46.3
  • Art's - Business & Hotel Centre
    Avenida D. João II, Lote 1.18.01, Bloco B, 4º Parque das Nações
    1990-085 Lisboa
  • info.portugal@dhl.com

DHL Express - Encomenda entregue em casa de vizinha sem a minha autorização e consentimento

Mauro Varela
Mauro Varela apresentou a reclamação
11 de abril 2018

Exmos Senhores

Escrevo esta reclamação já depois de hoje, dia 10/04/2018, ter apresentado reclamação por via telefónica à DHL Portugal, tendo recebido uma resposta que não resolveu o problema em questão.

Qual é o problema em questão, qual é o seu histórico e qual foi a resposta que a DHL me deu hoje, a única até à data?

Fiz recentemente uma encomenda de suplementos alimentares à Servus Apotheke, empresa alemã.

Ao ter chegado o dia da entrega da encomenda mencionado pela DHL, 09/04/2018, quando cheguei a casa depois do trabalho verifiquei através do link que me foi enviado por email pela DHL que esta já estava dada como entregue, no próprio dia pelas 15:46. Tendo-me certificado que nada tinha sido entregue em minha casa, investiguei um pouco mais, através dos meios de rastreamento fornecidos pela DHL, e, qual não é o meu espanto, descobri que a minha encomenda tinha sido entregue pelo estafeta da DHL à minha vizinha do R/C Dto sem que eu tenha dado o meu consentimento para tal.

Hoje, dia 10/04/2018, pelas 16h20, apresentei a minha reclamação à DHL, por via telefónica, à sra. Â.S., tendo sido posteriormente contactado, pelas 17h, pelo departamento de reclamações da empresa, na pessoa da sra. L.S. Em ambas as conversas, gravadas, a resposta, insistente e intransigente, da DHL acabou por ser a mesma, ou seja, que o tipo de envio de encomendas em questão permite, em caso de ausência do destinatário da encomenda, que esta seja entregue a vizinhos.

O que eu pergunto é: que comportamento e prática grotescos são estes?! Desde quando é que as encomendas de uma pessoa, no caso de ausência, têm de ser automática e obrigatoriamente entregues a vizinhos sem o consentimento do destinatário? Porque foi isso que, por outras palavras, ambas as colaboradoras da DHL me transmitiram hoje, ou seja, como não estava ninguém em minha casa a minha encomenda, por causa, supostamente, do tipo de envio em questão, tinha obrigatoriamente de ser entregue na casa de um dos meus vizinhos. Mas o que é isto?! Vivemos num país de bandalheira ou num estado de direito, democrático, civilizado, com normas e regras sensatas e racionais? O que têm os meus vizinhos, ou qualquer outra pessoa que não viva na mesma casa que eu, que ver com as minhas encomendas?! Mas eu conheço os meus vizinhos de algum lado e eles, por sua vez, conhecem-me de algum lado para que haja essas confianças? Como é que a DHL pode saber se existem ou não boas relações de vizinhança para tomar essa liberdade? É uma profunda, total e abjeta falta de respeito pela privacidade do cliente e pela integridade do conteúdo da encomenda. É simplesmente inaceitável e surreal! A encomenda é minha, só minha e é para ser entregue somente na minha casa! Eu não dei, em momento algum, a minha autorização, o meu consentimento para que no caso de não estar ninguém em minha casa a minha encomenda pudesse ser entregue a um dos meus vizinhos. Onde está essa autorização dada por mim? Por acaso a DHL tem em sua posse essa autorização? Só a poderá ter se a mesma for forjada. Ao contrário do que as colaboradoras da DHL autista e arrogantemente quiseram dar a entender ao telefone o site da DHL, conforme é claramente visível no separador “Entregar a um Vizinho”, mostra que isso trata-se de uma opção e não de uma imposição, de um procedimento que obrigatoriamente tenha de ocorrer em caso de ausência do destinatário, algo que, aliás, nem é preciso um cliente estar a referir, à partida, a uma transportadora, já que é do mais elementar bom senso comum que a correspondência e as encomendas de uma pessoa não são para ser entregues em caso nenhum na casa de outra pessoa sem que para isso dê o seu claro consentimento, sendo esta, ainda para mais, uma regra básica e fundamental pela qual se regem os serviços de entrega de correspondência e encomendas. Ainda para mais, para minha ainda maior surpresa e espanto, ontem, dia 09/04/2018, pelas 20h26, depois da entrega já ter sido (muito mal) feita, a DHL envia-me outro email referente à mesma encomenda, com informação contraditória e errada, a mencionar que esta ainda não tinha sido entregue e que o seu estafeta passou por minha casa no dia 10/04/2018, pelas 20h06, mas que não foi possível realizar a entrega, o que não corresponde à verdade, já que se encontravam pessoas em casa a essa hora e não passou nenhum estafeta da DHL por cá.

A DHL errou, falhou em grande, mas nem sequer, até agora, se mostrou disposta a assumir isso.

Data de ocorrência: 11 de abril 2018
DHL
17 de abril 2018
Cara Sr. Mauro Varela,

Agradecemos a sua comunicação, que mereceu a nossa melhor atenção.

Verificamos que a expedição mencionada diz respeito à DHL Parcel pelo que confirmamos que a mesma foi encaminhada para a divisão DHL correta para que seja dado o devido seguimento.

Para qualquer questão por favor use o endereço de email directparcel.portugal@dhl.com ou telefone 707 10 30 60.

Atentamente,
Serviço de Clientes DHL Express Portugal
Mauro Varela
Mauro Varela avaliou a marca
18 de agosto 2018

Esperava muito mais da DHL sendo a empresa-mãe de origem alemã.