46.7

DHL Express - Dupla Tributaçao

Graça Maria Alves da Cunha Coutinho
Graça Coutinho apresentou a reclamação
17 de maio 2018

O meu marido enviou por DHL express o meu iphone X que eu deixei esquecido em casa dele em Colombo, Sri Lanka. Tive que viajar para Portugal de urgencia por motivos de saude da minha mae e na confusao esqueci o telemovel.
O meu marido enviou-me por DHL acompanhado pela fatura de compra em Portugal em Fevereiro na loja Phone House do Cascais Shopping. A DHL e alfandega tinham a fatura prova da compra em Portugal e como logico o IVA tinha sido tributado na compra.
A DHL tinha tambem toda a informaçao sobre a situaçao em causa documentada por email e por telefone que deve ter ficado gravada.
Apesar de ter toda a informaçao que necessitava para a DHL apresentou uma fatura em que o valor tributavel eram 1342,80 euros que nem sequer era o valor da fatura. E um total de custos de 413, 18 euros, incluindo a dupla tributaçao de 316,99 euros e 96,18 euros de intervençao da DHL no desalfandegamento.
Esta situaçao fomos informados pela alfandega que teria isençao de fiscal e de franquia aduaneira se a DHL tivesse na declaraçao de importaçao tivesse referido que se tratava de um retorno ou situaçao abrangida pelo artigo 203 do Regulamento (UE) N. 952/2013 e alinea g) do artigo 13 do Codigo do IVA.
A declaraçao 2018PT0000156020395 enviada pelo DHL nao contem qualquer pedido (pelo que foi seleccionada para sem controlo). Estas informaçoes foram prestadas pela alfandega em resposta a reclamaçao de dupla tributaçao.

Data de ocorrência: 17 de maio 2018
Graça Maria Alves da Cunha Coutinho
Graça Coutinho avaliou a marca
15 de outubro 2018

Tive que escrever ao director e do dinheiro que paguei a mais pelo mau trabalho da DHL do me foi restituído parcialmente

O que indica não se aplica. A senhora deveria ter declarado os artigos à saída. (Figura de exportação temporária).

Em site da ANA: https://www.ana.pt/pt/lis/guia-do-passageiro/preparar-a-viagem/alfandega

Question:
Quais são as regras para transporte e aquisição de tecnologia e equipamentos eletrónicos?

Answer:
Se comprar equipamentos na sua viagem, fora da União Europeia, que ultrapassem os limites legais, deve declará-los na Alfândega quando entrar em Portugal. Para tal, deve sempre guardar os comprovativos de compra dos equipamentos.

Por sua vez, se vai de viagem e leva equipamentos seus de valor elevado - máquinas fotográficas, computadores, tablets, entre outros – é recomendável que os declare antes de embarcar. Assim, no seu regresso os serviços aduaneiros já saberão que esses equipamentos são seus e não terá de pagar os impostos correspondentes à entrada no país.