46.6

DHL Express - Taxa de desalfandegamento

Rui Freitas apresentou a reclamação
23 de outubro 2017

Caros leitores,

O meu nome é Rui Freitas e venho por este meio expor uma situação um bocado caricata que aconteceu comigo hoje (20-10-2017).
Sou um utilizador dos vossos serviços já há alguns anos e até à data de hoje nunca tinha motivos para não falar bem da DHL, sendo que infelizmente hoje isso mudou.
No decorrer desta semana recebi primeiramente uma SMS e depois um email a informar que uma encomenda direcionada a mim tinha ficado retida na alfândega. Decidi então ligar para o número indicado na SMS e tentar perceber qual seria a melhor opção a tomar. O que me foi dito é que a DHL procedia ao desalfandegamento sem problema nenhum, apenas necessitava de enviar alguns documentos, sendo que nunca foi mencionado qualquer tipo de taxa.
Sexta-Feira (20-10-2017), para meu espanto recebo 2 emails no decorrer do dia. O primeiro email consistia em uma fatura da Autoridade Tributária e servia para informar que os custos de desalfandegamento eram por volta dos 20€. Até aqui tudo bem, mas de seguida é que veio o pior. O segundo email consistia em uma fatura da DHL adicionando a esses 20,40€ mais 33,82€ por serviços de armazenagem e intervenção no desalfandegamento, o que perfazia um total de 62,08€ com IVA, mais que a encomenda em si!
O que me choca profundamente e me deixa triste, foi a atitude da DHL no processo de desalfandegamento quando liguei para lá, pois não me informaram de rigorosamente taxa nenhuma nem custos adicionais a não ser aqueles que iriam ser pagos ao Estado Português, ou seja, agiram de má fé...
Depois de me deparar com esta situação decidi voltar a ligar para a DHL. A resposta que me foi dada é que as taxas estão presentes e que devia ler tudo (como se fosse algo completamente normal quando se trata de uma encomenda com uma empresa de transporte supostamente séria) no segundo anexo e que mesmo assim me deviam ter informado de que incorriam taxas sobre esse serviço.

Se tomarem a liberdade de consultar o processo, estes são os dados do mesmo:
Número encomenda: 6296060606;
Número de processo: DHL Awb 6296060606;

Em síntese, considero que agiram de má fé e que no que estiver ao meu alcance não utilizarei, nem recomendarei os vossos serviços no futuro caso esta situação acabe desta forma ridícula.
Atenciosamente

Data de ocorrência: 23 de outubro 2017
DHL
24 de outubro 2017
Exmo. Sr. Rui Freitas,

Agradecemos a sua comunicação, que mereceu a nossa melhor atenção.

Iremos analisar o exposto e voltar ao seu contacto com a melhor brevidade possível.

Lamentamos os inconvenientes causados e subscrevemo-nos com os nossos melhores cumprimentos,

Customer Service
DHL Express Portugal
20 de novembro 2017
Boa noite,

Gostaria de saber em que estado se encontra este processo, pois até ao momento não me foi comunicada mais nenhuma informação...

Cumprimentos
Rui Freitas avaliou a marca
7 de setembro 2019

Sr. Rui Freitas, chegou a ser-lhe devolvido o valor que pagou? Estou numa situação semelhante, tal como tantos outros infelizmente, e gostaria de saber como se resolveu o seu caso. Muito grata.