46.3
  • Art's - Business & Hotel Centre
    Avenida D. João II, Lote 1.18.01, Bloco B, 4º Parque das Nações
    1990-085 Lisboa
  • info.portugal@dhl.com

DHL Express - Desalfandegamento: Txas Elevadas!

Silvio Guerrinha apresentou a reclamação
2 de agosto 2018

Venho apresentar uma queixa contra a DHL porque o assunto ainda está a ser analisado, mas não confio muito na “boa fé” deles ou que resolvam amigavelmente via email directamente. Assim recorro novamente ao Portal da Queixa como plataforma pública e intermediário, pois sempre me foi de grande ajuda.
Eu encomendei um artigo no aliexpress, no valor de 69€, veio de Singapura, paguei ainda pelos portes de envio : express shipping DHL 33€.
Entretanto o artigo em questão (nº carta porte 1274538403, processo 530893) já está em Lisboa pronto para desalfandegamento, a DHL apresentou-me uma factura de 70€ (seriam 33,47€ para Alfândega e 30€ para eles). Fiquei surpreendido pela negativa, se o artigo vale 69€ pensei que a Alfândega cobrasse taxas até 20% ou menos, e nunca METADE do valor do artigo, e a DHL já ganhou de mim dinheiro dos portes (33€) no acto de compra, e têm armazém na própria alfândega gerido por eles, acho injusto ainda me cobrarem mais 30€. Pois a única despesa real seriam os trinta euros de taxa alfandegária. ELES (DHL) já lucraram com os portes.
Se eu gastei já 103€ com a compra (valor do artigo + portes de envio express), seria injusto eu pagar mais 70€. Pelas TREZENTAS queixas que aqui vejo neste site sobre DHL posso ver bem que afinal é prática recorrente dessa transportadora, e que gostam de mamar bem nas taxas $.
Só vejo uma alternativa, recusar-me a ser roubado, e simplesmente rejeitar o artigo (não o receber). Ou então a DHL renegociar comigo uma taxa mais baixa, serem mais coerentes, ou eu pagar em duas vezes (embora ache um abuso).
Porque é que eles me apresentam uma factura de 70€ quando o valor real do objecto é 69€ e já paguei 30€ de portes de envio? Pela lógica eu só deveria pagar trinta euros à alfândega.
A “Intervenção no desalfandegamento” dhl custa trinta euros? Eles têm lá um armazém na alfândega, eles já ganharam de mim dinheiro dos portes.
Depois aparece um valor estranho na factura, base tributável IVA 145,520, e mais abaixo V. Aduaneiro (valor aduaneiro??) 110,100, não é nada percetível, só sei que o valor REAL do artigo é 69€

Aguardo resposta da DHL para uma possível resolução desta situação, acredito que o diálogo é a melhor forma de resolver…

Sílvio Guerrinha

Data de ocorrência: 2 de agosto 2018
3 de agosto 2018
E aqui fica screenshot dos portes de envio que já paguei à DHL, 32€...

PS: Também publiquei esta queixa no site da DECO Proteste, registo do caso CPTPT00479487-16
Silvio Guerrinha avaliou a marca
22 de fevereiro 2024

Nada mais a acrescentar

As condições de frete dos transportadores são claros quando indicam que o valor para desalfandegamento não estão incluídos.

O valor aduaneiro à importação é constituído por:
CIF (Cost of cargo + insurance + freight) + despesas optativas à importação (35,40/Kg100 Valor Mínimo). Só aqui temos 137€, não muito longe dos 145 que indica. Os cálculos de IVA/Direitos são calculados sobre o valor aduaneiro.

*As despesas optativas dizem respeito a todo o tipo de custos a que o envio está sujeito, desde a origem até ao destino, tendo em conta as paragens nas estações intermédias. Referem-se a comissões, seguros, gastos com embalagens e acondicionamento, entre outros.

Quanto à comissão da DHL, é normal quererem debitar o serviço/intervenção. O Sr. pagou um transporte de A a B com os restantes serviços não incluidos.

No meu caso eu não levantei a encomenda na alfândega e era suposto devolverem ao remetente, o certo é que até agora o vendedor nada recebeu de volta! Quem é que ficou com a encomenda??? * PROIBIDO *! Já não se pode confiar nos CTT!