83.8
Associação DNS.PT

DNS.pt - Transferência de titularidade

nuno jesus
nuno jesus apresentou a reclamação
23 de setembro 2020
É absurdo a incompetência encontrada na dns.pt nunca vi isto em outra registry fornecedora de domínios cctld.

Estou quase à 1 MÊS para transferir a titularidade (nome de domínio) para um cliente e ainda continuo à espera.

Em qualquer registrar ou registry de cctlds o processo é rapido, eficaz e automático nunca tive problemas desta magnitude para transferir um nome de domínio mas a dns.pt tem de complicar tudo com métodos antiquados, obviamente com estes métodos é um dos principais problemas para investidores (especialmente internacionais) perderem o interesse em .pt derivado a isto menos registos .pt são efectuados e não so a dns.pt mas como Portugal perde com isto.

Além de ter que fornecer uma declaração de transferência de titularidade assinada ainda tenho que fornecer fotocópia do cartão de cidadão. Sim posso fornecer assinatura digital desta forma não ter que fornecer os documentos mencionados anteriormente mas nem todas as pessoas sabem esse método. Ok estes métodos para mim não são o grande problema só se torna um quando a maneira de submeter pedidos de transferência de titularidade é por email e pelos vistos só UMA pessoa é que está encarregado de revisar e responder a todas as dúvidas e pedidos.

Para compreenderem aqui está o problema que ainda não está resolvido!!

Enviei o pedido de transferência de titularidade de um nome de dominio .pt para a request@dns.pt a 14/09/2020 com a declaração por escrita assinada mais fotocopia cartão de cidadão demora 2 dias para efectuarem analise, aceitação ou rejeição do pedido de transferência, a 16/09 responderam com uma rejeição porque o meu cliente (novo dono) não inseriu o nome completo (apesar de nr contribuinte e outras informações todas correctas) na criação da sua conta dns.pt após o cliente estar ao telefone o cliente mandou a fotocópia do seu cartão de identificação (como pedido pela dns.pt) para eu enviar de novo os documentos todos mais esta fotocópia para confirmar a identidade do meu cliente e transferir o dominio. Enviei a 17/9 e recebo a 18/9 esta resposta "Aproveitamos para solicitar nova cópia do CC de V.Exa., já que numa nova análise do processo verificamos que a cópia do documento anteriomente remetido específica que é para efeitos de contratação numa empresa." Fiquei chocado não sei onde foram buscar esta analise mandei exactamente o mesmo pedido que a última vez com a declaração de transferência de titularidade assinada mais fotocópia frente e verso do cartão de cidadão mais fotocópia de cartão fiscal do novo dono onde foram buscar que é para contratação numa empresa? É que não sei mesmo e este email foi enviado as 17:12 sexta e a dns.pt fecha as 18h e só abre segunda.
No entanto mandei no mesmo dia email para explicar onde foram buscar essa analise e dizerem o que querem exactamente para andar com a transferência para a frente, ainda mandei outro email com o meu número para a pessoa me ligar já que não há forma de entrar em contacto com esta secção da dns por telefone.

Hoje dia 23/09 ainda estou à espera de uma resposta e ainda mandei uma nova msg para a request@dns.pt ontem 22/09 para me darem um update e responderem ao email. O que estou a ver é que chega sexta às 17h vão me responder mas como fecham as 18h e só abrem segunda mais uma semana passa e que vou ter de esperar por outro email estou completamente frustrado, como é possível uma complicação e demora tão grande para uma simples transferência de titularidade?

Além de isso o suporte por telefone da dns.pt é inútil mais vale nem o terem. Sempre que ligo com uma pergunta a resposta é que isso e fora da sua área para mandar email para a request@dns.pt com a pergunta. Até após ter explicado a situação frustrado dizem que não podem fazer nada para contactar por email e que eu comprenda que é uma pessoa só a todos os emails.

Essa resposta para mim deixou-me de boca aberta se tem uma pessoa só para essa tarefa contratem mais se tem falta de funcionários contratem mais eu o cliente da dns.pt que estou a pagar por os seus serviços não tenho culpa da falta de funcionários e incompetência. Isso é equivalente a ir a um centro comercial às compras e terem uma caixa com só uma pessoa para atender 500 clientes. Ainda especifique pelo menos para me darem o número telefônico da pessoa encarregada desta área para poder falar pessoalmente e resolver a situação em vez de estar semanas a mandar emails e dizem que eu tenho de contactar por email a pedir o número ou enviar o meu número a pedir que me liguem.

Nunca vi algo assim e ainda continuo à espera de uma resposta e da transferência de titularidade do domínio já para não dizer quanto mais tempo eu espero mais provável de perder um cliente.
Data de ocorrência: 23 de setembro 2020
DNS.pt
29 de setembro 2020
Exmo. Sr. Nuno Jesus,

No seguimento da Reclamação apresentada, a qual mereceu a nossa melhor atenção, vem a Associação DNS.PT (.PT), enquanto entidade competente para o registo e gestão de nomes de domínio de segundo nível diretamente debaixo do ccTLD.PT - Domínio de Topo de Portugal - prestar os seguintes esclarecimentos:

O registo de nomes de domínio e a regulação das relações jurídicas entre os titulares e interessados nos nomes de domínio de .PT e a Associação DNS.PT está sujeita às Regras de Registo de Nomes de Domínio de .PT, disponíveis em www.dns.pt, as quais o requerente do domínio declarou conhecer e aceitar aquando do registo efetuado online.

Ora, de acordo com o artigo 31º das Regras de Registo, as alterações de titularidade de um nome de domínio são efetuadas mediante o envio de documentos de suporte que legitimem essa transmissão.

Efetivamente, foi recebido no .PT um pedido de alteração da titularidade do nome de domínio “yeah.pt”, no passado dia 14 de setembro. Ao analisar o pedido, verificou-se, por ser informação manifestamente insuficiente, a necessidade de completar os dados do novo titular no nosso sistema de registo e gestão de nomes de domínio de .pt, tendo sido formulado, por email, correspondente pedido para apresentação de informação complementar.

Dia 24 de setembro, aquando da receção da informação válida e completa dos elementos em falta, ficaram reunidas as condições de transmissibilidade do domínio, tendo a mesma sido operada, a favor do novo titular, no dia 25 de setembro, conforme notificação rececionada por V. Exas. nesse mesmo dia.

Na expetativa de termos esclarecido V. Exa., apresentamos os nossos melhores cumprimentos.