46.6

DHL Express - Reclamação de valor excessivo

Joaquim Azevedo
Joaquim Azevedo apresentou a reclamação
24 de agosto 2015

Venho por este meio apresentar uma reclamação à empresa DHL por uma situação abaixo descrita.
Adquiri no ano passado, mais concretamente em 29/07/2014, um projetor no site de financiamento coletivo Indiegogo (indiegogo.com) por 309$ e mais 30$ de portes de envio. O pagamento foi por Cartão de Credito que na altura, após o cambio feito, ficou tudo em 254,11€.
Esta encomenda foi expedida no dia 13/08/2015 e e todos os dias fui fazendo o seguimento da mesma para saber por onde estava pelo Waybill: 4529021641.
Entretanto, ainda a minha encomenda estava na China quando recebi uma chamada da DHL, no dia 13/8/2015, a solicitar documentação para o desalfandegamento da encomenda. Enviei no mesmo dia, por email, a cópia do meu Cartão de Cidadão, printscreen do site do Indiegogo como prova da minha compra e também o printscreen do montante debitado na minha conta do cartão de credito.
Acontece que me telefonaram a informar que o printscreen do site indiegogo constava o valor total de 339$, os 309$ do projetor, mas não constava os 30$ no “shipping”. Voltei a enviar, no dia 13/08/2015, o printscreen já com o erro corrigido e onde constava os 30$ do “Shipping”.
No dia 18/08/2015 foi-me entregue a encomenda e apresentar-me uma conta 272,67€ pelos serviços e desalfandegamento. Achei o valor excessivo, mais do que me tinha custado na aquisição, mas paguei para ficar com o produto e não ficar sujeito a outros pagamentos e/ou até a devolução ao remente, contudo enviei um email a reclamar do excessivo valor.
Voltaram a contatar por causa da reclamação e assumiram o erro mas teria de enviar uma declaração em papel timbrado e/ou a fatura da empresa a informar o valor da encomenda, mais o valor do transporte. Contatei a empresa que me enviou só a fatura e que vos enviei, por email, no dia 21/08/2015: No mesmo dia enviaram outro email a informar que o documento não é válido e teria de apresentar a declaração em papel timbrado até ao dia 25/08/2015.
Mediante o exposto, venho solicitar o reembolso do valor cobrado a mais e gostaria de salientar/solicitar o seguinte:
1) A descrição detalhado do valor que paguei à DHL (principalmente as taxas pagas à alfandega). Saliento que o IVA a 23% de 254,11€ (valor que paguei na altura pelo item e por transporte) é 58,44€. Sei que devem existir outras taxas mas nada que faça explicar o valor de 272,67€.
2) Não percebo, já que assumiram o erro, porque requerem que peça nova declaração ao fornecedor de um documento que não foi solicitado inicialmente.
3) Esclareçam o que significa declaração em papel timbrado de modo que possa esclarecer a empresa deste documento.
3) Já que paguei-vos um valor para tratarem do processo de desalfandegamento e o serviço foi mal prestado, solicito também um reembolso deste valor.

Data de ocorrência: 24 de agosto 2015
DHL
26 de agosto 2015
Exmo. Senhor Joaquim Azevedo,

Agradecemos a exposição da situação que nos reporta, tendo sido alvo da nossa melhor atenção.

Conforme será do seu conhecimento, estamos efectivamente a agir no sentido de corrigir a situação e entraremos novamente em contacto consigo com a melhor brevidade.

Sem outro assunto de momento, apresentamos os nossos melhores cumprimentos.

Atentamente,

Serviço de Clientes - DHL Express Portugal

Pede à DHL a minuta do desalfandegamento. É um direito teu e justifica o valor que te pedem. No meu caso depois de exigir isso admitiram o erro e reembolsaram o dinheiro cobrado a mais. A DHL Portugal é literalmente um sistema de burla. Eu depois da minha situação com a de duas pessoas conhecidas com ajuda de um advogado vamos contactar a casa mãe a apresentar tudo o que podemos do que tem acontecido em Portugal.