46.7
  • Art's - Business & Hotel Centre
    Avenida D. João II, Lote 1.18.01, Bloco B, 4º Parque das Nações
    1990-085 Lisboa
  • info.portugal@dhl.com

DHL Express - Falha entrega na Alemanha e devolvida sem contactar remetente ou destinatário

Rui Monteiro apresentou a reclamação
29 de maio 2020
Foi enviada uma encomenda com destino na Alemanha no dia 8 de Maio, demorou 10 dias a chegar do Porto até Barcelona e 1 dia de Barcelona à Alemanha (estranho). Dia 22 de Maio (sexta-feira) vai ser entregue ao destinatário, e colocam a infomaçāo de que o endereço está incorrecto ou insuficiente e que iria ser devolvida ao remetente. Mais uma vez, é estranho, pois sem um endereço válido e correcto, nem é permitido realizar o envio e imprimir a etiqueta.
Segunda feira 25 de Maio, entro em contacto com a DHL 707 10 30 50, informam-me que o processo de devoluçāo já foi iniciado e que nāo há hipotese de indicar outra morada de entrega ou pelo menos que fosse deixada num local de pickup.
Ora quando se realiza um envio (através da plataforma online) há campos de preenchimento obrigatório, telefone e email do destinatário e remetente. Uma empresa minimamente profissional, teria entrado em contacto com o destinatário por telefone ou email, ou pelo menos teriam deixado a encomenda numa loja pickup. Mas nāo, iniciam o processo de devoluçāo (que nem o prazo de um dia útil permitiram) e toca a enviar de volta, o dinheiro já estava do vosso lado...

Foram muito céleres a retornar a encomenda a Portugal.
26/05/2020 07:55 Arrived atPorto
26/05/2020 01:00In transit in Lisboa
26/05/2020 01:00 In transit in Lisboa
22/05/2020 14:51 Shipment being returned to sender Germany
22/05/2020 14:51 Incorrect address details: delivery not possible Germany
22/05/2020 07:53 Out for delivery Germany
No entanto, está no porto desde dia 26 de Maio, e ainda nāo me foi entregue.

Vou ter de reenviar pela DPD ou GLS a encomenda ao cliente.
Data de ocorrência: 29 de maio 2020
DHL
2 de junho 2020
Caro Senhor Rui Monteiro,

Agradecemos a sua comunicação a qual mereceu a nossa melhor consideração.

Constatamos que a situação reportada diz respeito à DHL Parcel (707 10 30 50 / directparcel.portugal@dhl.com), pelo que encaminhamos a sua comunicação para que possa ser analisada e respondida com a melhor brevidade.

Lamentamos os inconvenientes, agradecendo a melhor compreensão.

Sem outro assunto de momento, apresentamos os nossos melhores cumprimentos.

Atentamente,

Customer Service DHL Express Portugal
2 de junho 2020
Agradeço o reencaminhamento para o departamento mais indicado dentro da vossa organizaçāo, pois aqui no portal, o utilizador/cliente nāo tem opçāo para redirecionar para um departamento especifico.

Aproveito para salientar que ainda ontem 1-6-2020, contactei os vossos serviços 707 10 30 50, a perguntar pela encomenda em devoluçāo, que está desde o dia 26-5-2020 aqui no Porto, mas que ainda nāo me foi entregue. A menina disse que ia solicitar urgência para me entregarem a encomenda, pois vou precisar de reenviar para o cliente (usando outra transportadora, obviamente).
No entanto até ao momento, nem mudou o estado da encomenda nem me foi entregue.
16 de junho 2020
Uma vergonha. Ainda ontem contactei novamente os vossos serviços, pois ainda não me devolveram a encomenda e o cliente na Alemanha ainda à espera que eu reenvie a encomenda.
A resposta foi, "ainda não lhe foi entregue porque não sabemos onde está a encomenda".

Hoje, como pessoa honesta que sou e como cliente que sou também em muitas situações, reembolsei o cliente na totalidade. Ele não tem culpa nenhuma desta incompetência.

Deixo-vos em anexo o documento de reembolso, para saberem o quanto me está a custar a vossa incompetência. Quem em vai pagar se a encomenda não me for devolvida? Há algum prazo, para que a encomenda seja dada como perdida e me seja reembolsado o valor? Ou podem andar a fingir que ainda estão à procura até ao Natal?

Até hoje, ainda ninguém me contactou em relação a esta e às outras reclamações.
Esta resposta tem um anexo privado
7 de julho 2020
A encomenda acabou eventualmente por me ser devolvida no dia 19-06-2020.
Quase um mês só para me devolverem uma encomenda que não foi devidamente entregue por voçês.
Agora coloquem-se no lugar do comprador e pensem que credibilidade e confiança teriam no vendedor.

Devolvi o dinheiro na totalidade, o comprador já não quis que o artigo fosse reenviado, pois perdeu totalmente a confiança no negocio, e optou por comprar noutro lado.

Deixo em anexo a foto da encomenda quando me foi devolvida. A vossa guia está lá, não está danificada, a morada de destino conforme aceite no vosso formulário online, está lá.
Agora vejam bem o prejuízo causado pela vossa falha e tempo de todo o processo (envio e devolução).

Obrigado
Esta resposta tem um anexo privado
10 de agosto 2020
Ainda sem qualquer resposta ou contacto relativamente a esta reclamação.
15 de dezembro 2020
Foram resolvidas com sucesso duas das três reclamações feitas na mesma altura.
Esta nunca tive resposta ou contacto.
Rui Monteiro avaliou a marca
14 de janeiro 2021

Fiz duas reclamações na mesma altura que fiz esta, tive resposta e resolução para essas duas reclamações, no entanto, sobre esta reclamação, nem contactado fui.