Diverinstal - Instalação e Manutenção de Sistemas de Telecomunicações, Sociedade Unipessoal Lda
  • Estrada de Alcolombal, nº 115,

Helena Castro
Helena Castro apresentou a reclamação
11 de julho 2021
Exmos. Senhores,

Na noite do dia de ontem, 10 de julho de 2021, ficamos sem energia pelas 22.h00m. Ligamos para o numero das avarias E-redes - que enviou o parceiro Driverinstal - equipa Sr. Jeovani. Este senhor quando chegou ao local, recusou-se a fazer qualquer pesquisa para saber em qual cabo ou postes existia a avaria porque um dos postes da EDP, que por acaso está localizado dentro do nosso terreno, tinha uma trepadeira.
Mandou-nos cortar a trepadeira e para voltarmos, após o corte, a ligar para a E-redes para chamar novamente o piquete das avarias, porque o poste estava dentro do N/ terreno tinha de ser limpo pelo cliente E-redes.
Cortámos a trepadeira até onde foi possível ou seja sem chegar ao cume, com receio que tivesse corrente elétrica e chamamos o piquete da E-redes novamente, pelas 15.30m do dia 11/07/2021. Por azar o nosso, a equipa que enviaram da Driverinstal, pelas 18.30m, era composta pelo mesmo Sr. Jeovani que quando chegou nos perguntou porque não tínhamos cortado a trepadeira toda, que assim não ia fazer qualquer reparação e reposição de energia ao local de consumo.
Quando foi interrogado se havia energia no poste, este confirmou que sim, que não tinha desligado nada quando esteve no local pelas 22.30/23h do dia 10/07/2021.
Dirigiu-se ao poste que existe do outro lado da estrada, subiu ao poste e desceu. Quando chegou junto de nós disse que tinha desligado, o cabo que, alimenta o poste onde precisamos cortar a trepadeira que é pertença da E-redes, e que ilegalmente está dentro do N/ terreno.

Irresponsabilidade muito grande deste senhor da Driverinstal, que poderia, ao não desligar no dia 10/07/2021 a alimentação ao poste, ter morto o meu filho, se este tivesse com a peça de corte que tinha nas mãos, tocado nos fios condutores elétricos do poste, para cortar a trepadeira e, só nao aconteceu porque a escada que tinha não o deixou chegar mais alto...

Já arranjamos uma equipa com grua para ir ao local pelas 07h00m, de dia 12/07/2021 (amanhã), e esperamos que o poste da EDP, existente dentro do N/ terreno não tenha mesmo energia, porque a acontecer um acidente a E-redes vai ser responsabilizada, bem como a Driverinstal, e o Sr. Jeovani.
Este senhor foi muito irresponsável, ao mandar o cliente subir a um poste E-redes com corrente de eletrica, para cortar uma trepadeira, quando sabe que apenas a E-redes pode cortar a energia ao poste.
Recusou-se a afazer a reparação e não protegeu a segurança do cliente ao desligar no dia 10/07/2021 a corrente ao poste, vindo apenas a faze-lo quando o cliente o questionou sobre o facto do poste ter energia. Poderia ter morto o cliente, pelo que não deverá estar ao serviço da E-redes ainda que pelo parceiro Driverinstal.
Data de ocorrência: 11 de julho 2021
Diverinstal
15 de julho 2021
Exma. Senhora,

Acusamos a receção da v/. reclamação, a qual mereceu a nossa melhor atenção.

Compreendemos o transtorno que estas situações causam, no entanto gostaríamos de esclarecer que no dia 10-07-2021, quando a nossa equipa se deslocou ao local, verificou que a falha de energia não se verificava na cabine onde tem o contador, nem no apoio que se encontrava do outro lado da estrada, uma vez que deste apoio saía energia para o poste que está dentro do terreno de V. Exa. Logo a avaria seria neste poste, dentro do seu terreno. Estando o poste em terreno particular e coberto de trepadeiras, será v/. a responsabilidade de retirar as trepadeiras, para se proceder à reparação da avaria.

Neste mesmo dia, a nossa equipa informou V/. Exa. que devia contactar uma empresa certificada (listagem de empresas reconhecidas disponível publicamente no site da E-Redes), para proceder à limpeza do poste, de modo a podermos reparar a avaria.

No dia 11-07-2021, pelas 15 horas, a nossa equipa deslocou-se ao local, tendo verificado que houve uma tentativa de limpeza do poste, não por empresa certificada, mas sim pelo próprio cliente, sem meios nem habilitações para tal, com os riscos que isso acarreta, e não estando ainda nas devidas condições para reparação da avaria. Nesta altura a nossa equipa desligou a energia no apoio de rede, ficando o poste em questão sem energia e esperou que o cliente contactasse os Bombeiros locais, sem êxito, tendo o cliente sido novamente informado que teria de providenciar à limpeza do poste, uma vez que está dentro de terreno particular.

Neste mesmo dia, por volta das 17 horas e 30 minutos V/. Exa. voltou a ligar a solicitar uma equipa e uma grua para proceder à limpeza do apoio, não tendo sido deslocada a equipa, e tendo sido novamente explicado que a limpeza teria de ser tratada pelo cliente, nos termos já explicados anteriormente, o que acabou por se concretizar no dia 12-07-2021, dia em que, logo após a limpeza do apoio, por empresa contratada por V. Exa., a avaria ficou resolvida.

Pelos motivos expostos, lamentamos o transtorno que é estar sem energia, no entanto, não é da nossa responsabilidade a limpeza de postes em terrenos particulares e, da nossa parte, a avaria ficou resolvida assim que o poste ficou nas devidas condições para executarmos o trabalho.

Gratos pela sua atenção, apresentamos os nossos melhores cumprimentos.

Diverinstal, Lda.
DQAS