46.6

DHL Express - Não cuidam dos direitos do Cliente nos Desalfandegamentos

Luis Sá
Luis Sá apresentou a reclamação
2 de março 2018

No site www.allpcb.com fazem cotações instantaneas para o fabrico de circuitos impressos. Qualquer pessoa o pode fazer. Introduzindo as dimensões (5cm x 7cm) e o numero de unidades pretendida obtemos o preço de 30 USD. Introduzindo o destino de Portugal e escolhendo DHL eles dizem que o envio está incluindo no preço anterior (deduzo isso embora o que dizem na realidade é Shipping Free). Depois escolhendo o pagamento Paypal é acrescentada uma taxa bancária de 1,37 USD (algo comum em muitos sites que passam aos clientes o custo da taxa do Paypal). Paguei então 31,37 USB. A encomenda parou na alfândega e a DHL perguntou-me se queria que fizessem o despacho, pedindo os meus dados, factura e prova de pagamento. Respondi que sim. Um ou dois dias depois recebo a factura onde aparece IVA sobre 146,43 ou seja 41,82 para o Estado Português acrescentado de 36,97 dos serviços de desalfandegamento da DHL. Questionei o valor de 146,43 através de chamada telefônica e email e recebi há cerca de 1 hora o telefonema da DHL dizendo que a alfândega portuguesa não aceita custo de envio zero e quando isso acontece usa uma tabela para estimar o preço baseado no peso e país de origem. Não sabia disto que aceito como verdade mas contesto que a DHL tenha seguido com o processo desse modo. Disseram-me ao telefone que o desalfandegamento estava terminado e que nada havia a fazer. Se eu não aceitasse o que tinha sido feito, contactam o fornecedor para saber se a mercadoria é devolvida para eles ou se é destruída. Eu respondi que fizessem o que melhor entendessem e que caso tivesse sido eu a tratar pessoalmente do assunto, ao ser informado da tal aberração (sim, acho uma aberração pois se a fatura mencionasse 29,99 pela mercadoria e 0,01 pelo transporte, a alfândega aceitava o valor global de 30), teria contactado o fornecedor para rectificarem a factura. Se a DHL operasse procurando servir melhor os seus clientes seria isso que devia fazer! Mas não! Na explicação que me deram refugiam-se na lei Portuguesa!
Em conclusão - se alguém ler isto, nunca aceitam um envio com "free shipping"!

Data de ocorrência: 2 de março 2018
DHL
21 de março 2018
Exmo. Sr. Luís Vieira de Sá,

Agradecemos a sua comunicação, que mereceu a nossa melhor atenção.

Apresentamos as nossas desculpas pelo atraso numa resposta. Iremos analisar o exposto e voltar ao seu contacto com a melhor brevidade possível.

Lamentamos os inconvenientes causados e subscrevemo-nos com os nossos melhores cumprimentos,

Customer Service
DHL Express Portugal