46.7

DHL Express - Serviço dispendioso em tempo e dinheiro

Rui Queiros
Rui Queiros apresentou a reclamação
1 de abril 2015

Não faltam já cá queixas sobre o serviço de desalfandegamento prestado pela DHL Express. Por momentos cheguei mesmo a pensar que a minha encomenda ia para trás.
Nem tão pouco da previsão inicial O valor acima indicado inclui:
-> 42,12€ Relativos a Dívida Aduaneira ao Estado Português (Direitos Aduaneiros, IVA e Despesas Documentadas). Destes:
-> Direitos: 0€, calculados através da aplicação da taxa de Direitos de 0% ao somatório de: valor da mercadoria + Valor do Transporte, (127,81€ + 12,31€).
-> IVA: 40,37€, calculado aplicando a taxa de 23% sobre o somatório de: valor dos Direitos 0€ + Valor de Mercadoria + Valor do Frete + Despesas Optativas (35,40/Kg100 Valor Mínimo).
-> As Despesas Documentadas são compostas por impressos 1,75€.
-> Serviço de Desalfandegamento da DHL: 34,19€, (Valor esse que poderá incluir armazenagem, sendo que no caso em apreço, o valor de armazenagem é igual a 0€).
Em resumo (somando as várias rúbricas), o Total é = 0 + 40,37 + 0 + 1,75 + 34,19 = 76,32EUR

Que passou de 76,32 € para 98! Porque destas queixas já percebi que têm vocês muitas e cheira-me que irão continuar a ter.

Venho mesmo falar da incompetência que foi o vosso serviço. Quando decidi recorrer a eles PAGANDO um valor bem mais alto do que pagaria se tivesse utilizado outro meio de transporte, foi na esperança de ter um serviço decente.

Sei lá, um serviço que me avisasse antecipadamente quando estava prevista a entrega, porque as pessoas não podem estar em casa todo o dia à espera que se lembrem de lá passar para entregar a encomenda.

Recebi um e-mail com o valor do serviço que teria que pagar na Alfandega, mais um aviso a dizer que a encomenda seria entregue na morada prevista, mas caso houvesse algum conveniente para enviar um e-mail ou fazer uma chamada para um número 707 que como sabem acarreta custos elevadíssimos.

Enviei um e-mail a explicar a minha situação, que não poderia estar em casa mas que estava relativamente perto pelo que se me avisassem alguns minutos antes de lá passarem, poderia deslocar-me ao local para recolher a encomenda.

A resposta do e-mail estava prevista nas próximas 4 horas úteis. A única resposta que tive nessas 4 horas úteis foi de mais uma tentativa falhada de entrega pois não me encontrava em casa. Passaram 4 horas úteis, 5, 6 sem resposta ao e-mail decidi então fazer uma chamada. Entretanto enviei outros e-mails que continuam sem resposta.

Já não chegou o dinheiro que gastei para pagar os portes de envio através do serviço extremamente dispendioso (sem contar com os extra da alfandega da DHL), como ainda tive então que fazer a dita chamada para o tal número 707. Falei durante alguns minutos com o atendimento, expliquei a situação e disseram-me que a próxima entrega seria entre as 14 e as 16 do dia de hoje. Disse que não podia pois estava a trabalhar, se seria possível o estafeta mandar-me uma mensagem ou um toque a avisar cerca de 15 a 20 minutos antes de lá passar que eu abandonaria o meu local de trabalho para ir receber a encomenda. Obviamente não foi possível.

As minhas hipóteses passaram a ser agendar uma nova morada para o dia seguinte ou deslocar-me ao armazém.

E assim, o pagamento de um serviço teoricamente mais cómodo torna-se um pesadelo, cada vez mais dispendioso em tempo e dinheiro.

Ao menos fico bem avisado que no futuro, DHL Express é evitar ao máximo.

Data de ocorrência: 1 de abril 2015
DHL
6 de abril 2015
Estimado Cliente,

Agradecemos a sua comunicação, a qual mereceu a nossa melhor atenção.

Aproveitamos para informação que as questões expostas serão alvo de análise e resposta da nossa parte.
Pedimos desculpa pelos inconvenientes causados e subscrevemo-nos com os nossos melhores cumprimentos,

Customer Service
DHL Express Portugal