46.5
  • Art's - Business & Hotel Centre
    Avenida D. João II, Lote 1.18.01, Bloco B, 4º Parque das Nações
    1990-085 Lisboa
  • info.portugal@dhl.com

DHL - Valor abusivo e não prestação de serviço contratado pelo remetente

Nuno Miguel Diabão Bilro
Nuno Bilro apresentou a reclamação
27 de junho 2015

Boa tarde. Venho por este meio apresentar uma reclamação a empresa DHL por uma situação ocorrida no decorrer da semana passada. Vejamos o sucedido.
Foi-me enviada uma mercadoria de fora da UE pela qual eu paguei um valor total de 91$ (46$ mercadoria + 45$ porte DHL (Porta a Porta)). Essa mercadoria foi expedida no dia 15/06/2015 e e todos os dias fui fazendo o seguimento da mesma para saber por onde estava. No dia 18/06/2015 chega as instalações da DHL no aeroporto de Lisboa logo pela manha e vejo que o estado da mesma passa para "Em desalfandegamento em LISBON - PORTUGAL" e depois para "Estado do despacho" onde indica "É necessária documentação do importador para continuar com o processamento de desalfandegamento" e que alguem da DHL iria contatarme.
Durante o dia 18 ninguém me contatou e como no dia 19 ja íamos pelo mesmo caminho decidi enviar um email a DHL para saber o que se estava a passar e que documentos eram necessários. Se já estávamos mal pois não tinha sido contatado no propio dia da chegada da mercadoria(o armazenamento também é pago) pior estamos quando recebo a resposta via email da documentação necessária e sou contatado via telemóvel por uma funcionaria da DHL que me explica o sucedido e me diz que para receber a mercadoria tenho duas opções:
1ª - Envio a documentação necessária à DHL que trata de tudo na Alfandega e me entregam a mercadoria em casa cobrando o valor Alfandegario mais os Honorarios DHL de Desalfandegamento. (34,20€ + armazenamento);
2ª - Vou eu mesmo tratar de tudo na Alfandega e levanto a mercadoria nos armazéns da PORTWAY.
Após uma troca de emails com o Expedidor e a DHL sobre a situação e sobre o valor(45$) que foi cobrado por um serviço porta a porta que não estava a ser prestado decido ser eu mesmo a tratar de tudo e levantar a mercadoria no Aeroporto de Lisboa o que fiz na 4ª feira dia 24/06/2015.
Posto isto e devido a todo este transtorno e despesas que me foram ocasionadas gostaria de saber porque motivo cobram 45$ por um serviço PORTA A PORTA e se não o cumprem como foi o caso porque motivo não fazem a devolução do mesmo?
Eu paguei 45$ por um serviço mal prestado. O expedidor contratou um Porta a Porta na DHL de origem e a DHL Portugal parece ser que tem as suas propias regras e faz o que bem entende.
Enviei reclamação a ANACOM para tentar perceber o funcionamento da DHL Portugal.
Fico a espera da resposta.

Data de ocorrência: 27 de junho 2015
DHL
29 de junho 2015
Estimado Cliente,

Agradecemos a sua comunicação, a qual mereceu a nossa melhor atenção.

Confirmamos que iremos proceder à análise do exposto e que daremos resposta à sua exposição.

Pedimos desculpa pelos inconvenientes causados e subscrevemo-nos com os nossos melhores cumprimentos,

Atentamente,

Serviço de Clientes
DHL Express Portugal
Nuno Bilro
3 de agosto 2015
A resposta que me foi dada foi o mesmo que nada.
A solução foi ZERO. Por mim sem duvida que a DHL a atuar desta forma esta a trabalhar muito mal e a cobrar valores completamente desajustados.
Não fiquei nada satisfeito com o que me foi dito e não me resolveram nada.
Reclamação não resolvida
Nuno Miguel Diabão Bilro
Nuno Bilro avaliou a marca
5 de março 2021

Nada foi feito

O senhor quando compra a um pais terceiro, está a agir como importador. A entrega porta a porta não é possível, visto que envolve o desalfandegamento da carga. Talvez o vendedor e/ou o senhor não tivessem conhecimento, mas assim é. No site da DHL pode encontrar a seguinte informação:

(P) Quero adquirir bens a um vendedor estrangeiro que utiliza a DHL para efectuar as suas expedições. Terei que pagar taxas de importação sobre os bens que adquirir?

(R) Terá que negociar essa condição com o vendedor. Pois esta questão depende do tipo de mercadoria que está a adquirir, do valor da mesma e da forma como o vendedor a rotula para propósitos alfandegários e do País de onde está a efectuar a importação. Se a alfândega tributar um encargo, a DHL adiantará o pagamento do mesmo, sendo o destinatário notificado para efectuar esse pagamento independentemente de aceitar ou não a entrega da mercadoria.

(P) As Autoridades Aduaneiras cobraram-me taxas e impostos em artigos comprados online. Porque não foram estes valores incluídos nos custos gerais de transporte?

(R) Por favor esteja ciente que quando compra artigos via sites na internet , alguns ou todos esses artigos podem não ter origem no seu país de residência. Quando os bens não são enviados dentro das mesmas fronteiras ou dentro da mesma entidade aduaneira estão sujeitos ao pagamento de taxas e impostos de entrada, que as Autoridades Aduaneiras considerarem apropriados. Os impostos e taxas não estão normalmente incluídos no preço dos artigos comprados online.

A DHL paga às Autoridades Aduaneiras em seu nome impostos e taxas devidos relativos à entrada desses bens no país. Este simples processo garante que o estafeta pode entregar os seus envios num tempo de trânsito mais reduzido. Por favor note que apenas lhe entregamos esses bens após o reembolso dos impostos e taxas pagos em seu nome.

19 de julho 2015

Por baixar do 2º andar(DHL) ao 1º andar(ALFANDEGA) pagar 28,80€(imposto+taxa), voltar a subir ao 2º e tudo por elevador, a DHL queria cobrar de honorários e armazenagem perto de 50€. Isto depois de já ter cobrado 45$ de porte por um volume do tamanho de 4 pacotes de leite de 1 lt que nem 2kg pesava. Para mim esses valores são totalmente desajustados ao serviço que prestam. E pelo que vejo não sou o unico que pensa o mesmo. Para alem de que tal e como referi a um funcionario da DHL via telefone, eu deveria ter sido contatado no mesmo dia que a mercadoria chegou e não ter sido eu a entrar em contato com os vossos serviços pois estava a ver que a situação ia dar confusão.