46.5
  • Art's - Business & Hotel Centre
    Avenida D. João II, Lote 1.18.01, Bloco B, 4º Parque das Nações
    1990-085 Lisboa
  • info.portugal@dhl.com

DHL Express - Cobrança indevida e forçada por serviço nunca solicitado!

Hugo Antão
Hugo Antão apresentou a reclamação
9 de janeiro 2016

Faço encomendas internacionais mas nunca me aconteceu tal coisa com uma transportadora como a DHL. Tinha encomenda vinda da Ásia com item e portes pré-pagos, enviado pela transportadora DHL. A encomenda acabou por ficar retida na alfândega para verificação aduaneira (muito normal, pois não é a primeira vez que acontece em encomendas que faço fora da UE, quer estas venham por correio ou por transportadora particular), a DHL contactou-me via telefone o facto de a encomenda ter ficado retida na alfandega para verificação aduaneira e foi me solicitado se iria permitir que fosse a DHL a tratar do desalfandegamento e se sim, teria de enviar documentação (que a alfandega costuma pedir para verificação da encomenda, entre comprovativos de pagamento, factura, e numero fiscal assim como a permissão para abertura da encomenda) e que teria custas pelo serviço de desalfandegamento..nessa telefonema pedi que me enviasse toda a informação por escrito, documentos exigidos, e honorários e demais taxas pelo serviço de desalfandegamento por mail. Assim o fizeram e de toda a documentação a informar taxas e cobranças aduaneiras bem como preçario e honorários da DHL nestes casos, foi me informado que poderia ter opção de fazer o desalfandegamento directamente com a alfandega, ou por terceiros (desalfandegadores oficiais), e caso demorasse para além de pagar taxas de "armazém" (fiquei a saber que não era taxa da alfandega, mas outra taxa inventada pela DHL, pois não entendo como posso pagar armazem quando a encomenda estava retida na alfandega..) e caso não respondesse ou enviasse a respectiva documentação à DHL, ao fim de 5 dias úties a mesma poderia ser devolvida (remetida ao remetente).
Após confirmado os mega honorários que me iriam cobrar, comecei a contactar a alfandega e na falta de resposta entrei também em contacto com alguns desalfandegadores oficiais (visto ter a encomenda na alfandega do Porto e ser de Bragança e complicado a minha deslocação de prepósito ao Porto) quando não, a DHL faz-me a entrega forçada na minha morada com o valor dos honorários/serviço não solicitado onde incluia a taxa alfandegaria, taxa de armazenamento (5 dias) e os mega honorários pelo serviço de desalfandegamento onde a entrega e cobrança não foi feito pela minha pessoa (mesmo a encomenda estando com o meu nome, executaram a entrega a uma terceira pessoa), mas ao meu pai que por ingenuidade pagou o valor que vieram cobrar sem contestar.

Fiz reclamação à DHL e na varia troca de mails, não querem saber e acham-se que agiram sempre segunda a lei e as conformidades e por saberem que as pessoas depois não levam estes assuntos para os tribunais, eles remetem-se pelo transtorno causado e que "o que está feito, feito está!" Como não quero deixar isto em àguas de bacalhau, nem mesmo que só tivesse sido um 1€, quando serviços não são solicitados eles ou outros não podem cobrar nada! Se alguém já sofreu situação igual, contactem-me sff pois juntos poderemos fazer queixa à DECO ou a entidades competentes para que mais pessoas não sejam enganadas deste modo!

Provas:
Encomenda no valor de 49USD (+/- 45.06€) com portes incluidos DHL

Taxa Aduaneira = 18.09€ (valor que nem existiria pois tratava-se duma encomenda com factura comercial e não factura particular)
Despesa de Armazenagem = 5.61€
Honorários de Desalfandegamento= 34.19€

Valor da Cobrança Indevida e Forçada = 57.89€!!

Data de ocorrência: 9 de janeiro 2016
DHL
15 de abril 2016
Exmo. Senhor Vitor Hugo Antão,

Agradecemos a exposição registada, alvo da nossa melhor atenção.

Em sequência da mesma, remetemo-nos às comunicações e contactos já estabelecidos diretamente com V. Exa. sobre este assunto.

Sem mais de momento, apresentamos os melhores cumprimentos.

Atentamente,

Serviço de Clientes
DHL Express Portugal
Hugo Antão
17 de abril 2016
Babelas! Foi devido aos infrutíferos mails que vos enviei a relatar várias falhas, serviço de desalfandegamento não solicitado e cobrança indevida que dos vossos mails só recebi falsos pedidos de desculpas e até hoje nunca recebi a devolução indevida do pagamento que vieram cobrar à minha morada e a outra pessoa que não a mim. (Quando à encomendas à cobrança, não interessa a quem se entrega a encomenda, certo? Que até falsificam assinaturas de entregas.)
E como não ficou resolvido, exponho o meu caso para que as pessoas evitem usar os vossos serviços e serem roubados e aldabrados como eu fui.

Sofri situação semelhante e estou a avançar para tribunal. Aconselhava a que fizesse o mesmo.