Dica Portugal Lda

Dica Portugal - Instalação de equipamentos ineficiente com consequências

Pedro Pinheiro
Pedro Pinheiro apresentou a reclamação
19 de maio 2021
A Dica Portugal por indicação de um colega, foi por mim contactada no início do ano de 2020 para a colocação de 18 painéis fotovoltaicos e 4 de aquecimento de água, situação rapidamente desenvolvida (pelo Sr. Pedro, à data o contacto da Dica que me foi facultado) e colocados ainda antes do 1º confinamento em Portugal. Esta situação surgiu na sequência de uma queda de painéis para aquecimento de água aquando do furacão Katrina em 12/2019. Estes painéis (há 10 anos instalados) caíram por terem sido arrancados da estrutura que os segurava. As bases onde estavam fixos não se moveram e lá continuam.
Aquando da colocação dos novos painéis foi por diversas vezes por mim questionada a fixação dos mesmos e a capacidade dos “maciços” (guias de passeios) para assegurar que não aconteceria novo evento (claro está que perante intempéries como a de 12/2019 ninguém prevê), inclusivamente quando se comparam com os maciços de betão ali ao lado!!! Apesar do meu esforço e insistência nesta questão, até porque, precisamente por ter vivido a queda de Dezembro não pretender novo episódio, fui inclusivamente “calado” com expressões do tipo (“…da sua arte percebe o senhor, desta percebemos nós!”).
A própria instalação teve alguns “problemas técnicos” pela não possibilidade de passagem de fios para a casa das máquinas, situação que também tinha sido discutida mas não acautelada devidamente, obrigando a que na instalação o inversor tivesse que ficar na cobertura, por baixo dos painéis…

Em termos de funcionamento, a minha satisfação é plena, de tal forma que cheguei a recomendar a Dica a pessoas quer em Vila Real, quer na área da Trofa e Penafiel. A referir que solicitei diversas vezes desde o início da assinatura do contrato a separação da facturação dos painéis fotovoltaicos e dos outros, situação que nunca me foi atendida, por má circulação de informação ou intencionalmente… mas fosse o único problema e tudo estaria bem.

Este ano, em Janeiro 2021, aconteceu uma situação que sucede com frequência nesta área e mais do que uma vez por ano: houve vento! Na verdade, foi mais forte uns dias que outros, mas nada que nunca tivesse acontecido nem comparável a qualquer furação (situação que por consulta ao boletim metereológico se constata que não aconteceu). Na sequência dessa ventania os painéis da fila de trás caíram, embatendo um deles na da frente, e talvez por isso amortizando o impacto da queda e os estragos. Contactada a Dica, e profundamente desiludido pelo facto de se ter provado que eu tinha razão na minha insistência aquando da instalação sobre a segurança da mesma, foi enviada uma equipa de peritagem, que colocou os painéis no sítio. A Dica manteve um silêncio estranho durante umas semanas, o que me levou a questionar o Sr. David sobre algum excesso de trabalho ou dificuldade em mobilizar equipas, uma vez que estávamos em período de confinamento. Estranho que o Sr. David, jovem de elevada educação, disponibilidade e conhecedor da veracidade de tudo o que tenho estado a descrever, foi de forma mais ou menos cuidadosa tentando não colocar a empresa em causa, mas… Mais uma semana, e mais outra, até que, por muita pressão e já menos tolerância, me é enviado um relatório diz o seguinte: “O TÉCNICO VERIFICOU QUE OS PAINEIS TOMBARAM DEVIDO AO VENTO QUE SE FEZ SENTIR NA ZONA. TODOS OS PAINEIS FORAM AVALIADOS E VERIFICOU-SE QUE APENAS TRÊS SE ENCONTRAVAM DANIFICADOS, COMO DOCUMENTADO NAS FOTOGRAFIAS EM ANEXO. PROCEDEU-SE AOS TESTES E VERIFICOU-SE QUE OS PAINEIS ESTAVAM A PRODUZIR. Pendentes para a próxima intervenção O TÉCNICO ROMEU SILVA INFORMOU D ENECESSIDADE DE VERIFICAR O ERRO DE BAIXA POTÊNCIA DE REDE”.

A verdade é que eu não tive mais nenhuma informação! E os painéis voltaram a cair, por mais uma ventania, igual a muitas outras que se irão suceder ao longo do ano (e que já sucedem há 10 anos pelo menos). Aqui o processo foi mais curto: eu menos tolerante e o Sr. David já consciente de que este era um problema a resolver urgentemente. A reposição dos painies na posição original foi rápida mas relatórios, soluções e outros… nunca apareceram. Há cerca de 2-3 semanas lá aparece um construtor, vindo do Pinhão, avaliar o modo como deveria fazer as sapatas, e pela sua discordância com o que lhe fora proposto pelo facto de não resolver qualquer problema, convenceu o Sr. David, mais uma vez diligente, a resolver ao telefone com um Sr. Engenheiro, o modo como se deverá construir os maciços. Claro que esta manobra de diversão em momento algum me deixou descansado e até ao dia de hoje não tive qualquer indicação da Dica. Lamento que para obter uma resposta seja necessário levar os clientes ao limite entre desistirem ou reclamarem.

Neste momento, e tendo consciência da extensão desta exposição, venho solicitar que reconsidere a posição da empresa tendo em conta o seguinte:
• A colocação inicial dos painéis (menos de 1 ano antes da queda) e montagem foi da total responsabilidade da Dica.
• Pese embora as repetidas chamadas de atenção, nunca foi tida em consideração a minha opinião sobre a fraca estrutura de implantação para os painéis.
• Eu não comprei os painéis partidos, pelo que na sequência destes eventos deixá-los assim não me parece solução.
• Apesar da informação de que os painéis estão a funcionar, a informação da aplicação é de que os módulos (de 9 paineis cada) têm um diferencial de produção muito significativo, o que antes não acontecia, pois era praticamente sobreponível. Quero assumir que não existe nenhuma pretensão da parte da Dica Portugal em insultar a minha inteligência e querer convencer-me que funcionam de igual forma partidos e por partir!
Dei nota por email do que aqui exponho, mas a decisão da Dica Portugal é a de que não é responsável pela queda dos paineis, mas sim o vento. Sem dúvida que estamos de acordo neste ponto. No entanto o impacto que o vento tem nesta situação resulta da má instalação dos paineis, numa estrutura claramente deficitária. Reforço a ideia que os maciços existentes anteriormente para 3 paineis representam seguramente uma força superior a 10x os que agora foram colocados.
Data de ocorrência: 19 de maio 2021