46.3

DHL Express - Falso erro na morada

António Manuel Cunha da Silva
António Silva apresentou a reclamação
15 de dezembro 2019
O objeto postal com o número de registo DE23496770 sofreu um atraso enorme na entrega. Após contacto com o remetente foi-me dito para contactar diretamente a DHL Parcel de modo a agendar a entrega do referido objeto postal, uma vez que havia um problema com a morada de entrega.
Na sexta-feira, dia 13 de dezembro liguei, primeiramente, para a DHL onde, passados 5 minutos me disseram que um objeto postal com estas características (duas letras e oito números) era exclusivo da DHL Parcel. Forneceram-me o número da DHL Parcel, 707103050 e assim liguei. Eram 12h11 e estive 21 minutos ao telefone com o senhor (*) que me indicou que poderia passar em Alcochete para levantar o referido objeto postal após autorização. A fim de confirmar a minha deslocação a Alcochete, uma vez que vivo em Setúbal (em Setúbal é a morada de entrega prevista para este objeto postal) e teria de fazer uma viagem de cerca de 43 KM, voltei a ligar às 14h21 para este número de telefone onde estive mais 8 minutos ao telefone.
Após estas chamadas recebi uma mensagem da NOS, a minha operadora móvel, que tinha gasto um extra de chamadas no valor de 25 Euro, o que me aborreceu profundamente.
Fui levantar o objeto postal e reparei que, afinal, a morada, o código postal, freguesia, etc, estavam completos, corretos. Não havia lugar para dúvidas. Ou seja o remetente (LKG Leipziger Kommisions) colocou a morada como lhe havia indicado.
Na etiqueta com as indicações do remetente e destinatário e código de barras do objeto postal estava/está escrito à mão, suponho que pelo estafeta, "Nome não existe na Rua (Vale Ana Gomes)". Assim entendi a razão da não entrega. Como disse e reforço vinha colocada a morada completa incluindo a junta de freguesia. O estafeta não quis saber do nome da Junta de Freguesia (de S. Sebastião) e foi para outra junta de Freguesia.
Para finalizar este triste episódio o livro chegou com uma mossa. O livro foi €150!
Por tudo solicito uma indemnização por tão grande transtorno. Aceito que a DHL Parcel entre em contacto comigo de forma a acertarmos estas questões.
Anexo, no final, duas fotos com as provas contundentes de tudo o que afirmo.
Data de ocorrência: 15 de dezembro 2019
DHL
18 de dezembro 2019
Caro Senhor António Manuel da Silva,

Agradecemos a sua comunicação, a qual mereceu a nossa melhor consideração.

Constatamos que a situação reportada diz respeito a um serviço da DHL Parcel (707 10 30 50 / directparcel.portugal@dhl.com), pelo que encaminhámos a sua comunicação a essa divisão do grupo Deutsche Post para que possa ser analisada e respondida com a melhor brevidade.

Lamentamos os inconvenientes, agradecendo a melhor compreensão.

Sem outro assunto de momento, apresentamos os nossos melhores cumprimentos.

Atentamente,

Customer Service DHL Express Portugal
António Silva
13 de janeiro 2020
Cara Fátima Passos,

Obrigado pelo seu email - abaixo.

Lamento mas as suas desculpas não podem ser aceites. Vejamos:

- Quando liguei para a DHL Parcel na tarde do dia 13 de dezembro de 2019 foi-me informado pelo sr. Fábio Abreu que tinha contactado in extremis uma vez que o objeto postal iria ser devolvido. Ora se fizesse como me sugeriu em contactar via email, por experiência (a senhora Fátima Passos respondeu-me a esta questão em email abaixo no dia 9 de janeiro do presente anos, passadas quatro semanas e meia - a reclamação data de 15 de dezembro), uma reposta poderia ser dada em vários dias úteis para não dizer mais de uma semana e isso faria com que o objecto postal fosse devolvido;
- Como ficou claro o estafeta ou não quis entregar o objecto postal (a morada estava mais do que completa incluindo a freguesia) ou revelou-se incompetente a registar a morada no sistema de GPS. Em qualquer razão invocada sou totalmente alheio;
- O que a Fátima Passos me diz acerca dos danos é que, no fundo a DHL pode transportar aos trambolhões os objectos postais uma vez que estão livres de encargos com danos. Fiquei muito esclarecido quanto impávido. Terei de reclamar e dar a conhecer a sua resposta ao representante da DHL na Alemanha bem como ao rementente, uma grande publicadora na Suiça/Alemanha.

- Para finalizar e depois desta grande falta de profissionalismo da DHL Parcel aceito que a DHL Parcel me devolva o valor gasto em 29 minutos de chamadas ao preço de uma chamada local.

Aguardo contacto feedback urgente.

Obrigado,
António Cunha

Mensagem de Fátima Passos em 9 janeiro de 2020:

Exmo. Sr. António Manuel Cunha da Silva

Temos presente a queixa registada por V. Exa. no sitio Portal da Queixa.

Antes de mais, pedimos que aceite as nossas desculpas pelos constrangimentos manifestados.

Analisado o exposto, vimos esclarecer que:

O número de telefone do serviço de clientes da DHL, não é um número de valor acrescentado. As chamadas para este número têm o custo de uma chamada local. Os custos referidos por V. Exa, advêm do acordo de prestação de serviços telefónicos estabelecido por si com o operador por si escolhido. Mas, para salvaguardar qualquer espécie de custo, a DHL Parcel coloca à disposição dos clientes o endereço electrónico, através do qual todos os esclarecimentos e assistência são prestados, tal como se fossem solicitados por telefone.

A recolha de envios no nosso Centro de Operações em Alcochete é de facto uma das opções disponibilizadas. No contexto dos eventos associados a esta guia (dificuldade na localização da morada), uma das outras opções seria nova tentativa de entrega no endereço indicado por V. Exa. no dia 13/12/2019 ou ainda a entrega num ponto de recolha perto da morada em questão.

Os danos indicados no conteúdo, deverão ser imediatamente reportados ao remetente, pois será entre ele e a empresa contratada para o transporte no país de origem - Alemanha - que a responsabilidade por danos ou faltas é assumida, conforme condições gerais aceites no contrato de transporte.

Agradecemos ter indicado esta questão sobre o serviço prestado e mantemos a nossa disponibilidade para prestar qualquer esclarecimento adicional que entenda necessário.

FÁTIMA PASSOS
António Manuel Cunha da Silva
António Silva avaliou a marca
19 de março 2021

Mau serviço prestado. Profissionalismo nulo. A DHL Express é do pior.