DGRM
DGRM Marca Recomendada
84.6
Direcção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos
  • Avenida Brasília

DGRM - Desanexação de motor antigo e anexação de motor novo

Henrique Rodrigues apresentou a reclamação
Caros Srs.,

Pedido : PT2021IEMB004319901

Solicitei a 13 de Agosto a desanexação de motor antigo 2T de 40HP e anexação de motor novo, também de 40HP a 4T. Forneci toda a documentação que me foi solicitada após contactos iniciais com o Bmar pelo telefone, incluíndo o certificado de conformidade.

Esperei uma semana para receber coordenadas e efetuar um pagamento. Paguei prontamente as taxas.

O novo motor encontra-se pago e já há várias semanas instalado na embarcação e a delegação marítima local não me permite marcar a respetiva visturia sem o parecer da DGRM/BMAR.

Entendo que o pedido tenha que ser analisado, no entanto, trata-se de algo sem qualquer complexidade, uma vez que a nova motorização tem exatamente a mesma potência da anterior (!!), 40HP e por este motivo, seria de esperar uma validação técnica rápida.
Sempre que contacto o Bmar, a unica informação que me é prestada é que o pedido está em análise (algo que consigo verificar pelos meus próprios meios no site), mas sem qualquer dado adicional e sem uma certeza de quando o processo será deferido.

Pago lugar na Marina e não tenho há muito tempo qualquer usufruto da embarcação por avaria do motor antigo, nem agora já com o novo motor. Tudo isto requer muito investimento, mas com uma tão grande demora traduz-se em largos prejuízos financeiros e pessoais para além da perca de 1 ano de garantia de produto, por se aproximar o final de época sem a devida utilização.

De novo, solicito a merecida celeridade, uma vez que se trata de um pedido muito simples.
Data de ocorrência: 13 de agosto 2021
DGRM
Exmo. Senhor Henrique Rodrigues,

Na sequência da reclamação #64205721 apresentada por V. Exa. neste Portal, em 30-08-2021 informa-se que a mesma será analisada com a maior brevidade possível, no sentido de concluirmos o seu pedido.

Apresentamos as nossas desculpas por todo o transtorno causado.

Cordialmente,
DPEQ
30 de agosto 2021
Grato pela resposta. Contudo, não me é possível verificar ainda a emissão do deferimento no portal do Bmar, sem o qual não posso marcar a vistoria.

Peço o favor de verificarem através do numero de pedido PT2021IEMB004319901

1 de setembro 2021

Continuo a verificar na plataforma do BMAR a inexistência de qualquer progresso relativamente à desanexação de motor anterior e anexação de novo motor.

Entendo que se trata de assunto de menor complexidade uma vez que a nova motorização tem exatamente a mesma potência da anterior e cumpre com todas as normas exigíveis por lei. Por favor, façam o devido seguimento, pois toda esta inexplicável demora está a causar um imenso transtorno.

Quando estará emitido o deferimento? Nada justifica este atraso !!

3 de setembro 2021
Assunto resolvido.

Ressalvo que o Bmar foi competente na forma como me informou sobre a documentação necessária e a inseri-la na plataforma.

Contudo, retem-se a ideia de que a DGRM necessita de mais recursos para poder prestar um serviço com um tempo de resposta adequado ao volume de solicitações que recebe.