Direcção Geral dos Serviços Prisionais

Direcção Geral dos Serviços Prisionais

Ministério da Justiça

Direcção Geral dos Serviços Prisionais - Criação de obstáculos às visitas. estabelecimento prisional de lisboa

Joaquim Sermedo apresentou a reclamação

Tenho tentado ir as visitas no Estabelecimento prisional de Lisboa, e por três vezes tenho sido impedido por motivos que poderia ter resolvido se tivesse sido bem informado quando lá vou.
Da primeira vez foi-me dito que não podia visitar porque o recluso deve preencher um papel semanalmente com o nome das visitas e o papel ainda não tinha sido preenchido. Da segunda vez o papel não tinha sido preenchido outra vez. Como o recluso em questão tem problemas psiquiátricos, perguntei se ele estava a ser acompanhado, disseram que não sabiam e que tinha de me dirigir à outra porta para falar com uma educadora. Na outra porta dizem-me que só por telefone é que é possível falar com a educadora. Quando consigo ser atendido, dizem-me que para contactar a educadora, tem de ser por email, e devo procurar o email no site. No não encontro nenhum endereço de email, mas um formulário que preencho e envio uma mensagem para a educadora. Pesquiso pelo email e encontro um onde também envio uma mensagem para a educadora. Na resposta que recebo é-me dito que o papel desta vez tinha sido preenchido e que poderia visitar "entre as 09h30 e as 10h00". Quando chego as 9:30, aguardo na fila e quando chega a minha vez é-me dito que devia ter vindo meia hora mais cedo, porque se a visita é as 9:30, tenho de lá estar as 9:00, para serem feitos os procedimentos de entrada.
Se tivesse sido melhor informado já teria conseguido visitar. Parece que estes obstaculos criados pela má informação são propositados. Alguma informação, como a necessidade de chegar meia hora antes podia estar disponível no site do Estabelecimento Prisional de Lisboa.
21 dez 2020
Joaquim Sermedo adicionou uma resposta

Depois de contornar todos os obstáculos consegui efectuar a visita, não posso dizer que estabelecimento Prisional de Lisboa resolveu a questão. Só se as próximas pessoas que forem efectuar as suas visitas e tiverem, ou não, de passar pelo mesmo, essas pessoas é que podem confirmar se a situação está resolvida.

19 jan 2021
A reclamação foi considerada "Sem Resolução" por falta de atividade