46.4

DHL Express - Custos de desalfandegamento

Rui Pedro Costa
Rui Costa apresentou a reclamação
22 de agosto 2018

Comigo aconteceu no passado dia 18/07/2018.
Escolhi um método de envio da DHL, por ser mais rápido e por recomendação do site da compra e acabou por se tornar bastante mais caro.
Fui contactado por SMS para enviar a documentação, tendo enviado a factura de compra e comprovativo de pagamento.
O preço pago na origem já incluía o custo do transporte.

acabei por pagar o seguinte:
IVA Alfandega: 157,91€
Direitos da Alfandega : 79.97 €
Intervenção da DHL no desalfandegamento : 91.76€
Valor total: 329.64€

o Valor do artigo pago, que já incluía o transporte, foi de : 413.69 €, mas o indicado pela DHL na Alfandega foi de 571,19€ (isto mesmo tendo eu enviado os comprovativos)

Reclamei junto dos serviços o motivo da diferença, ao que me responderam que, como na factura da encomenda o valor do custo de transporte estava a 0€ adicionaram o eles (DHL) um valor de tabela ( + 157.50€). Quando deveriam sim, ter feito a diferença para o valor efectivamente pago (enviei comprovativo do pagamento).

O que acho incorrecto da parte da DHL é que estando eu a pagar (91.76€) por um serviço em minha representação, não foram correctos na informação dada ou solicitada.
Não me parece que da parte da empresa exista muito cuidado em proteger o interesse dos clientes (creio que ao pagar estou a ser cliente da mesma).
A falta de cuidado é tanta, que recebi na mesma data outra encomenda, bastante diferente, mas nas facturas da DHL tem exactamente a mesma descrição da mercadoria, o que me leva a crer que nem olham com atenção para os documentos enviados como comprovativos.

Fica aqui também a minha reclamação para o facto, para outros terem cuidado.

RC

Data de ocorrência: 22 de agosto 2018
DHL
23 de agosto 2018
Caro Senhor Rui Costa,

Agradecemos a sua comunicação, que mereceu a nossa melhor atenção.

Iremos analidar o reportado e tão breve quanto possível entraremos em contacto sobre o assunto.

Lamentamos os inconvenientes causados e subscrevemo-nos com os nossos melhores cumprimentos,

Customer Service
DHL Express Portugal