidade)
Data de ocorrência: 14 de julho 2021
14 de julho 2021
Estimado André Eloca,

Prodecemos ao envio da sua questão para a Equipa do Autoconsumo@dgeg.gov.pt por forma a vejam o que se está a passar com o seu pedido de mudança de titularidade e respetiva emissão da taxa de averbamento. Enviamos os seus contactos para a referida equipa e solicitamos que aguarde por contacto.

Cordiais cumprimentos,
21 de julho 2021
continuo a aguardar contacto por parte do departamento de autoconsumo. Na passada 4ª feira voltei a ligar para os serviços, indicaram-me que iria receber a taxa de averbamento até ao final da semana, mas até ao dia de hoje continuo sem receber nada
21 de julho 2021
Estimado André Eloca,

Agradecemos a sua mensagem com o ponto da situação pois tinhamos a indicação de que esta questão já estava em tratamento. Voltámos a entrar em contacto com a Equipa do Autoconsumo e esperamos que a questão seja efetivamente resolvida.

Cordiais cumprimentos,
28 de julho 2021

Continuo sem qualquer feedback ou contacto por parte da DGEG.

Obrigado
André
12 de agosto 2021
a situação continua sem resolução e não tenho qualquer resposta aos mails enviados... estar mais de 2 meses à espera de resolução de uma simples alteração de titularidade num serviço que neste momento não faz sequer atendimento presencial é inadmissível...
2 de setembro 2021
No dia de ontem fui contactado por mail pela SU Eletricidade e aparentemente a situação está resolvida
Estimado André Eloca,

Agradecemos a sua mensagem dando a indicação de que o assunto já está ultrapassado e vamos proceder à solicitação de fecho desta questão.

Cordiais cumprimentos e votos de um bom dia,
André Eloca avaliou a marca
2 de setembro 2021

Total falta de capacidade de resposta e resolução de temas em tempo minimamente útil. Contacto quase impossível