13.5
Direcção Geral das Alfândegas e dos Impostos Especiais sobre o Consumo

DGAIEC - Ausência de alerta para caixa de transporte danificada, em encomenda internacional

Carlos Rodrigues apresentou a reclamação
8 de março 2023
Exmo(a) Senhor(a).

Abri esta reclamação na sequência de uma encomenda que recebi de Hong Kong, em que a caixa de transporte apresentava danos significativos.

Gostava de compreender o motivo pelo qual não fui notificado pelos serviços aduaneiros, do estado em que a minha encomenda chegou. Seria de esperar que estes serviços, após verificarem que uma caixa de transporte se encontra em mau estado, contactassem o cliente para determinarem se fará sentido dar seguimento ao processo de desalfandegamento, ou efectuar a devolução da encomenda.

Tendo em conta que existe um portal para os clientes desalfandegarem as suas encomendas, poderiam considerar a possibilidade de através desse mesmo portal, alertar atempadamente os clientes cujas encomendas se possam apresentar num estado suspeito.

Será que a função dos serviços aduaneiros é a de apenas colectarem verbas para o estado? As pessoas que lá estão, não têm capacidade para validar estas situações e agirem em conformidade?

Apesar de crer que a encomenda já chegou nestas condições a Portugal, há a possibilidade de o dano ter sido feito já na posse dos serviços aduaneiros. Considerando que o pagamento das despesas aduaneiras foi efectuado no dia 6 de Fevereiro e que a entrega foi realizada no dia 7 de Março, essa hipótese pode ser assumida.

Cumprimentos
Data de ocorrência: 8 de março 2023
Carlos Rodrigues avaliou a marca
8 de maio 2023

Vergonhoso. Nem resposta me deram.