46.7
  • Art's - Business & Hotel Centre
    Avenida D. João II, Lote 1.18.01, Bloco B, 4º Parque das Nações
    1990-085 Lisboa
  • info.portugal@dhl.com

DHL Express - Cobranças coercivas ou "sequestro de encomendas"

José Lourenço
José Lourenço apresentou a reclamação
26 de dezembro 2018
Após ponderação e sob protesto, acedo a ceder à vossa chantagem e cobrir os vossos honorários, sabendo que eu próprio poderia fazer o mesmo sem mais despesas associadas, caso essa hipóteses não me fosse inviabilizada pelos vossos procedimentos. Assim sendo, envio em anexo os documentos requeridos.

Mais informo que apresentarei reclamações junto das autoridades competentes por considerar que a vossa empresa dificulta intencionalmente o processo de desalfandegamento autónomo, como forma de proceder a cobranças coercivas das taxas envolvidas e requeridas pelos vossos serviços.
No meu caso, a opção era entre pagar as importâncias devidas ao Estado + os vossos honorários tabelados ou ter que enviar emails para ter que ir PESSOALMENTE ao aeroporto do Porto levantar documentação que, após diversos procedimentos, me levaria a pagar o devido ao Estado e outras (possíveis e prováveis) taxas e taxinhas... Ou seja, para uma encomenda de 30 e poucos euros, ou pago mais 40 euros à DHL (depois dos 20 euros pagos pela sua contratação inicial) ou tenho que andar a ser "empurrado" de procedimento arcaico para despesa imponderável porque as inteligências da DHL acham que somos todos estúpidos. Leia-se, ou pago à DHL 60 euros pela minha encomenda de 30 euros, ou tenho que aceitar ser gozado pela empresa...
Se eu não tivesse contratado os serviços da DHL, a encomenda demoraria mais 15 dias a chegar a Portugal, mas após o pagamento dos valores correspondentes ao Estado (23% de IVA mais taxas alfandegárias que rondam os 10€), a encomenda ser-me-ia entregue pelos CTT sem "sequestros"!
Por educação e respeito, que é coisa que não existe no funcionamento da DHL, não me posso permitir dizer tudo o que me vai na alma! Mas tudo farei para que a vossa empresa seja desmascarada pelos malfeitores que escolhestes ser!

Encomenda via CTT : 25 € (valor inicial) + 4.17€ (transporte CTT) + 7€ (23% de IVA) + 10€ (taxas de desalfandegamento) = 46.17€

Encomenda via DHL : 25 € (valor inicial) + 20€ (transporte DHL) + 10€ (23% de IVA) + 38€ (taxas de desalfandegamento) = 93€

Encomenda via DHL com desalfandegamento autónomo : 25 € (valor inicial) + 20€ (transporte DHL) + 10€ (23% de IVA) + 10€ (taxas de desalfandegamento) + dia de trabalho perdido (???) + deslocação ao aeroporto do Porto (???) + taxas suplementares que a DHL queira cobrar por transmissão ou tratamento documental (???) = 65€ + ???€ + chatices, transtornos e despesas várias, evitáveis com a utilização do correio eletrónico, se a DHL assim permitisse.

Boas Festas!
Data de ocorrência: 26 de dezembro 2018
DHL
31 de dezembro 2018
Caro Senhor José Lourenço,

Agradecemos a sua comunicação a qual mereceu a nossa melhor consideração.

Apresentamos o nosso sincero pedido de desculpas pelo atraso na resposta e informamos que a situação será analisada e voltaremos ao seu contacto de forma tão breve quanto possível.

Lamentamos os inconvenientes, agradecendo a melhor compreensão.

Sem outro assunto de momento, apresentamos os nossos melhores cumprimentos.

Atentamente,

Customer Service DHL Express Portugal
José Lourenço
31 de dezembro 2018
Bom dia!

Se pretenderem adicionar mais factos às vossas análises e ponderações, fica uma outra informação:

há pouco menos de dois anos fui contemplado com um prémio num sorteio de um fórum americano. O prémio foi-me enviado através do vosso serviço DHL express.
Ao chegar a Portugal, sem valor declarado, ainda que claramente inferior aos 20€ estipulados para taxação (tratava-se de um prémio/oferta), os CTT fariam a encomenda seguir até ao meu endereço sem mais problemas.
Como o serviço escolhido pelos americanos foi a DHL, fui contactado pelos vossos serviços no sentido de pagar (claro) a vossa (imposta e desnecessária) mediação no desalfandegamento. Ou seja, o meu prémio "gratuito" teria que me custar mais de 40€ porque a DHL assim impõe.
Dessa vez, nem sequer me ofereceram a "simpática" hipótese de ir levantar a documentação diretamente ao aeroporto.
Assim, não custa fazer negócio!

Bom Ano Novo!

Deixo-lhe aqui uma explicação do que acontece quando opta por fazer o desalfandegamento fora da FEDEX/DHL/TNT/outra.

Nos casos em que os importadores pretendem tratar diretamente do processo de desalfandegamento, ou nomeiam outros Declarantes/Despachantes para o efeito, a mercadoria não pode continuar no nosso Armazém autorizado, tendo que ser transferida para os Armazéns da Portway/Groundforce/CTT – no Aeroporto do Porto (ou Lisboa). Essa transferência de mercadoria, a qual nos é imposta e não de nossa iniciativa, tem custos que não estão cobertos pelo valor de transporte/frete, liquidado pelo Expedidor. Para a efetuação da transferência, é necessário um funcionário, uma viatura e cerca de 1 hora para procedimentos administrativos e descarga., cujo custo é de Euros 35,00 + Iva.
Mais informamos que o serviço pago ao fornecedor, aquando da compra do artigo, é referente somente a despesas de transporte, não estando incluído eventuais encargos do despachante pelo desalfandegamento da mercadoria e taxas aduaneiras (Iva e direitos aduaneiros).

Os CTT normalmente cobram 12€ de serviço + os valores para a AT. O processamento está a demorar mais de 2 meses. Via transportadora privada, paga mais mas tem a encomenda em um ou dois dias.

Obrigado pelo esclarecimento.

Vejamos então: Ou pagamos os 40€ à DHL para desalfandegar o objecto e trazê-lo a casa ou pagamos os mesmos 40€ para que nós vamos ao aeroporto proceder ao desalfandegamento... Dito assim, até parece um "favor" que a DHL nos faz!
Não fossem dois pequenos detalhes:

1 - Eu nunca fui informado da obrigatoriedade destes pagamentos e, como tal, não pude concordar ou discordar deles;

2 - Se, ao escolher a DHL como transportadora, o cliente tivesse direito de escolha, a pergunta teria de ser algo semelhante a isto "Prefere pagar por esta encomeda de 40€ o valor total de 60€ se ela for enviada por correio normal ou prefere pagar pela mesma encomenda 120€ devido ao excelente serviço e atenção ao cliente proporcionados pela DHL?"

A este conceito chama-se "escolha informada", mas concordo que possa haver quem preferir pagar mais por ter a encomenda em menos tempo. A DHL também devia concordar que existem pessoas que não se importam de esperar mais e pagar menos, mas isso é outro assunto.

Obrigado!