46.3

DHL Express - Procedimentos de entrega incorretos e inseguros

Joana Lúcio
Joana Lúcio apresentou a reclamação
21 de maio 2020
Fiz uma encomenda online na C&A a 08/05/2020, tendo recebido a 15/05/2020 uma confirmação de envio. A 21/05/2020, não tendo recebido mais informações da C&A e/ou da DHL, decidi tentar rastrear o meu pedido, usando a ferramenta de "tracking" disponível no e-mail de confirmação de envio remetido pela C&A.
No site da DHL, encontrei a seguinte informação: "O seu envio foi entregue a um dos seus vizinhos (verifique o seu email ou a sua caixa de correio)". Não recebi qualquer notificação no meu e-mail nem na minha caixa de correio.
Decidi entrar em contacto com o serviço de atendimento ao cliente da DHL, via telefone, que me informou que, porque o endereço na embalagem estava incompleto (o que não é verdade, de acordo com a etiqueta de correio na mesma), e como não tinham o meu e-mail ou número de telefone, a encomenda foi entregue numa engomadoria na mesma rua que a minha (uma vez que tudo o que alegavam ter era um código postal incompleto, o que também se verifica falso na etiqueta de correio).
Essa informação foi-me fornecida por telefone, uma vez que o "comprovativo de entrega" disponível no site da DHL contém apenas o primeiro nome e uma rubrica da pessoa que recebeu a encomenda (sem indicação de endereço ou número de contacto).
Considero todo o procedimento de entrega extremamente desadequado e inseguro, tendo sido puramente uma questão de sorte a boa receção desta encomenda.
Foi apresentada uma reclamação junto da C&A e junto da DHL, através do formulário disponibilizado para o efeito.
Data de ocorrência: 21 de maio 2020
DHL
26 de maio 2020
Cara Senhora Joana Lúcio,

Agradecemos a sua comunicação, a qual mereceu a nossa melhor consideração.

Constatamos que a situação reportada diz respeito a um serviço da DHL Parcel (707 10 30 60 / directparcel.portugal@dhl.com), pelo que encaminhámos a exposição efetuada à referida divisão para que possa ser analisada e respondida com a melhor brevidade.

Lamentamos os inconvenientes, agradecendo a melhor compreensão.

Sem outro assunto de momento, apresentamos os nossos melhores cumprimentos.

Atentamente,

Customer Service
DHL Express Portugal
Joana Lúcio
10 de novembro 2020
Fui contactada telefonicamente, a 22/06/2020, por alguém que se identificou como representante da empresa. Não apresentou qualquer pedido de desculpa, e "justificou" a situação que esteve na origem da minha queixa com a indicação de que "deixar a encomenda com um vizinho" é um procedimento normal.
Isto é, ignorando o facto de eu não ter recebido qualquer notificação dessa suposta entrega (nem por telefone, nem por email), e de que a informação disponível no site (a que, relembro, acedi por iniciativa própria, e não por ter recebido notificação) não permitir identificar a morada ou o contacto do suposto "vizinho". Conforme explicitei na queixa anterior, "o "comprovativo de entrega" disponível no site da DHL contém apenas o primeiro nome e uma rubrica da pessoa que recebeu a encomenda (sem indicação de endereço ou número de contacto)".
Apenas me foi possível aceder à encomenda porque tomei a iniciativa de ligar para o serviço de atendimento ao cliente da DHL, de onde recebi a indicação de que a mesma tinha sido entregue numa engomadoria, e decidi dirigir-me àquela que por acaso se encontra no mesmo bloco residencial, mas nem sequer no mesmo prédio. Ademais, como a pessoa que recebeu a encomenda não tinha qualquer forma de me contactar (nem sequer me conhecia), e eu não fui informada de que a encomenda tinha sido entregue, dependi única e exclusivamente da sua boa vontade para que a mesma me chegasse às mãos atempadamente e em segurança.
Volto a frisar que considero todo o procedimento de entrega extremamente desadequado e inseguro, tendo sido puramente uma questão de sorte a boa receção desta encomenda.