Direcção Geral dos Serviços Prisionais
Ministério da Justiça
  • Av. da Liberdade nº9
    1250-139 LISBOA
  • secdg@dgrsp.mj.pt

Direcção Geral dos Serviços Prisionais - Criação de obstáculos às visitas. estabelecimento prisional de lisboa

Joaquim Brandão Tavares Sermedo
Joaquim Sermedo apresentou a reclamação
3 de agosto 2020
Tenho tentado ir as visitas no Estabelecimento prisional de Lisboa, e por três vezes tenho sido impedido por motivos que poderia ter resolvido se tivesse sido bem informado quando lá vou.
Da primeira vez foi-me dito que não podia visitar porque o recluso deve preencher um papel semanalmente com o nome das visitas e o papel ainda não tinha sido preenchido. Da segunda vez o papel não tinha sido preenchido outra vez. Como o recluso em questão tem problemas psiquiátricos, perguntei se ele estava a ser acompanhado, disseram que não sabiam e que tinha de me dirigir à outra porta para falar com uma educadora. Na outra porta dizem-me que só por telefone é que é possível falar com a educadora. Quando consigo ser atendido, dizem-me que para contactar a educadora, tem de ser por email, e devo procurar o email no site. No não encontro nenhum endereço de email, mas um formulário que preencho e envio uma mensagem para a educadora. Pesquiso pelo email e encontro um onde também envio uma mensagem para a educadora. Na resposta que recebo é-me dito que o papel desta vez tinha sido preenchido e que poderia visitar "entre as 09h30 e as 10h00". Quando chego as 9:30, aguardo na fila e quando chega a minha vez é-me dito que devia ter vindo meia hora mais cedo, porque se a visita é as 9:30, tenho de lá estar as 9:00, para serem feitos os procedimentos de entrada.
Se tivesse sido melhor informado já teria conseguido visitar. Parece que estes obstaculos criados pela má informação são propositados. Alguma informação, como a necessidade de chegar meia hora antes podia estar disponível no site do Estabelecimento Prisional de Lisboa.
Data de ocorrência: 3 de agosto 2020
Joaquim Sermedo
21 de dezembro 2020
Depois de contornar todos os obstáculos consegui efectuar a visita, não posso dizer que estabelecimento Prisional de Lisboa resolveu a questão. Só se as próximas pessoas que forem efectuar as suas visitas e tiverem, ou não, de passar pelo mesmo, essas pessoas é que podem confirmar se a situação está resolvida.