46.4

DHL - Abuso no tratamento de processo alfandegário

Bruno Alexandre César Pires
Bruno Pires apresentou a reclamação
16 de abril 2015

Foi-me enviada uma encomenda de fora da UE, a AT requisitou informação e documentação sobre a mesma e fui contactado pela DHL para a fornecer.
Este processo de traca de informação e contacto com a DHL decorreu normalmente.
Quando a AT calculou o valor a pagar, que era de 32,47€, fui contactado pela DHL através de email, a perguntar se pretendia prosseguir com o processo, informou-me que o serviço de desalfandegamento da DHL teria um custo de 34,19€.
Ora, qual é a minha surpresa, quando o estafeta da DHL vêm entregar a encomenda, na factura o valor dos serviços da DHL não era o fornecido pelo funcionário do "Customs Support", mas um valor de 56,58€!

Ou seja, de um valor de taxas alfandegárias de 32,47€, a DHL pretende cobrar muito mais do que o Estado Português, acho inadmissível, e ainda mais inadmissível o facto de não serem transparentes e não comunicarem o valor correctamente.

A partir de hoje, não vou aceitar mais que qualquer um dos meus fornecedores me envie qualquer item através de esta empresa.

Na minha opinião estão a aproveitar-se do facto de estarem com a nossa encomenda nas suas mãos, depois de terem um serviço já pago pelo remetente, e ainda querem extorquir os destinatários só porque têm algo em sua posse que eles já pagaram e necessitam, na maioria dos casos urgentemente.

Para concluir, o serviço de apoio ao cliente tem o módico custo de 0,10€/min da rede fixa e 0,25€/min da rede móvel, este tipo de tarifário demonstra o quanto esta empresa está interessada em ajudar os seus clientes....

Data de ocorrência: 16 de abril 2015
DHL
17 de abril 2015
Estimado Cliente,

Agradecemos a exposição registada, a qual mereceu a nossa melhor atenção.

De imediato, iniciámos as acções necessárias, no sentido de averiguar e esclarecer a situação ocorrida com o envio.

Logo que tenhamos informações concretas sobre este assunto, entraremos em contacto com V.Exa..

Pedimos desculpa pelos inconvenientes causados e subscrevemo-nos com os nossos melhores cumprimentos,

Customer Service
DHL Express Portugal
Bruno Pires
30 de abril 2015
Fui contactado pela DHL, apenas 2 dias depois da reclamação ter sido publicada e foi corrigido o erro.
A DHL tratou a reclamação de uma forma muito cordial e sem qualquer demora.

Bruno Pires
Bruno Alexandre César Pires