46.6
  • info.portugal@dhl.com

DHL Express - Desalfandegamento de um artigo com garantia

bruno
bruno apresentou a reclamação
2 de dezembro 2019 (editada a 3 de dezembro 2019)
Venho por este meio mostrar o meu desagrado e indignação pelo serviço prestado pela DHL.

Mandei para arranjo sob garantia em Hong Kong uma camera Insta360 one X e uma caixa estanque que tinham defeito, ao enviar perguntei nos correios locais qual seria a melhor solução para não haver problema com a alfandega quando saisse do país como no seu regresso, DECLAREI o que estava a enviar, PAGUEI OS PORTES e tenho provas disso e fotos de todo o material danificado e numeros de serie.

A garantia arranjou e enviou para Portugal pela DHL, mas, neste momento a DHL está a pedir uma factura do valor total do equipamento PROFORMA para o qual me querem cobrar honorários 37€ ou mais, 23% IVA sobre o produto ( que lhes convem que seja o total como se fosse material novo... ) , e mais outra taxa 35€ que só assim a poderei levantar, promenores que nem tentaram resolver ou explicar a alfandega, mesmo após ter preenchido uma minuta enviada para mim pela DHL a explicar a situação ( que era uma reparação sob garantia ) que me garantiram que se decidisse escolher a DHL era a melhor solução e certa para evitar problemas e ser mais facil desalfandegar, senão iria inumeras chatiçes e burocracias, ainda assim dizem que enviaram e foi recusada pela alfandega.?!

Não querem saber se JÁ PAGUEI o desalfandegamento deste material QUANDO CHEGOU a PRIMEIRA VEZ a Portugal ( tenho comprovativos ) se é um arranjo sob garantia e se tenho as caixas originais respectivas com os numeros de serie do material que tenho de levantar de novo, provas de envio com o que declarei no envio, fotos do material danificado etc.

A DHL dá-me alternativas:

Ou a empresa Insta 360 me envia uma fatura PROFORMA do valor total do equipamento e tenho de pagar todas as taxas alfandegarias como se tratasse de material novo, (não ponderam a hipotese de ter sido uma devolução de uma garantia, arranjo, ( NÃO HOUVE COMPRA NENHUMA!! ) ou é enviado de volta ao remetente (Hong Kong ) se este pagar os portes de volta, caso contrario a encomenda é DESTRUIDA ou tenho de pagar uma taxa todos os dias que fique na DHL até o processo ficar concluído...

Parece me que só querem que lhes paguem mais e aproveitam se desta situação.

Não percebo o porque de não parar na normal alfandega e resolver tudo pelos CTT e respectivo processo aduaneiro.

Aguardo resolução deste grave problema e mal entendidos....
Data de ocorrência: 2 de dezembro 2019
bruno
2 de dezembro 2019
Só para resumir:

- comprei a camera e caixa e paguei desalfandegamento.

- tirei fotos da camera e lente danificada e contactei o fornecedor que me deu um numero de processo para arranjo.

- devolvi e declarei o que estava a enviar para a garantia com o numero do processo e descrição na caixa visto ter defeitos e não vir a ter problemas no regresso com alfandega.

- a DHL recebeu a minha camera e caixa arrajadas provavelmente com o mesmo numero de serie das caixas originais que tenho comigo

- a DHL diz que:

. ou pago por eles e não tenho confusões com o desalfandegamento com a PORTWAY escrevendo uma minuta e juntando a fatura proforma que o fornecedor enviou. (escolhi e dizem que não funciona porque querem a fatura do equipamento como se fosse novo ) = mais taxas e valor.( honorarios, IVA, e mais uma taxa de 35€ )

.ou o equipamento é DESTRUIDO, ou pago extra por cada dia em armazem, ou enviado de novo para o remetente se este lhes pagar os portes...

Basicamente querem que pague uma segunda vez pelo um artigo que já paguei o desalfandegamento , um produto o qual tenho as caixas com numeros de serie do equipamento que vou levantar, manuais, bateria, acessorios, ou seja por um produto que É MEU e veio da GARANTIA.

Tenho todas estas provas que posso facilitar com todo o prazer. penso que não seja o caso mas em ultimo recurso procurar a ajuda judicial.
DHL
6 de dezembro 2019
Caro Senhor Bruno Amado,

Agradecemos a sua comunicação, que mereceu a nossa melhor atenção.

Estamos a averiguar o reportado e entraremos em posterior contacto assim que possível.

Lamentamos os inconvenientes causados e subscrevemo-nos com os nossos melhores cumprimentos,

Customer Service
DHL Express Portugal

Exportação Temporária
Sempre que exista necessidade de enviar um produto para um país extracomunitário, para proceder a uma reparação ou substituição, deverá informar, no momento do envio, que pretende realizar uma exportação temporária.

Deste modo, o objeto será remetido à Representação Aduaneira CTT, e efetuado o Documento Aduaneiro Único.

Se no momento da expedição não for acautelado o procedimento de exportação temporária, por forma a garantir a isenção parcial ou total da tributação da mercadoria reparada ou de substituição, o objeto poderá ter direitos aduaneiros associados aquando do regresso.

No final do processo a Representação Aduaneira CTT, emite o Documento Aduaneiro Único e remete o documento para a morada do remetente com os custos do serviço CTT para exportação.