46.6

DHL Express - Honorários mais caros do que o produto

Ricardo Mendes
Ricardo Mendes apresentou a reclamação
3 de setembro 2014

Efectuei uma encomenda na China, no dia 1 de Setembro de 2014, a qual correspondia a 54 Dolares (cerca de 40€), com portes gratuitos, e segundo a legislação portuguesa a mesma não deverá pagar qualquer custo aduaneiro, por se encontrar abaixo de 45€.
Fui hoje contactado por uma funcionaria da DHL Express, que me informou que a minha encomenda com o nº carta de porte (7187265540), se encontrava para chegar a Portugal nos próximos dias, (Estimativa em 8 de Setembro de 2014), e que para adiantar o processo de desalfandegamento, teria de proceder ao envio do meu nif, factura do pagamento e respectivo comprovativo. Até agora tudo normal, até que a mesma me disse que teria de pagar 33,21€ de honorários á DHL, de tal informação de deixou questionado porque razão teria de pagar honorários a DHL uma vez que o vendedor já tinha pago uns elevados portes para me enviar o artigo. A funcionaria termina a chamada pedido-me cordialmente que lhe disse-se o meu email para proceder ao envio da algumas informações relativas a como solucionar este problema, eu lhe forneci o mesmo.
Alguns minutos depois de ter desligado o telefone, recebo o dito email, que neste informava praticamente o mesmo que tinha a funcionaria me dito ao telefone. Após ler varias vezes o email, liguei para o nº de telefone indicado no email, ao qual me atendeu uma outra funcionaria e me indicou que a anterior não estava disponível, no entanto pediu-mo o nº da Carta de porte, tendo se colocado a disposição para qualquer pergunta acerta do processo, perguntei-lhe porque razão teria eu de pagar honorários por um artigo que não excedia os 45€, e esta me respondeu que isso não tem nada a ver com a DHL, também lhe perguntei que soluções tinha e esta apenas me deu mais 2 soluções, contratar um despachante oficial ou ir eu a alfandega, o que fica fora de possibilidade por eu viver a 300km de ambas as alfandegas.
Contas feitas ficam me mais caro as taxas em portugal, do que eu paguei a vendedor.
Agradecia aos colaboradores da DHL Express que revissem esta situação uma vez que não se justifica pagar os vossos honorários.
Ricardo Mendes

Data de ocorrência: 3 de setembro 2014
DHL
4 de setembro 2014
Exmo. Senhor Ricardo Mendes,

Agradecemos a sua comunicação, que mereceu a nossa melhor consideração.

Iremos analisar o reportado e entrar em contacto consigo com a melhor brevidade possível.

Pedimos desculpa pelos inconvenientes causados e subscrevemo-nos com os nossos melhores cumprimentos,

Customer Service
DHL Express Portugal
4 de setembro 2014

O problema é que já fiz centenas de encomendas fora da UE, e nunca tive problemas , quando tinha de pagar a alfandega pagava e deixava tudo certinho, mas com a DHL tenho ainda de pagar uma taxa para a qual não estou avisado desde a compra e que já foi efectuado um pagamento pelos portes.