83.8

DNS.pt - Monopolistas incompetentes

Jorge Ribeiro Ferreira
Jorge Ferreira apresentou a reclamação
6 de novembro 2019
Eu fiz um contrato com a dominios.pt para comprar um domínio. Foi-me dito que tudo estava OK.
No dia 30/10 recebo um email da dns.pt (com a qual não tenho contrato) a pedir que lhe enviasse uma cópia de documentos de suporte. Enviei dito documento no próprio dia e nunca me responderam a confirmar receção. No dia 4/11 recebi um email a dizer que me iam cancelar o domínio porque não tinham recebido nenhuma informação. Deixei de receber emails uma vez que o domínio foi cancelado. Liguei para a dns.PT e depois de 30 minutos à espera fui atendido por um técnico. Pedi para passar para um supervisor. Falei com um supervisor e que me disse que tinha muita pena, mas que não tinham pessoal suficiente e não podiam atender as petições nas 24 horas normais estando a demorar mais tempo. Verificou que tudo estava bem e que iria receber um email para contactar com a domínios.pt para proceder a reativação do domínio.
É inacreditável que cancelem um domínio quando não tenham pessoal suficiente para fazer verificações. E sobretudo que nos façam refazer todas as configurações quando não temos culpa do que se passou. Este processo não passa com nenhum outro domínio se não com os domínios .pt. É um absurdo, monopolista e mostra a pequenez da nossa realidade.
Data de ocorrência: 6 de novembro 2019
DNS.pt
15 de novembro 2019
Exmo. Senhor José Ferreira,

No seguimento das reclamações apresentadas por V. Exa., as quais mereceram a nossa melhor atenção, vem a Associação DNS.PT, entidade competente para o registo e gestão de nomes de domínio de segundo nível diretamente debaixo do ccTLD.PT - Domínio de Topo de Portugal, prestar os seguintes esclarecimentos:

Os Agentes de Registo (Registrars) de .pt são entidades especializadas no registo e gestão de nomes de domínios, tornando o processo de registo mais simples e permitindo a obtenção um serviço completo com alojamento de página e contas de correio. Estas entidade são credenciados pelo .PT através de protocolo que reconhece direitos e obrigações recíprocos, permitindo uma maior flexibilidade e agilidade na gestão de nomes de domínio por estas entidades.

Esclareça-se ainda que, o registo e a gestão de nomes sob .pt obedece a regras jurídicas, técnicas e administrativas específicas, que enformam as "Regras de Registo de Nomes de Domínio de .pt", disponíveis online em www.dns.pt, que preveem, no seu artigo 23.º, mecanismos de monitorização dos registos efetuados forma a garantir a sua conformidade com as disposições constantes das citadas Regras.

No caso em apreço, no âmbito do processo monitorização efetuado, tendo-se suscitado dúvidas quando a adequabilidade da informação associada ao titular do nome de domínio, foi solicitada respetiva prova, tendo V. Exas apresentado informação suficiente à sua correção a qual, por dificuldades técnicas de operação, não veio a ser processada em tempo útil, tendo o domínio sido cancelado.

Não obstante o acima exposto, confirmamos que o nome de domínio se encontra corretamente registado e delegado sob .pt, desde o passado dia 7 de novembro, tendo sido operadas todas as correções necessárias à sua atribuição.

Na expetativa de termos esclarecido V. Exa., apresentamos as nossas desculpas pelos inconvenientes causados, reafirmando o nosso compromisso de continuarmos a trabalhar na melhoraria do serviço prestado.
Jorge Ribeiro Ferreira
Jorge Ferreira avaliou a marca
1 de julho 2020

Resposta standard sem nenhuma explicação ou pedido de desculpa.