46.5

DHL Express - Como ser roubado a olhos vistos

Utilizador
Utilizador apresentou a reclamação
26 de abril 2016

Após ter feito uma compra via internet em que uma das transportadoras sugeridas era a DHL em que me apresentava um valor de portes gratuito devido ao montante da compra, sou contactado telefónicamente por uma funcionária a fim de despachar o caso em relação ao desalfangamento alegando que para dar continuidade ao processo precisava de alguns dados meus já que iria haver custos extras, facultei os dados pedindo para que não me enviassem a encomenda sem ser informado primeiro dos valores, recebo então um @mail com a seguinte informação,

Boa tarde, Exmo. Sr. João Ratado ,
Desde já agradecemos a sua amável resposta e documentação anexa.
Na sequência da mesma, foi enviado um email com os procedimentos aduaneiros, para seu conhecimento.
Informamos que o valor Total estimado de despacho para a carta de porte em assunto é 81,25€.

O valor acima indicado inclui:

-> 45,46€ Relativos a Dívida Aduaneira ao Estado Português (Direitos Aduaneiros e IVA). Destes:
-> Direitos: 0€, calculados através da aplicação da taxa de Direitos de 0% ao somatório de: valor da mercadoria + Valor do Transporte, (98,66€ + 63,6€).
-> IVA: 45,46€, calculado aplicando a taxa de 23% sobre o somatório de: valor dos Direitos 0€ + Valor de Mercadoria + Valor do Frete + Despesas Optativas (35,40/Kg100 Valor Mínimo
-> Serviço de Desalfandegamento da DHL: 35,79€, (Valor esse que poderá incluir armazenagem, sendo que no caso em apreço, o valor de armazenagem é igual a 0€) à presente data.
Em resumo (somando as várias rúbricas), o Total é = 0 + 45,46 + 0 + 0 + 35,79 = 81,25EUR
Aguardamos a sua confirmação para prosseguirmos com o desalfandegamento.

Qual é o meu espanto quando verifico que nos portes incluia um valor de 63,60€ quando na verdade não existia qualquer valor de portes e somaram o valor da mercadoria + os ditos portes para calculo do IVA a pagar e como isso não bastasse ainda me queriam cobrar 35,79€ de serviço de Desalfandegamento da DHL.

Como devem compreender recusei e disse que iria apresentar queixa e recebi esta amável resposta:

" Bom dia, Exmo. Sr. João Ratado,
Acusamos a recepção do email de V. Exa., o qual mereceu a nossa melhor atenção, quanto à informação dada, informamos que deverá fazer V. Exa. o que achar conveniente."

Data de ocorrência: 26 de abril 2016
DHL
28 de abril 2016
Exmo. Senhor João Manuel Ratado,

Agradecemos a exposição registada, alvo da nossa melhor atenção.

Iremos entrar em contacto consigo para o efeito de esclarecer a situação reclamada.

Lamentamos eventuais inconvenientes causados e subscrevemo-nos com os nossos melhores cumprimentos,

Customer Service
DHL Express Portugal
Utilizador
Utilizador avaliou a marca
28 de agosto 2018

Nunca mais

Apos ter lido o site da Autoridade Tributária e Aduaneira, conseguimos entender o calculo das despesas aduaneiras. Deixo um link com perguntas e respostas neste site: * PROIBIDO *://pauta.dgaiec.min-financas.pt/faqs/ImpViaInter.htm . DHL procedeu correctamente